Eléktron - Ray Palmer




O Eléktron (nome que os tradutores convencionaram-se dar a The Atom ou átomo em inglês) é um super-herói da DC Comics, surgido na Era de Prata como repaginação do antigo herói da Sociedadeda Justiça, o Átomo. A tradução como Eléktron mantem-se desde os tempos da extinta Ebal.

Criado por Ben Flinton e Bill O'Connor, o Átomo original, Al Pratt, apareceu pela primeira vez em All-American Comics #19 (outubro de 1940), da All-American Publications. Ele não tinha o poder de encolher como seu sucessor; antes, ele era um estudante de física de 1,60m, que era apelidado pelos imbecis da escola de Átomo devido a seu tamanho.

O Eléktron foi o físico e professor universitário Ray Palmer, com aparecimento em 1961 na revista Showcase #34 e que teve Gil Kane como seu principal desenhista. Ele confeccionou um cinto a partir do material duma estrela anã branca, que permitia a ele encolher e ter controle sobre seu peso. Ele desapareceu na serie Crise de identidade.

Assim nasceu o herói conhecido como Eléktron e, logo após adquirir seus poderes, ele juntou-se à Liga da Justiça da América (LJA), onde atuou com grande distinção ao longo dos anos. Palmer conheceu e se casou com Jean Loring, revelando seu alter ego à esposa e se tornou amigo íntimo de Flash (Barry Allen) e Homem-Elástico. Com o passar do tempo, os compromissos do herói acabaram abalando seu casamento, e eles então se divorciaram.

Neste período, Eléktron descobriu um mundo subatômico na Amazônia, onde passou a viver por certo tempo. Um tempo depois, Ray sentiu falta de seu mundo real e retornou, ajudando o Esquadrão Suicida em algumas missões. Após isto, voltou a se juntar à LJA.

Durante os eventos Zero Hora, o vilão conhecido como Extemporâneo fez com que Palmer retrocedesse seu corpo à idade juvenil, ou seja, uma mente de trinta e poucos anos num corpo de dezessete.

Eléktron retornou à Universidade de Ivy, onde lecionou Física, para tentar encontrar um meio de voltar ao normal. Lá, ele conheceu Isaiah Crockett e ambos foram abduzidos quando os poderes térmicos de Isaiah manifestaram-se.

Na nave de H’San Natall, Ray encontrou outros jovens na mesma situação, em conjunto, resgataram outra garota meta-humana criada em um programa que simulava realidade virtual. O grupo de adolescentes escapou dos aliens e retornou à Terra, onde encontraram segurança e apoio junto a Loren Júpiter e sua enigmática parceira, Sina.

Durante uma aventura, os jovens descobriram que eram meio-alienígenas, e que suas mães haviam sido inseminadas por H’San Natall anos atrás. Todos tinham nascido em 21 de junho. Esses jovens eram parte de um plano de H’San Natall para derrotar os seres poderosos da Terra.

Eléktron atuou como líder do grupo por um tempo, mas sentia falta de sua época de justiceiro. Eventualmente, ele passou a sofrer oscilações cronais. Tempus intercedeu e inseriu um pedaço do DNA do próprio Ray Palmer coletado antes de Zero Hora para usar como uma forma de cura. Assim, Eléktron retornou a sua idade normal e essa formação dos Titãs de desfez no mesmo período.

Assim como o Átomo original, depois dos anos 60 ele não apareceu muito em histórias próprias, atuando mais como participante da Liga da Justiça da América.

Há ainda um terceiro herói, Adam Cray, um coadjuvante das histórias do Esquadrão Suicida (Suicide Squad), mas que foi assassinado; e um quarto, Ryan Choi, que surgiu em Agosto de 2006 em uma nova série que relança o personagem. Recentemente , série Crise de Identidade, a esposa de Ray Palmer é revelada como autora do assassinato da esposa de Homem Elástico. Após este epsódio, Ray Palmer acabou por se isolar cdo concivio com os outros heróis. Em uma outra séria mais recente, Contagem Regressiva, a descoberta do paradeiro de Eléktron parece ser essencial para a sobrevivencia do Multiverso.

Ray Palmer pode encolher a tamanhos microscópicos e até subatômicos, mantendo a mesma força que tem em tamanho normal. Ele também pode aumentar sua densidade, ficando extremamente pesado. Esta habilidade combinada com o encolhimento é muito útil para desequilibrar ou tombar oponentes.

Fonte Wikipédia