Gavião Arqueiro



Gavião Arqueiro (em inglês Hawkeye) é um membro dos Poderosos Vingadores e foi o primeiro lider dos Vingadores da Costa Oeste. Passou pelos Defensores e após uma viagem no tempo,atuou durante algumas aventuras como parceiro do Two-Gun Kid (histórias não publicadas no Brasil). Nos Vingadores, ele pode não ser um membro constante, mas quando aparece faz um grande trabalho. Seu nome verdadeiro é Clinton "Clint" Francis Barton Iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro e nessa época se envolveu com a Viúva Negra , mas acabou não dando certo. Posteriormente se regenou e entrou para os Vingadores, na mesma época em que o fizeram Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. O líder era o Capitão América. Criou muitos problemas para o Capitão, pelo seu temperamento rebelde e atração pela Feiticeira, romance que não era aceito pelo irmão dela, Mercurio. Procurando ganhar maior poder e se destacar na equipe, assumiu o uniforme e os poderes de Golias (uma das versões do Homem-Formiga) durante um certo tempo. Deixou temporariamente a equipe quando a Feiticeira Escarlate se casou com o Visão. Depois ele próprio se casaria com a heroína Hárpia. O casal se juntaria aos Vingadores da Costa Oeste, onde tiveram várias brigas.

Depois que saiu dos
Vingadores, o Gavião Arqueiro teve uma rápida passagem como membro dos Defensores. Ele enfrentou seu velho adversário Homem de Ferro, no arco de histórias dos anos 70 no qual os Defensores combateram os Vingadores.

Como líder dos Vingadores
da Costa Oeste, o Arqueiro vivia dizendo "O que o Capitão faria nesse caso?", principalmente quando lidava com a rebeldia de alguns membros, invertendo-se os papéis das histórias antigas. Gavião Arqueiro aparentemente morreu na edição 24 dos Poderosos Vingadores, na saga Vingadores: A Queda ao ser atingido pelos alienígenas Kree que invadiram a Terra. Quando ele estava prestes a explodir por causa do tiro, conseguiu chegar perto da nave dos Krees (antigos inimigos dos Vingadores) atacante e a levou junto quando da explosão, matando todos os invasores que estavam nela e acabando com a invasão.

Em Dinastia M, a Feiticeira
Escarlate o gavião arqueiro é ressucitado e logo após se nota que ele vive agora em nossa realidade. 

Fonte Wikipedia