Azrael


Azrael (uma tradução do arábico Ezra'il or Ezra'eil عزرائیل) (Jean-Paul Valley) é um personagem de histórias em quadrinhos, pertencente ao universo da DC Comics. O nome "Azrael", é em homenagem ao anjo da morte árabe homônimo.

Jean Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".
Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que pode, tentando levar uma vida normal.
Jean-Paul assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman na saga A Queda do Morcego. Na primeira parte desse arco de histórias, Bruce teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas. Para assumir seu lugar teve de escolher entre Dick Grayson (o Asa Noturna) e Jean Paul Valley. Acabou optando por Valley, mais frio e enérgico. Esse arco chama-se A Cruzada.
No decorrer dessa saga, Azrael foi se tornando cada vez mais agressivo à medida que sucumbia ao condicionamento psicológico do Sistema. No ápice de sua decadência deixou o vilão Matadouro morrer caindo de um penhasco, e quando Bruce se recuperou de seus ferimentos se negou a devolver-lhe a identidade de Batman.
Azrael ganhou uma série mensal própria que o mostrava combatendo principalmente a Ordem de São Dumas. A partir da edição 47 a revista passa a se chamar "Azrael: Agent of the Bat", reaproximando o personagem ao universo de Batman.
Nas últimas edições de sua série de quadrinhos, Azrael enfrentou seres que supostamente eram alucinações causadas pelo Sistema. As alucinações representavam seu pai e São Dumas, o fundador da Ordem.
Azrael foi assassinado no último número de sua série (Azrael: Agent of the Bat #100), mas seu corpo nunca foi encontrado. A DC Comics informou seu estado atual como desconhecido.

Fonte Wikipédia