Pular para o conteúdo principal

Hank Pym




Histórico

O Dr. Henry "Hank" Pym é uma personagem fictício criado pela Marvel. É uma das personagens fundadoras do grupo de super-heróis "Os Vingadores".

Ele foi o inventor das "partículas Pym", uma fórmula para alteração de tamanho, que seria usada para beneficiar a humanidade. Mas começou a ser usada nele mesmo, logo após a morte da sua primeira esposa, a Húngara Maria Trovaya, quando este escapava da polícia secreta Húngara. Depois conheceu a Srta Janet Van Dyne (que mais tarde se tornaria a Vespa e sua segunda mulher).

Já foi capaz de penetrar e curar o corpo do Visão, e foi um dos fundadores dos Vingadores. Ele é um brilhante cientista. Depois de muitos anos, Pym adotou muitas identidades de super-herói, Gigante, Jaqueta Amarela e Golias. Pym apresentou problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade, estas instabilidades mentais já causaram problemas para os Vingadores.

Pym também deixou o uniforme pra ser usado pelo Scott Lang que se tornaria o segundo Homem-Formiga. Com o desmantelamento dos Vingadores, Pym que estava usando a identidade do Jaqueta Amarela, "pendurou" o uniforme. Foi responsável pela criação do Robô Ultron, que quase destruiu a costa oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores.

Homem-Formiga e Vespa formaram, junto a Thor, Homem de Ferro e Hulk, os primeiros Vingadores. Foi a partir daí que Pym começou um longo processo de desequilíbrio psicológico. Sentindo-se inferior aos colegas de equipe, ele usou as partículas Pym no sentido contrário, para transformar-se no Gigante (depois, Golias). Seguindo com seus experimentos científicos, ele acidentalmente criou o perigoso andróide Ultron. Mais tarde, teve um colapso nervoso que o tornou amnésico e levou à criação de uma nova personalidade, mais auto-confiante, o Jaqueta Amarela (nome baseado em uma espécie de vespa). Foi assim que conseguiu pedir a mão de Janet em casamento.
A vida de casado não foi boa para os dois. Henry tinha cada vez mais problemas mentais devido ao trabalho – e, como se soube depois, devido a manipulações do vilão Kang. Após um episódio de violência doméstica, ele e a Vespa separaram-se. Pym decidiu abandonar a carreira de super-herói, unindo-se algum tempo depois aos Vingadores da Costa Oeste como uma espécie de auxiliar técnico.

Nos últimos anos, Pym aparentemente resolveu seus problemas mentais, integrando suas personalidades. Com isso, voltou a usar a identidade de Jaqueta Amarela. Ele e Vespa tentaram a reconciliação, tendo ela também abandonado a carreira super-heroística para viver com o ex-marido na Inglaterra. Os dois decidiram, porém, que não daria certo, apesar de continuarem amigos. Com a Guerra Civil, ambos estão retornando à carreira de super-heróis, tendo que escolher um lado entre seus antigos colegas de equipe.

Deve ser o maior "encolhedor" da Marvel, superando o Gênio, da extinta Tropa Gama e o mutante Miúdo. Foi responsável pela criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores.

Na Guerra Civil, Pym foi um dos primeiros a se alistar no governo. É um dos maiores idealistas, ao lado do Homem de Ferro e do Sr. Fantástico. Ele, em uma das primeiras batalhas, encarou o Dr. Bill Foster, antes dele ser morto pelas mãos do clone do Thor.

Após o termino da Guerra Civil, Pym se tornou o Diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate o Campo Hammond em Stanford para teinar e preparar todos aqueles que possuiam super-poderes para trabalharem para o Governo Americano.

Porém fora revelado no final da Invasão Secreta que o Pym era na verdade uma alienigena Skrull disfarçado, e que o projeto Iniciativa era na verdade um plano dos Skrull para plantar um agente super-skrull em cada equipe norte-americana, sendo que o verdadeiro Pym havia sido capturado logo após a gueda dos Vingadores e substituído, até a batalha final da Invasão Secreta.


Em Os Supremos, Pym é casado com Janet. Ele assumiu primeiramente o codinome de Gigante e fundou os Sumpremos junto com Vespa e outros heróis. Em um abalo mental, Pym se sente rebaixado poor Janet e acaba espancando ela. O Capitão tira satisfações. Ele então usa uma roupa de Homem-Formiga e acaba por criar o robô Ultron. Pym então decide se regenerar.

Em Zumbis Marvel, o Gigante foi um dos primeiros a serem infectados. Ele então rapta o Pantera Negra e o deixa como um estoque de alimento, pois de acordo com ele, quando ele come ele pensa melhor. Um erro que ocorreu nessa série é que na série Marvel Zumbis ele é mostrado usando o traje de Homen-gigante, mas na série Marvel Zombies vs. Army of Darkness edição 4 o Jaqueta-Amarela é visto do lado de fora do castelo do Doutor Destino, o que contraria um pouco a série, pois nela ele aparece como homem gigante, não como jaqueta amarela.

As partículas Pym dão a capacidade de alteração de tamanho, no caso, encolher era sua especialidade, mantida a força-física de quando estava no tamanho normal, e seu capacete permite controlar e se comunicar com insetos, principalmente as que lhe deram o nome.

É considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel, ao lado de Reed Richards do Quarteto Fantástico. Ao longo dos anos, Pym foi mudando de nome e de vestuário identificativo da sua outra personalidade, como Homem-Formiga (Ant-Man), Homem-Gigante (Giant-Man), Jaqueta Amarela (Yellowjacket) e Golias (Goliath).

Após a morte de Janet van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank deixou de lado suas identidades heróicas anteriores e passou a combater o mal com o codinome O Vespa, adaptando seus poderes em homenagem à sua mulher.

Atualmente Pym foi recrutado pela feiticeira escarlate para ser o ider dos novos poderosos vingadores nesta fase onde é líder e é nomeado o cientista supremo da terra.

Poderes

 Pode aumentar ou reduzir seu tamanho e massa corporal; desenvolveu equipamentos próprios para comunicação com insetos e emissão de rajadas de força


 


Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru