Pular para o conteúdo principal

Frankilin Richards

Franklin Benjamin Richards é um personagem criado pela editora Marvel Comics. Ele surgiu originalmente durante a edição Fantastic Four Annual #6 (Novembro de 1968) e é filho de Reed Richards e Sue Storm, ambos membros do Quarteto Fantástico, e irmão mais velho de Valéria Richards. Ele é um mutante com enormes poderes de manipulação da realidade. Franklin é considerado um mutante nível Omega.

Origem

Franklin (que tem o mesmo nome que seu avô materno) nasceu como mutante devido aos genes alterados pela radiação cósmíca que deram poderes aos seus pais. Ele se mostrou um desprezível mutante atípico pois, diferente dos outros mutantes que manifestam seus poderes na puberdade, manifestou seus poderes extremamente cedo. Isso chamou a atenção do Aniquilador, que usou uma máquina para liberar todo o potencial dos poderes de Franklin antes do tempo. Porém, como Franklin era muito jovem e inexperiente para conseguir controlar tanta energia, Reed Richards, com medo de que seu filho pudesse destruir toda a vida na Terra caso liberasse muita energia psionica, e incapaz de encontrar uma solução para o problema, teve que colocá-lo em coma induzido.

Durante a batalha entre Ultron-7 e o Quarteto Fantástico a energia expelida por Ultron despertou Franklin e seus poderes. A energia liberada por Franklin foi suficiente para derrotar Ultron. Livre do excesso de energia, Franklin pode retornar ao seu nível natural de poder.

Tempo depois Franklin se alterou para uma forma adulta e, por certo tempo, se tornou Avatar. Nessa forma Franklin consegue controlar gigantescas quantidades de energia. Mas Franklin não permaneceu nessa forma por muito tempo pois sabia que aquilo não era o certo para ele. Antes de voltar a ser criança ele pôs travas psiquicas na sua mente, fazendo que só pudesse utilizar suas habilidade quando estivesse maduro o suficiente para isso

Algum tempo depois, quando o casal Richards estava esperando uma segunda criança (que tempos depois se tornaria Valéria Richards), eles secretamente se mudaram para uma casa no subúrbio de Nova Iorque na tentativa de dar à seus filhos uma infância normal, acreditando que poderiam mante-los a salvo de seus inimigos.

Quarteto Futuro

Franklin foi durante um período membro do time de super-heróis infantil Quarteto Futuro, onde usou o codinome de Tattletale. Durante esse tempo, um pouco do poder de Franklin vazou pelos bloqueios de sua mente e ele ganhou certas habilidades psíquicas, incluindo desenvolver uma projeção astral e prever o futuro. Pouco tempo após sua associação com o Quarteto Futuro esses poderes desapareceram.

Durante as aventuras de Franklin junto ao Quarteto Futuro ele tiveram o alienígena Zn'rx como inimigo e aliados como a família kymelliana Whitemane. Franklin ficou bastante próximo do jovem Kofi Whitemane, que dizia que o considerava um primo honorário, bem como as outras crianças do Quarteto Futuro. Franklin considera as outras crianças do Quarteto (e seus respecitvos pais) como sua segunda família, sendo que essa ligação com a família Power começou durante o tempo que ele foi separado dos seus pais e morava na Mansão dos Vingadores. Durante esse período o garoto também manteve uma ligação emocional com o vingador e empregado Edwin Jarvis, pois foi ele quem cuidou de Franklin enquanto ele ficou na mansão. A amizade com os Power também deu à Franklin o prazer de se sentir entre irmãos, coisa que o amável Franklin não conseguiria ter após o nascimento de sua irmã Valéria.

As famílias Richards e Power logo se tornaram amigas, sendo que nenhum dos adultos sabiam que as crianças "Power" tinham poderes (isso só seria descoberto mais tarde). Logo, quando os pais de Franklin chegaram à decisão de que um quartel-general de super-heróis era um lugar muito perigoso para uma criança, querendo que ele passasse mais tempo numa família "normal", o deixaram aos cuidados da família Power. Franklin só voltou para sua família quando o Quarteto Futuro temporariamente deixou a Terra e foi para o planeta Kymellia.

Psi-Lord

Franklin foi sequestrado por um viajante temporal, que era ninguém mais que seu avô, Nathaniel Richards. Este o levou a uma dimensão fora do tempo e retornou instantes após o sequestro trazendo um Franklin já adolescente, chamado de Psi-Lord. Quando Franklin retornou ao presente como Psi-Lord ele ajudou a criar a equipe conhecida como Fantastic Force. Durante esse tempo Franklin mostrou ter controle sobre poderes telepáticos, ser precognitivo e capaz de disparar rajadas de energia psiônica.

Foi revelado que no futuro de outra linha temporal, numa variação do futuro mostrado na história Dias de um Futuro Esquecido, Franklin Richards teve um filho com Rachel Summers. batizando-o de Jonathan Reed Richards. Este se tornaria um terrível super-vilão viajante temporal e dimensional chamado Hyperstorm. Hyperstorm sequestrou o Psi-Lord e o substituiu pelo próprio Franklin ainda criança.

Massacre e Heróis Renascem

Pouco tempo após a volta de Franklin criança, o ser conhecido como Massacre sequestrou Franklin e Nate Grey no intuito de usar as habilidades de remodelar a realidade de Franklin juntamente com o imenso poder psiônico de Nate. Para conseguir deter o Massacre o Quarteto Fantástico, os Vingadores, os X-Men e diversos outros heróis primeiramente destruiram sua forma física e depois sua forma psíquica. No processo os pais de Franklin se sacrificaram e aparentemente morreram juntamente com todos os Vingadores. Essa foi a primeira vez que Franklin mostrou seu verdadeiro poder criando o universo compacto de "Heróis Renascem" para enviar os heróis que haviam "morrido" durante aquela aventura. Enquanto seus pais estavam no universo de Heróis Renascem, Franklin foi morar na mansão da equipe de jovens mutantes Geração X. Inicialmente revoltado com a suposta morte de seus pais, graças ao apoio de seus novos amigos, ele aceitou a situação.

Enquanto ele morou com a Geração X, Franklin se juntou ao Homem-Coisa, Howard, o Pato, Artie, Sanguessuga e uma aliada do Thor chamada Tana Nile. Todos viajaram por diferentes realidades alternativas antes de perceberem que era Franklin quem criava inconscientemente todos esses mundos fantásticos.

Após perceberem que o grande globo que Franklin carregava após a derrota do Massacre continha um universo inteiro criado a partir da vontade do garoto os Celestiais viram que Franklin representava o ápice de seus experimentos genéticos, sendo tão poderoso quanto eles próprios. O garoto, com a ajuda de Ashema, uma das Celestiais, trouxe de volta os heróis à seu mundo de origem e assim pode se reunir mais uma vez com sua família.

Para comemorar o décimo aniversário do evento Massacre/Heróis Renascem a editora Marvel lançou uma mini-série em 5 edições chamada Massacre Renasce, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Rob Liefeld. Nela, Massacre retorna ao universo da Terra 616 para vingar-se de Franklin.

Humano normal

Quando o Senhor Fantástico ativou o Nulificador Total na tentativa fracassada de destruir Abraxas Franklin, juntamente com sua irmã Valéria, sabendo que Galactus era o único ser capaz de detê-lo, acabou perdendo todos os seus poderes na reconstrução do corpo do Galactus, tornando-se novamente uma criança normal.

Um pouco depois, o Dr. Destino fez um pacto com Haazareth para aumentar seus poderes mágicos e, durante o ataque de Destino ao Quarteto Fantástico, Franklin foi sugado para o Inferno por Haazareth. Após derrotarem Destino, seus pais conseguiram resgatá-lo mas Franklin sofreu durante muito tempo com essa experiência traumática. Somente com o a ajuda de sua mãe e seu padrinho, o Coisa ele conseguiu superar esse trauma.

198

Após os eventos mostrados na saga Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate extinguiu o Gene X de praticamente toda a comunidade mutante, foi revelado que Franklin foi um dos 198 mutantes restantes que não perderam seus poderes. Os efeitos decorrentes dessa revelação ainda precisam ser mostrados.
 
Terra X

Em Terra X, Franklin Richards mata Namor após esse matar seu tio Tocha Humana. Em seguida, Franklin pega a armadura de Galactus e, entrando no terceiro estágio de sua evolução, se transforma no próprio Galactus. Mesmo desacreditado, Franklin salva a Terra do Celestial que crescia no seu núcleo. Franklin se revela a seu pai, Reed, antes de deixar a Terra para nunca mais retornar. Ao fim da história Reed também alcança a consciência cósmica e assume como primeira tarefa o salvamento seu filho.

Dias de um Futuro Esquecido

Na história dos X-Men Dias de um Futuro Esquecido é mostrado que, em um futuro alternativo, Franklin e Rachel Summers se tornaram amantes, sendo Franklin morto prematuramente pelos Sentinelas. Numa variação dessa linha do tempo eles tiveram um filho com diversos futuros, o mais conhecido foi o que ele se tornaria o vilão Hyperstorm.

Os Doze

Na edição original número 36 de Quarteto Futuro, Franklin e seus amigos enfrentam o Sentinela Molde Mestre, que tinha o ojetivo de eliminar "Os Doze"; os futuros líderes da raça mutante. Após detectar sua presença, Molde Mestre descreve Franklin como um mutante dotado de potencial supremo e o único mutante a desenvolver tamanho poder. Encarnações futuras de Franklin são mostradas e uma das imagens o mostra como um adolescente de roupa azul e amarela (essa versão adolescente seria conhecida como Ultiman); uma imagem seguinte mostra um Franklin um pouco mais velho que Ultiman, olhando para o Surfista Prateado (e com diversas marcas no rosto muito parecidas com as de Rachel Summers em Dias de um Futuro Esquecido). Molde Mestre se refere a essa encarnação como O Décimo-Segundo.

Universo MC2

No universo MC2 Franklin faz parte do Quinteto Fantástico com o nome de Psi-Lord. Ele também é um grande amigo da Garota-Aranha e ambos se gostam. Mas seu pai, o Homem-Aranha, afirma que ela tem apenas 15 anos e é muito mais jovem que Franklin. Após a desaprovação do pai a relação entre os dois se torna platônica.

Exilados

Os Exilados, grupo de super-heróis de várias realidades diferentes, viajam para um futuro onde sua missão é impedir que o filho de Franklin Richards conquiste o mundo. Franklin não aparece na história.

Franklin Richards: Son of a Genius

Série de humor fora da continuidade do Universo Marvel. Franklin é retratado de forma muito parecida com Calvin, que vive causando confusão e não resiste em brincar com as invenções de seu pai. Ele tem de consertar a bagunça que os efeitos de suas "brincadeiras" causam e para isso conta com a ajuda da sua babá-robo H.E.R.B.I.E..

Poderes e habilidades

* Franklin é um mutante nível Omega possuíndo poderes psiônicos virtualmente onipotentes. Sendo ainda uma criança, suas habilidades ficam restritas a um controle bastante limitado sendo que a qualquer momento seus poderes podem criar o impensável com um pouco menos que um pensamento. É incerto o nível de poder que Franklin vai atingir quando se tornar um adulto, já que diversas versões futuras dele vindas de realidades alternativas demostraram grandes variações em nível de poder. Dentre os poderes demonstrados por Franklin estão:
* Manipulação da Realidade (latente): Habilidade de manipular a realidade. Poderes de distorção da realidade num nível potencialmente infinito, moldando os limites e leis do tempo e espaço. Suas habilidades são tão grande que ele pode criar um universo compacto, como uma realidade alternativa e certa vez foi capaz de parar o espaço-tempo . Um universo compacto é um cosmos que não é igual ao nosso em tamanho.
* Manipulação Molecular: habilidade de rearranjar a estrutura molecular da matéria, até mesmo em escala cósmica.
* Telepatia (latente): Ele pode ler mentes e projetar seus próprios pensamentos na mente de outros num raio de 400 km. Com bastante esforço ele pode aumentar consideravelmente esse raio. Dentre suas habilidades telepáticas constam:
* Ilusão Telepática: Habilidade de criar ilusões telepáticas realísticas e fazer as pessoas vivenciarem eventos que não estão realmente acontecendo.
* Manto Telepático: Consegue mascarar sua presença, não sendo detectado pelos outros, conseguindo estender essas defesas a outras pessoas próximas a ele. As vezes suas habilidades podem protegê-lo de ser contra-atacado por telepatas mais poderosos, dependendo do nível destes em utilizar habilidades psíquicas.
* Ligação Mental: A habilidade de desenvolver uma ligação mental com uma pessoa.
* Camuflagem telepática: Habilidade de disfarçar a si e a outras pessoas, fazendo sua presença ser diferente (como por exemplo mudando a aparência de roupas)
* Controle Mental: Habilidade de controlar mentes de outros apenas com um pouco de concentração.
* Possessão Mental: Habilidade de possuir a mente de outra pessoa e usar o corpo dela como se fosse o seu próprio.
* Alterações Mentais: Habilidade de alterar mentes de outros com sua força de vontade.
* Amnésia Mental: Habilidade de causar perda de mémorias específicas e amnésia em uma pessoa ou num grupo de pessoas.
* Escudo Psíquico: Habilidade de levantar um escudo psíquico de proteção para si e para outras pessoas.
* Rajadas Psiônicas: Consegue projetar rajadas de força psiônica que afetem a mente da vítima sem efeitos físicos, causando dor, deixar a vítima inconsiente ou até mesmo matando-a.
* Projeção Astral: Habilidade de fazer uma viagem astral e se comunicar com outros seres astrais ou fazer contato com os pensamentos ou memórias de outras pessoas.
* Detecção Mental: Pode sentir a presença de outro mutante super-humano num pequeno raio, percebendo radiações mentais distintas emitidas por esse ser.
* Tranferência Mental: Habilidade de transferir sua mente e poderes para o corpo de outra pessoa.
* Telecinese (latente): Possui habilidades telecinéticas que permitem-no levitar e manipular seres vivos e objetos inanimados. Ele consegue erguer mais de 10 toneladas de peso também voar em alta-velocidade.
* Precognição (latente): Habilidade precognitivas, que se manifestam em seus sonhos, fazendo-o ter visões de possíveis eventos futuros. Embora existam incontáveis futuros possíveis Franklin vê o mais provável futuro e consequentemente suas previsões tem grande probabilidade de se tornarem realidade. Em contrapartida, ele não consegue ter visões de mais que alguns dias no futuro. Esse poder já se desenvolveu a ponto de Franklin poder ver imagens futuras mesmo consciente.
* Transe (latente): Habilidade de se colocar num estado de transe e permanecer consciente. Enquanto se mantém em transe ele consegue projetar uma imagem intangível de si mesmo de aparência fantasmagórica para outro local, permitindo a ele ver e ouvir o que acontece nesse local.
* Rajadas de Energia: Franklin pode disparar de suas mãos e olhos uma rajada de energia

Idade

* A idade exata de Franklin é uma das grandes discussões entre os fãs de quadrinhos. Embora a edição em que ele nasceu tenha sido publicada em 1968 o personagem não aparenta ter mais que 10 anos de idade nas histórias publicadas atualmente (em algumas histórias ele aparente ser até mais novo). Para a maioria dos personagem em quadrinhos a data exata de nascimento e idade é um pouco vaga.
* Várias teorias sobre o envelhecimento do personagem foram propostas, como a de uma escala de tempo flutuante em que a origem do Quarteto Fantástico de 1961 aconteceu a perpétuos "dez anos atrás". Entretanto o editor da Marvel Joe Quesada disse que ele teria "perto dos 7 anos" nos anos 1980. "Eventualmente, sua idade aumentou pra 10 anos nos anos 1990 e depois entre 12 e 13 anos, que é o que consideramos que ele tem hoje em dia".
* Mas recentemente Franklin fez seu aniversário de 9 anos na edição #01 de Marvel Knights 4 de 2004 (publicada no Brasil em Marvel Apresenta). Com isso, ele, que nasceu em 1968, cresceu na taxa de um ano a cada quatro anos reais. Isso se torna bastante consistente com outros personagens que demostraram amadurecimento, como Cassie Lang (que tinha 9 anos em 1978 e agora tem perto dos 15 anos), Homem-Aranha (que tinha 15 anos em 1962 e agora esta na casa dos 20) e a formação original dos X-Men (que eram estudantes adolescentes nos anos 1960 e agora já são professores).
* Os poderes de manipulação da realidade de Franklin também são usados em teorias que dizem que ele diminuiria seu crescimento e envelhecimento.

Curiosidades

* Franklin nasceu originalmente na edição Fantastic Four Annual #6 e, depois de dois anos, ainda não havia ganhado um nome. Isso aconteceu somente na edição 94 de Fantastic Four onde seus pais decidiram chama-lo de Franklin Benjamin Richards. Seu nome do meio veio do seu padrinho Benjamin J. Grimm, o Coisa. Franklin também tem o mesmo nome do meio que Peter Benjamin Parker, o Homem-Aranha, que coincidentemente é o seu heroi favorito. Seu primeiro nome vem de Franklin Storm, seu avô materno.
* No filme X-men 2, o nome de Franklin apareceu rapidamente na tela de um computador entre os arquivos do governo sobre mutantes.

Fonte Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru