Zatanna



Giovanni Zatara iniciou sua carreira como mágico circense aos 19 anos, dando continuidade ao legado de seu avô. Estudou ilusionismo e acabou se interessando por feitiçaria, chegando, inclusive, a ler os manuscritos de seu ancestral, Leonardo DaVinci. Devido ao estilo DaVinciano de escrever de trás para frente, Zatara resolveu incorporar tal estilo aos seus encantos, invocando-os da mesma maneira. Ao aprofundar seus estudos na feitiçaria, chegou à conclusão de que eles seriam úteis no combate ao crime e a publicidade de suas prisões traria mais espectadores às suas apresentações. Desta forma, prendeu muitos gângsters durante a década de 30 e com o início da Segunda Guerra Mundial, chegou a integrar o Comando Invencível. 

Com o término da Guerra e a dissolução do Comando Invencível, iniciou uma viagem pelo mundo, lutando contra magia negra e seres de outras dimensões até que, numa batalha na Turquia, acabou preso por uma avalanche, sendo resgatado por uma feiticeira chamada Sindella, oriunda da raça mística dos "homo magi", uma linhagem divergente da humanidade com grande perceptibilidade para a feitiçaria. 

Os dois se apaixonaram, casaram e se mudaram para a América, onde tiveram uma filha, Zatanna. Algum tempo após o nascimento de Zatanna, Sindella simulou sua própria morte em um acidente de carro e voltou para o seu povo, na Turquia, evitando assim, que Zatanna fosse capturada por membros da homo magi. 

Nos EUA, Zatara ensinou à sua filha tudo o que sabia sobre ilusionismo e feitiçaria e ela provou ter maior potencial que seus pais juntos. Nesse período, a jovem Zatanna teve uma relação romântica com John Constantine quando ambos se encontraram em um grupo de estudos tântricos em São Francisco. Como Zatanna ainda era uma adolescente, Zatara desaprovou esta união por achar que sua filha merecia um homem melhor, mais inteligente e mais honrado que Constantine. Eles se separaram logo após um incidente em Newcastle onde, Constantine, com a ajuda de três anjos, destruiu o demônio Nergal e foi em seguida internado em um hospício. 

Ainda durante a adolencência de Zatanna, Zatara foi atacado e amaldiçoado pela metade maligna de um ser chamado Allura. A maldição dizia que Zatanna e Zatara morreriam se os dois se olhassem fixamente novamente. Incapaz de quebrar a maldição, Zatara decidiu então, deixar Terra e viajar por entre vários reinos místicos na tentativa de encontrar um meio de reverter a maldição. 

Zatanna cresceu e iniciou carreira como ilusionista da mesma forma que seu pai. Rapidamente ela se tornou uma super-heroína (como o pai). Nesse período, Zatanna aprimorou com maestria seus poderes e passou a figurar entre os principais ocultistas da Terra. Quando achou que já estava pronta, iniciou uma busca para resgatar seu pai. Para isso, reuniu alguns heróis da Liga da Justiça e juntos foram para a dimensão mística de Kharma, onde Zatara estava. Lá, encontraram a contraparte heróica de Allura que forçou sua parte maligna a remover a maldição. 

De volta, Zatara decidiu se aposentar, deixando o legado da família para sua filha, que passou a dividir a agenda de suas apresentações com o combate ao crime, lutando ao lado da LJA por várias vezes até se tornar membro efetivo da equipe. 
Durante seu período na LJA, Zatanna descobriu que sua mãe estava viva e, juntamente com seu pai, foi atrás dela na Turquia. Mas esta história não teve um final feliz pois Sindella se sacrificou destruindo seu povo, para salvar Zatanna.

Poderes e Habilidades

Zatanna é uma feiticeira poderosa cujas as habilidades são aparentemente genéticas.Em homenagem ao seu pai, ela normalmente realiza suas mágicas falando seu encantamento, com palavras ao contrário.Mas em algumas vezes ela já demonstrou conseguir conjurar feitiços falando normalmente ou até mesmo sem falar. O uso excessivo de seus poderes pode exaurí-la, a ponto dela entrar em um espécie de coma e só despertar após um longo período de descanso.Além desses poderes, Zatanna sabe ler as cartas de Tarot, bem como fazer algumas profecias. A extensão de seus poderes é ainda desconhecida, ela já mostrou poder comandar forças elementares, curar, transformar e transportar objetos, manipular mentes, e atacar seus oponentes com explosões da energia. Zatanna também é uma exímia ilusionista,ela possui uma mansão chamada Shadowcrest,onde possui uma biblioteca com amplo material de conhecimento mágico, assim como um arsenal de relíquias poderosas. Shadowcrest parece existir em uma dimensão completamente diferente, embora seja situada inicialmente como na região do interior de Gotham.

Magias Conhecidas

Otnem alegnoc (congelamento) : Congela a pessoa
Ohleoc (coelho) : Transforma pessoas em coelhinhos
Maviver (revivam) : Cura pessoas
Opmac ed saçrof (Campo de forças) : Cria uma barreira mágica
Arodaçac (caçadora) : Cria flechas magicamente
Opmet (tempo) : Um feitço que faz parar o tempo
Ogof (fogo) : Conjura e controla o fogo, criando bolas de fogo ou incêndios
Ra (ar) : Conjura e controla o ar

Fonte : Scott Summers ( Comicast Profiles)