Pular para o conteúdo principal

Oráculo - Barbara Gordon




Bárbara Gordon é uma personagem fictícia da empresa norte-americana de Quadrinhos (banda desenhada, em Portugal) DC Comics. Bárbara atuou como a super-heróina conhecida por Batgirl de 1967 até 1988, quando passou a ser conhecida por Oráculo, manto que ela mantém até hoje.
A bibliotecária Bárbara Gordon estreou nos quadrinhos em Detective Comics #359 (1967) como filha do Comissário de Polícia da cidade de Gotham City, James Gordon. Em suas aventuras originais durante a Era de Prata, Batgirl era uma alegre e inexperiente versão feminina de Batman. Depois de várias aparições como coadjuvante em Batman, ela recebeu a sua própria tira em Detective Comics. Isso permitiu que a ela deixasse de ser uma tímida versão de Bárbara Gordon e, rapidamente, passasse a ser uma personagem mais moderna e confiante, a qual os amigos passaram a chamar de “Babs”. Desprovida de seus óculos e seus “coques”, Bárbara começou a ter uma série de encontros, o que viria a ser uma sucessão de namorados, sendo os mais populares: Jason Bard, veterano da guerra do Vietnã (que mais tarde virou investigador particular) e Dick Grayson, nessa época ainda usando o manto de Robin.
Bárbara provou ser bastante popular quando seus leitores passaram a mandar pedidos para que fizesse mais participações especiais em outros títulos. Além de aparecer várias vezes em Batman e Detective Comics, Batgirl participou também de World's Finest Comics, onde veio a encontrar Superman, Supergirl, Bat-Mirim e Mxyzptlk, pela primeira vez. Ela também lutou ao lado da Liga da Justiça contra a vilã Abelha Rainha. Babs encontrou Supergirl novamente em Adventure Comics #381, quando as duas heroínas investigaram separadamente um grupo criminoso formado por mulheres.
Suas histórias eram publicadas esporadicamente em Detective Comics até a metade dos anos 70. Durante esse tempo, Bárbara revelou sua identidade secreta para seu pai (que já tinha descoberto isso por conta própria). Os dois concorreram e venceram as eleições para a Câmara dos Deputados dos EUA. Eles se mudaram para Washington e ela planejou largar sua carreira de Batgirl.
Os fãs e o editor Julius Schwartz não queiram que ela se fosse e, por isso, Batgirl retornou em Superman #268, onde Bárbara Gordon teve um encontro às cegas com Clark Kent, estabelecendo uma amizade entre eles e também permitindo que Batgirl lutasse ao lado do Superman, posteriormente. Eles atuaram juntos novamente em Superman #279 e em DC Comics Presents #19. Em Superman Family #171, Babs atuou novamente com Supergirl, personagem a qual Bárbara passou a ser muito ligada.
Em 1975 a DC Comics criou a revista Batman Family, que só durou 20 edições. Batgirl foi uma das estrelas da revista, onde freqüentemente atuava com Robin. Nesse período, surgiu a grande amizade entre Dick e Bárbara. Por isso, logo em seguida, eles revelaram suas identidades um ao outro.
Bárbara conheceu a Batwoman em Batman Family #10, quando a super-heroína retornou a sua carreira no combate ao crime. A dupla enfrentou o Mariposa Assassina e o Cavaleiro. Mais tarde, as duas revelaram suas identidades secretas, tornando-se amigas um tempo depois. Além disso, atuaram mais duas vezes em Batman Family e foram companheiras de equipe nos Combatentes da Liberdade.
Na edição 17, Bárbara conhece Helena Wayne, a Caçadora da Terra 2. Quando a revista acabou, seu conceito uniu-se ao de Detective Comics, começando com a edição #481 (1979), onde Batgirl continuou suas aventuras. Mesmo depois que o conceito Batman Family deixou Detective Comics, Batgirl continuou como atração secundária até a edição #519 (1982). Durante esses anos, ela retornou a Gotham e retomou seu emprego, enquanto combatia vários criminosos menores. Supergirl visitou Gotham nesse período e, novamente, as duas atuaram juntas em uma aventura. Um tempo depois, Bárbara ficou gravemente ferida ao levar um tiro de Cormorant em uma de suas aventuras, resultando numa crise de fé e uma outra pausa na carreira de vigilante mascarada. Mas, depois de uma conversa com Batman, ela voltou à ativa, capturando o vilão que quase lhe tirou a vida.
Depois do ocorrido, retornou à sua vida de Batgirl. Porém, cada vez mais Bárbara sentia-se inútil em mundo repleto de heróis e vilões superpoderosos. Ela expressou essas dúvidas à Supergirl durante a Crise nas Infinitas Terras, repetindo sua dúvida durante o enterro de sua amiga, no fim da Crise. Finalmente, após capturar Cormorant novamente em Batgirl Special #1 (1988), Bárbara retirou-se de sua vida de vigilante mascarada, vindo a atuar ocasionalmente em situações especiais.
A Crise nas Infinitas Terras mudou a continuidade do Universo DC de várias maneiras. Na nova continuidade, Bárbara passou a ser a filha de Roger e Thelma Gordon e sobrinha de Jim Gordon. Quando seus pais morreram, Bárbara, ainda pré-adolescente, mudou-se de Chicago para Gotham City, para viver com seu tio Jim, sua tia Bárbara e o filho do casal, James. Há alguns anos, entretanto, em Batman: Gotham Knigts #06, Bárbara descobriu que Jim Gordon teve um caso com sua mãe, antes de ela casar-se com Roger e, por isso, há uma grande chance de Jim ser o pai biológico de Bárbara (embora ele não saiba disso). Além disso, nessa nova versão, a Dupla Dinâmica teve um papel mais significativo em seu treinamento. Na mini-série em nove partes chamada Batgirl: Ano Um é mostrado uma parte desse treinamento e mais alguns detalhes que foram acrescentados à cronologia da personagem. A única menção ao tempo em que Bárbara foi Deputada na fase Pré-Crise, foi em uma aparição especial em Rapina e Columba #22-#24 (1991) e, desde então, nunca mais comentou-se nada a respeito.
A Supegirl Pós-Crise não aterrissou na Terra até Bárbara já estar estabelecida como Oráculo. Além disso, Bárbara e Dick Grayson foram namorados por algum tempo, no passado. Bárbara também se envolveu com Jason Bard, que agora não era mais um veterano da guerra do Vietnã, mas sim um ex-policial e, atualmente, investigador particular.
Em Batman: A Piada Mortal (graphic novel escrita por Alan Moore), Coringa põe em prática um plano que, segundo ele, deixaria James Gordon louco. Parte do plano consistia em atirar em Bárbara. Então, Coringa foi até a casa de James e atirou em Bárbara, quando ela foi atender a campainha. A bala atingiu a espinha de Bárbara, que veio a ficar paraplégica, deixando para sempre sua carreira de Batgirl.
Unindo sua grande inteligência com sua memória fotográfica, seu vasto conhecimento sobre computadores e eletrônicos, suas habilidades de hacker e seu treinamento como bibliotecária, Bárbara assumiu a identidade de Oráculo. Agora ela atuava como uma corretora de informações, as reunindo e disseminando para agências da lei e para a comunidade dos super-heróis. Mais tarde, ela foi treinada por Richard Dragon em uma arte marcial que utiliza-se de bastões, para que Bárbara pudesse combater em sua cadeira de rodas.
Inicialmente, Bárbara utilizou a identidade de Oráculo para auxiliar seu pai em um caso de assassinato extremamente complicado. Mais tarde, ela participou do Esquadrão Suicida, por um tempo. Durante esse período, ela se mudou para a prisão Belle Reve, em Louisiana, onde trabalhou usando o nome de Amy Beddoes. Novamente, Bárbara se muda, mas agora ela volta para Gotham, onde, freqüentemente, ajuda Batman, os vigilantes de Gotham e vários outros heróis. Por isso, ela é convidada a participar da Liga da Justiça, sendo um membro ativo por muito tempo, fazendo o serviço de informação e comunicação da equipe. Atualmente, ela está como status de membro reserva.
Bárbara formou um grupo de super-heroínas que ela contratou como suas agentes. Sua primeira agente foi a Poderosa. Poderosa deixou de trabalhar com Oráculo depois do desastroso caso no Qurac, que teve como conseqüência várias mortes. Depois, Bárbara reagrupou e uniu forças com Canário Negro que, além de se tornar uma grande parceira, tornou-se, também, sua melhor amiga. Mais tarde, Helena Bertinelli, a Caçadora foi introduzida na equipe. E, por fim, Lady Falcão Negro foi a última integrante a ingressar.
Durante a história “Terra de Ninguém”, Bárbara registrava o que acontecia em Gotham empregando vários adolescentes para ser seus olhos e ouvidos. Um desses adolescentes era Cassandra Cain que, posteriormente, salvou a vida de Jim Gordon. Vendo que Cassandra era uma das melhores artistas marciais do mundo e sabendo que Batman necessitava de quantos aliados fosse possível durante essa situação crítica, Bárbara permitiu que Cassandra se tornasse a nova Batgirl. Além disso, Bárbara tornou-se a guardiã de Cassandra por muito tempo, ensinando-a como tornar-se mais humana, visto que a pobre menina foi treinada por seu pai, David Cain, que não ensinou a garota nada mais a não ser lutar, tendo como único objetivo torná-la uma arma letal.

Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru