Pular para o conteúdo principal

Tocha Humana


O nome Tocha Humana já foi usado por dois personagens de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. O primeiro ficou conhecido como Tocha Humana Original, um andróide que podia inflamar seu corpo e voar. Apesar de ser um dos principais super-heróis da Era de Ouro, ele teve interrompida suas aventuras na década de 50.

Em 1961, Stan Lee e Jack Kirby criaram outro personagem com esse nome (o antigo já era dado como morto). O novo Tocha Humana é um jovem adolescente, chamado Johnny Storm, que faz parte do Quarteto Fantástico, surgido nesse mesmo ano na revista Fantastic Four n.º 1.

Histórico

Como muitos personagens da Marvel comics,Johny muda de cor de cabelo muitas vezes,por enquanto aqui no brasil ele atua com o cabelo "Cinza".

Apesar de geralmente ser chamado simplesmente de Johnny Storm, o nome real do Tocha Humana é Jonathan Lowell Spencer Storm.

Em conseqüência da exposição aos raios cósmicos que sofreu durante um vôo espacial, Johnny adquiriu o poder de envolver seu corpo em chamas (ao usá-lo geralmente ele grita a frase "Flame on!" que no Brasil foi adaptada para "Em chamas!"). Com o corpo nesse estado ele é capaz de voar, disparar chamas e absorver energia do calor.

Os demais tripulantes do vôo (sua irmã Susan, seu futuro cunhado Reed e seu amigo Ben) também ganharam poderes, e decidiram usar seus dons ao serviço da humanidade. Foi então que Johnny resolveu adotar o pseudônimo de Tocha Humana.

Como membro mais jovem do recém-formado Quarteto Fantástico, Johnny mostrava-se o mais impetuoso do grupo, com um comportamento às vezes fútil ou mesmo infantil. Muitas vezes isso se demonstra nas brincadeiras que faz, geralmente tendo o Coisa como vítima. As brigas entre os dois se acentuaram quando o Tocha começou a estrelar histórias solo (série iniciada na revista Strange Tales, outubro de 1962), enfrentando sua própria galeria de vilões e tendo um romance com uma princesa da Quinta Dimensão. Stan Lee também gostava de mostrá-lo como uma celebridade, sempre cercado de belas garotas e carrões de todos os tipos. Isso irritava o Homem-Aranha, o adolescente pobre, e a rivalidade entre os heróis adolescentes foi explorada por Lee durante algum tempo.

A fase solo durou pouco (talvez Lee tenha notado que os leitores se identificavam mais com o Aranha do que com o Tocha) e logo o herói flamejante voltaria a aparecer apenas nas aventuras do Quarteto Fantástico. Teve um romance com Cristalys, que acabou não dando certo, o que lhe acentuou a rebeldia.

Seu comportamento começou a melhorar quando já na década de 80 se apaixonou por Alicia Masters (ex-namorada do Coisa), com quem acabou se casando. Isto tornou a convivência com o Coisa quase impossível. A solução foi o Tocha descobrir que ela não era a verdadeira Alicia, mas uma impostora Skrull chamada Lyja.

Amizade com o Homem-Aranha

A amizade do Tocha com o Aranha, deve-se a ambos se conhecerem desde o início das respectivas carreiras. O Homem-Aranha se encontrou com o Quarteto Fantástico já no primeiro número de sua própria revista e até tentou fazer parte dele, querendo ganhar um alto salário. Mas foi rejeitado justamente por isso.

Ainda nas primeiras histórias do Aranha, devido a uma briga iniciada por um herói aracnídeo ainda imaturo, iniciou-se uma longa inimizade entre Johnny Storm e o Homem-Aranha, que se findou anos depois, quando os dois já se entendiam como amigos.

Em 1972, os dois heróis apareceram no número 1 (um) da revista americana Marvel Team-Up, que mostrava sempre uma história com uma dupla de heróis. A história foi "Uma noite de Natal com o Homem Areia (BR)". O Aranha e o Tocha se alternavam no início da publicação, sempre com a companhia de algum outro herói. Mas logo a revista ser tornaria mais um título de aventuras do Aranha, embora continuasse com a ideia das duplas.

Nessa época o Tocha Humana mudaria durante um certo tempo a cor de seu uniforme, que deixou de ser azul e passou para o vermelho, ficando parecido com o do Tocha Humana Original.

Poderes

Johnny pode simplesmente pegar fogo usando algumas palavras ("Em chamas" ou "Flame On"). Também pode soltar algumas bolas de fogo,que se acertada pode fazer muitos danos.

O nível mais alto de poder do Tocha Humana é a chamada Supernova, que geralmente é liberada em todos as direções e com temperatura muito maior que a do sol. Qualquer temperatura menor do que esta não é, portanto, capaz de queimá-lo. O Tocha Humana pode também projetar feixes de Supernova como uma arma ofensiva, mas apenas por períodos de tempo muito breves antes de sua energia se extinguir.

Recentemente, um alienígena chamado Zius veio à Terra em busca de sua irmã Susan, o único ser capaz de ocultar um planeta dos equipamentos de Galactus. Para enganar Zius, Reed trocou os poderes de Johnny com os de Sue, permitindo que Galactus detectasse a presença de Zius e destruísse sua nave. O Devorador de Mundos nomeou-o seu novo arauto, mas, com a ajuda de Quasar, Johnny conseguiu livrar-se de seu novo cargo e logo recuperou seus poderes de Tocha Humana.
Após o incidente em Stamford, Johnny foi agredido na entrada de uma boate e teve de ser hospitalizado.

Curiosidades

Na série de desenhos animados do Quarteto datada de 1978, não aparecia o Tocha Humana, e o quarto integrante da equipe era um robô chamado H.E.R.B.I.E. Acreditava-se que o motivo disso era o temor dos produtores de que crianças que assistissem ao desenho incendiassem a si próprias. A verdade é que a licença para o uso da imagem do Tocha Humana era vendida separadamente e não foi comprada.

As outras duas séries de animação do Quarteto (uma da década de 1960 e outra da de 1990) incluíam o personagem de Johnny Storm.

Existiu uma Mulher Tocha Humana, Frankie Raye que é filha de Phineas Horton, criador do Tocha Humana Original. Frankie se transformou ao ajudar o pai a carregar compostos quimicos utilizados no androide, acidentalmente ela foi banhada pela elementos e se tornou Nova, mais tarde Nova se tornou arauto de Galactus.

Fonte Wikpédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru