Pular para o conteúdo principal

Cavaleiro da Lua



O Cavaleiro da Lua (Moon Knight em inglês), é um personagem ficcional das histórias em quadrinhos ou Banda desenhada do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Seu nome verdadeiro é Marc Spector, embora ele se disfarce de outras pessoas para melhor investigar os casos que lhe interessa. Criado por Doug Moench e Don Perlin, ele surgiu primeiramente na revista Werewolf by Night #32 (Agosto de 1975).

No Brasil, foi publicado primeiramente pela Rio Gráfica Editora no início dos anos 80 (revista Almanaque Premiére Marvel), com o nome de Lunar, o Cavaleiro de Prata. Ao passar para a Editora Abril, esta resolveu mudar o nome para Cavaleiro da Lua.

A Editora Panini vem publicando a nova fase do Cavaleiro da Lua no Brasil desde o lançamento da revista Marvel Action em Janeiro de 2007.

Nascido em Chicago, Illinois, Marc Spector é o filho de um rabino americano. Ao atingir a maturidade, Marc ganhou a vida como boxeador, fuzileiro naval e mercenário. Em uma de suas muitas missões, ele trabalhou em conjunto com o mercenário africano Raoul Bushman, a serviço do Dr. Peter Alraune. Nesta missão, eles procuravam o antigo templo do deus egípcio Khonshu (ou Konshu), o deus da Lua. Quando finalmente encontram a caverna, Bushman se revela um traidor, assassinando o Dr. Alraune e deixando Spector às portas da morte.

Encontrado por egípcios, ele é levado até o templo do próprio Khonshu para ser tratado. Quando o coração de Spector pára, o deus egípcio aparece em uma visão e lhe oferece a chance de ser seu avatar na terra. Marc aceita e, decidido a se tornar um combatente do crime, ele derrota Bushman e, em seguida, volta para os E.U.A.

Em Nova York, Spector cria um uniforme dourado para si (em homenagem a Khonshu) e se auto-denomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. Para isso, ele assume outras três identidades:

Steven Grant, milionário e filantropo (sua identidade "principal", usada para lhe permitir acesso à alta sociedade);

Jake Lockley, o taxista (identidade que ele usa para ter contato com as pessoas comuns de Nova York);

Cavaleiro da Lua, super-herói.

Um dos muitos vigilantes noturnos de Nova York, o Cavaleiro da Lua já trabalhou ao lado dos Novos Vingadores, do Homem-Aranha, do Demolidor e do Justiceiro.

No decorrer de toda sua vida, Marc Spector acabou por tornar-se um exímio combatente corpo-a-corpo. É um atleta de nível olímpico e excelente estrategista, além de exímio motorista e piloto de helicópeto. Seu estilo de luta é parecido com o do Justiceiro, apesar de Marc ter um lado mais "investigativo", devido às suas múltiplas identidades. Ele é especialista em armas e explosivos.

Como era milionário (devido aos tempos bem-sucedidos de mercenário) Spector pôde manter um grande arsenal e criou armas próprias tais como: capa que o permite planar, shurikens-lunares e helicóptero adaptado, entre outras. Além disso, o contato com os artefatos do culto egípcio ao deus Khonshu lhe deu acesso à várias armas "personalizadas", tais como bumerangues e "bolas de arremesso". Seu uniforme contém Adamantium em áreas estratégicas.

As habilidades do Cavaleiro da Lua variam de acordo com as fases da lua. Durante a lua cheia, por exemplo,o Cavaleiro da Lua têm suas habilidades incrívelmente ampliadas, podendo, por exemplo, suportar um peso de duas toneladas e se tornar quase invisível. Além disso, ele possui alta resistência à ataques psíquicos e, ocasionalmente, recebe visões proféticas.

Amigos

Marlene Alraune - Marlene é a filha do arqueólogo Dr. Peter Alraune. Seu pai foi morto pelo mercenário Raoul Bushman que também tentou matá-la, Marc Spector tentou impedir, mas também quase foi morto por Bushman no deserto até ser encontrado por trabalhadores e levado até um acampamento onde se encontrava Marlene que o culpava pelo morte de seu pai. Depois de praticamente morto, Spector repentinamente reviveu e provou sua inocência a Marlene e os dois se tornaram aliados e amantes. Depois de derrotarem Bushman os dois voltaram pros Estados Unidos e permaceneram muito tempo juntos, apesar de Marlene nunca ter se acostumado com as múltiplas personalidades de Spector. Marlene é mais forte e ágil que uma mulher normal, também é uma habilidosa atiradora, ginasta e combatente individual.

Francês (Frenchie) - Jean Paul Duchamp é um amigo de Marc Spector desde a época que os dois eram mercenários e se revoltaram contra a crueldade de Bushman. Duchamp é um ótimo mecânico e piloto. Foi por muito tempo piloto do helicóptero do Cavaleiro da Lua em suas lutas contra o crime, além de cuidar de suas armas. Atualmente Duchamp perdeu as duas pernas e se revelou homossexual, tendo uma queda por Spector no passado.

Bertrand Crawley - Crawley era um vendedor de livros com uma boa estabilidade financeira, até se entregar ao álcool e perder tudo, inclusive sua famíla. Crawley costuma ajudar o Cavaleiro da Lua a solucionar crimes, juntando informações em bares do submundo. Seu filho Jimmy se tornou o Cortador.

Samuels - Samuels é o mordomo e motorista de Marc Spector. Além de ajudar seu patrão em várias outras funções.

Nedda - Junta com Samuels, Nedda trabalha na casa de Spector. Filha de mãe judia vivendo na Ástria, durante a Segunda Guerra Mundial por causa das leis de Hitler, foi mandada pra Inglaterra por seu pai, onde, junto com todas as outras crianças, teve uma grande admiração pelo Capitão América.

Khonshu - Deus egípcio da lua e da vingança. Depois que Spector foi levado para um acampamento contendo uma estátua sua, Khonshu supostamente trouxe Spector de volta a vida ápos seu combate com Bushman e o fez ser seu guerreiro, o Cavaleiro da Lua. Atualmente Khonshu costuma fazer "aparições" e falar com Spector.

Rob Silverman - Companheiro e sócio de Duchamp em seu restaurante. Rob também é o personal trainer de Spector e o incentiva a continuar sendo o Cavaleiro da Lua por acreditar no que ele está fazendo.

Peter Alraune - Pai de Marlene. O Dr. Alraune era um arqueólogo que comandou uma expedição para escavar a tumba do faraó Seti II. Depois de 5 anos ele encontrou uma câmara secreta contendo várias riquezas e uma estátua de Khonshu o deus egípcio da lua e da vingança. Onde foi morto pelo bando de Bushman que planejava roubar as riquezas descobertas.

Peter Alraune Jr. - Filho do Dr. Alraune e irmão de Marlene. Foi morto em um confronto contra o vilão Morpheus se sacrificando para neutralizar seus poderes.

Inimigos

Homem da Meia Noite (Midnight Man) - Anton Mogart era um criminoso uniformizado que roubava, por prazer, valiosas artes e manuscritos originais. Mogart não tinha poderes, apenas contava com sua astúcia e sua agilidade natural. O Homem da Meia Noite foi derrotado pelo Cavaleiro da Lua. Teve um filho chamado Jeff Wilde que posteriormente se tornou o vilão Meia Noite.

Meia Noite (Midnight) - Jeffrey Wilde era o filho de Anton Mogart, o Homem da Meia Noite, ao contrário do pai, Wilde se tornou um ajudante do Cavaleiro da Lua conhecido como Meia Noite. Depois de ser aparentemente desintegrado na frente do Cavaleiro da Lua e do Homem Aranha, ele foi secretamente capturado pelo Império Secreto que o transformou em um cyborg, acabou sendo derrotado durante uma batalha entre o Império Secreto contra o Cavaleiro da Lua, o Homem-Aranha, Justiceiro, Falcão de Aço e os Novos Guerreiros. Recentemente, Wilde voltou e se declarou o novo arqui-inimigo do Cavaleiro da Lua.

Lobisomem (Werewolf by Night) - Jacob Russoff (nome de batismo) ou Jack Russell (nome legal) era o filho mais velho de um barão da Transilvânia que foi transformado em lobisomem. Quando completou 18 anos, Jack foi vítima da mesma maldição de seu pai. Até alguns seres místicos possibilitarem Russel se transformar em lobisomem sempre que quisesse. Ele começou a combater o crime, mas nas noites de lua cheia sua mente voltava a se tornar a de uma fera selvagem o que o levou a alguns combates com o Cavaleiro da Lua.

Comitê (The Committee) - Uma organização secreta de empresários e financiadores anônimos. A maioria das práticas do comitê eram ilegais e eticamente questionáveis, para promover o consumismo. Apesar de constantes conflitos com o Lobisomem, o derradeiro inimigo do Comitê foi o Cavaleiro da Lua, que depois de ser contratado por eles para capturar o Lobisomem, se revoltou contra eles querendo destruí-los.

Comitê dos Cinco (Commitee of Five) - Grupo de mercenários contratado pelo Comitê para eliminar o Cavaleiro da Lua. Formado por Bomba (Boom-Boom), Lâmina (Razor), Gelo (Ice), Dragão (Dragon) e Touro (Bull).

Novo Comitê (The New Committee) - Uma nova organização secreta composta de filhos de antigos integrantes do antigo Comitê. Eles planejavam se vingar de Spector, pra isso contrataram Bushman que depois de uma violenta batalha, quebrou as pernas de Spector e o deixou em dependência química por alguns anos. Por causa de um erro de um de seus integrantes, Spector tentou voltar a ser o Cavaleiro da Lua, então mandaram o Treinador para matá-lo, que falhou em sua missão, o que fez Spector definitivamente voltar a ser o Cavaleiro da Lua, chocando sua nave contra o prédio onde se localizava os membros do novo Comitê. Milagrosamente nenhum deles morreu.

Morfeu (Morpheus) - Robert Markham tinha um infecção viral que causava competitivas inibições de certos segmentos de seu DNA. Ele consultou o Dr. Peter Alraune Jr., que prescreveu uma droga experimental e não testada. A droga reagiu com o DNA de Markham causando-lhe incapacidade de dormir e uma horrível aparência. Markham também descobre ter habilidades psíquicas altamente destrutivas e passa a se chamar Morfeu. Enlouquecido, ele tenta castigar o Dr. Alraune, mas acaba enfrentando o Cavaleiro da Lua e é derrotado. Depois de ser levado para um hospital e ser sedado, Morfeu criou um elo psíquico com o Dr. Alraune, para se vingar dele e do Cavaleiro da Lua, o que levou Alraune a se sacrificar para neutralizar seus poderes.

Bora - Uma mutante que tem a capacidade de reunir ventos árticos. Sua mutação também a fez crescer mais, o que arruinou seus sonhos de ser bailarina. Como estava ferido quando enfrentou Bora, o Cavaleiro da Lua teve a ajuda dos X-Men e do Quarteto Fantástico. Ela foi uma das mutantes que perderam seus poderes na Dinastia M.

Stained Glass Scarlet - Scarlet Faserina é uma ex-freira que teve uma infância difícil, sendo abusada por seu pai, até secretamente matá-lo, o que foi considerado um acidente e ela foi enviada para seus tios onde teve condições de vida melhores. Se tornou uma criminosa depois de ter sido forçada a matar seu filho criminoso. Scarlet foi treinada para combate quando se tornou guarda em uma prisão para mulheres. Scarlet não possui poderes, mas tem um elo psíquico com o Cavaleiro da Lua, que pode ser resultante dela ser uma possível reencarnação de Khonshu.

Cortador (The Slasher ou The Skid-Row Slasher)- Crescendo num ambiente de constantes brigas entre seus pais, devido ao vício em álcool de seu pai (Bertrand Crawley), Jimmy Crawley se tornou o psicopata Cortador e quando tentou atacar seu pai, enfrentou o Cavaleiro da Lua e foi derrotado.

Perfil (The Profile) - Perfil foi contratado pelo Novo Comitê para ajudá-los a tornar a o Cavaleiro da Lua um assassino. Perfil tem a capacidade de traçar um perfil das pessoas apenas olhando pra elas, descobrir informações relevantes e características importantes, além de descobrir como as pessoas podem reagir a diversas situações.

No one-shot 2099: Manifest Destiny (Março de 1998) é apresentada uma versão feminina do Cavaleiro da Lua na linha Marvel 2099, enfrentando o crime na cidade lunar de Attilan. Manifest Destiny é a última revista publicada da linha Marvel 2099 e a personagem não reaparece mais. Sua identidade, habilidades e motivações nunca foram reveladas.

Uma versão "Ultimate" do Cavaleiro da Lua é um marinheiro e produto de uma falha no soro do Super Soldado, inicialmente trabalhando para a Corporação Roxxon com o nome de Paladino. Ele tem as "personalidades" de Steven Grant, Marc Spector, Cavaleiro da Lua, uma garotinha ruiva sem nome e Ronin, que interagem internamente. Ele vive com sua namorada Marlene que conhece sua identidade.

A versão Ultimate do Cavaleiro da Lua aparece pela primeira vez na revista Ultimate Spider-Man #79 durante o arco de histórias Warriors. Ele é um participante ativo na guerra de gangues entre o Rei Do Crime e o Cabeça De Martelo. Após assumir a identidade de Ronin para tentar matar o Rei do Crime, ele foi mandado atras do Homem-Aranha. Quando o Rei ordenou seu assassinato ele foi acordado por sua persona de Ronin, ele então revela sua identidade secreta a polícia acusando o Rei de assassinato fazendo com que o rei fosse preso.

No Universo X o Cavaleiro da Lua está preso em uma batalha sem fim contra os Filhos de Set (Sons of Set), sobre a estátua de Khonshu.

Comentários

  1. Pow! Legal, cara! Já ouvi apenas falar do 'Cavaleiro da Lua'... mas não sabia de seus poderes e habilidades diversas.

    Interessante mesmo! Belo post!

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ... !!! Muito interessante esse post ... !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru