Detonador - Grant Emerson


Detonador é um personagem de histórias em quadrinhos criados pela DC Comics, sendo um estudante chamado Grant Emerson da High School, que descobre ser um meta-humano com poderes explosivos inacreditaveis. Sua primeira aparição se deu no Detonador #1-2 (1994, nos Estados Unidos. Já no Brasil na revista dos Novos Titãs).

John Henry e Kate Emerson, os supostos pais do jovem Grant Emerson, trabalhavam para uma Companhia Bioquímica chamada Symbolix. Esta atividade fazia com que a família Emerson mudasse de residência constantemente e ao se fixarem em Marietta, Geórgia, os poderes meta-humanos de Grant começaram a se manifestar.

Ele experimentou uma incrível velocidade e resistência, detonando um carro com suas mãos. Logo depois, Grant se envolveu em uma batalha com o vilão Metallo, explodindo sua escola no conflito. Enquanto isto, o casal Emerson alertou Symbolix que os poderes de Grant se manifestaram e a companhia enviou meta-humanos para capturar Grant a fim de estudá-lo.

O jovem ficou chocado ao descobrir que John e Kate não eram seus pais verdadeiros e que o haviam traído. Estes, sem mais utilidade, foram assassinados pelo líder da Symbolix, Dathan Wahrman. Grant Emerson queria respostas sobre seu passado, enquanto a “empresa” continuava a caçá-lo e as autoridades de Geórgia foram alertadas quanto ao poder destrutivo do garoto.

Neste período, Detonador conheceu Iron Monroe, um antigo membro de um grupo da Era de Ouro. Monroe tornou-se um valoroso aliado, o que fazia com que Grant suspeitasse que fosse seu pai biológico, mas estas suspeitas não se confirmaram.

Os Novos Titãs

Numa calorosa batalha, Grant detonou metade de Atlanta, quando capturado foi enviado para esperar julgamento. O sargento Steel encontrou uma solução para Grant: Detonador seria banido do estado da Geórgia e entregue à responsabilidade dos Novos Titãs, que na época eram um grupo sob observação do governo. Assim, Grant tornou-se membro dos Titãs, mas eventualmente deixava a equipe para tentar descobrir sua origem.

Finalmente, a verdade veio à tona, quando Grant encontrou Vandal Savage. Este estava envolvido em uma série de experiências com a Symbolix, junto ao pai de Warham. Em um experimento chamado Projeto Telemachus, Savage obteve amostras de DNA coletadas em encontros com diversos heróis e inseriu no embrião de Mary Pratt, esposa de All Pratt (Átomo). Grant era a cobaia perfeita, pois já possuía um gene meta-humano. Após seu nascimento, Mary foi assassinada. Savage criou o garoto na Symbolix antes de enviá-lo aos cuidados do casal Emerson.Embora fosse filho biológico de Átomo, Grant contém fragmentos de DNA dos seguintes meta-humanos:

Átomo (All Pratt);
Flash I (Jay Garrick);
Lanterna Verde I (Allan Scott);
Pantera (Ted Grant);
Gavião Negro I (Carter Hall);
Mulher-Gavião (Shiera Hall);
Homem-Hora (Rex Tyler);
Canário Negro I (Dinah Lance);
Dr. Meia-Noite (Charles McNider);
Starman I (Ted Knight);
Miss América (Joan Dale);
Johnny Quick (Johny Chambers);
Liberty Belle (Libby Laurence);
Caçador de Marte (J’onn J’onzz);
Flash II (Barry Alen);
Aquaman (Arthur Curry);
Canário Negro II (Dinah Laurel Lance);
Lanterna Verde II (Hal Jordan);
Eléktron (Ray Palmer).

Conhecendo seu passado, Detonador resolveu tomar controle de seu futuro, mas os problemas pareciam seguir o herói. Após Grant prevenir um desastre nuclear na Flórida, ele foi forçado a se render, pois havia violado a ordem judicial de se manter sob a responsabilidade dos Titãs.

Quando os Titãs originais decidiram reformular a equipe, Arsenal nomeou Grant como membro. Ainda neste período o governo caçava o garoto, mas Roy Harper usou suas “influências” federais e apagou qualquer arquivo criminal referente a Grant Emerson. Assim, Detonador tornou-se membro efetivo dos Titãs.

Após algumas missões, Grant teve que enfrentar algo que o aborrecia desde a infância: o abuso sexual por parte do pai adotivo. Para encontrar paz de espírito, Detonador passou a viver na mesma reserva Navajo que Arsenal foi criado. Tempos depois, ele se juntou à nova versão dos Combatentes da Liberdade. Entretanto, durante o evento Crise Infinita, os Combatentes foram atacados pela Sociedade de Vilões e o Detonador foi atacado brutalmente nesta batalha.

Sociedade da Justiça da América

Após Crise Infinita, Grant reapareceu utilizando máscara e com um comportamento mais agressivo. O motivo de usar máscara se deve ao fato do Flash Reverso ter desconfigurado sua face durante o ataque aos Combatentes da Liberdade. Agora, como membro da Sociedade da Justiça e com a ajuda de Jesse Chambers e Homem-Hora, Grant vem superando os fatos que ocorreram em sua vida nos últimos tempos.

Poderes & Armas

Ele é uma bateria viva, que o permite ter extrema força, durabilidade, velocidade e reflexos - poderes que crescem conforme o armazenamento de carga hormonal. Quando não é capaz de liberar a carga, a energia extra é direcionada em uma única rajada destrutiva. Grant também desenvolveu propulsão que o permite voar.

Fontes : Wikipédia 
             Torre Titã