Mercúrio


Mercúrio (Quicksilver em inglês) é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee. Também conhecido no Brasil como Relâmpago, Homem-Relâmpago e Bala de Canhão.
Filho de Eric Lensheer, o Magneto e irmão de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, na versão original Pietro Maximoff nasceu na Montanha Wundagore, Trânsia. Logo após, sua mãe morreu.
Já crescidos, ambos abandonaram o local e passaram a viver ao lado de uma família de ciganos, quando então adotaram o sobrenome Maximoff.
Enquanto seus poderes mutantes se desenvolviam, Pietro e sua irmã foram convocados por Magneto a integrar a Irmandade de Mutantes, tornando-se adversários temíveis dos X-Men. Nessa época, Pietro adotou o codinome Mercúrio, numa alusão ao veloz deus da mitologia romana. Dotado de velocidade, resistência e reflexos sobre-humanos, Mercúrio é capaz de correr à velocidade do som.
Contudo, a revelação de que Magneto era seu pai e os propósitos malignos de sua
organização levaram ambos a abandonar a Irmandade. Mais tarde, ingressariam no supergurpo Os Vingadores. Membro instável, Mercúrio participou de várias formações da equipe. Como o maior velocista de seu universo, enfrentou o Flash (da DC Comics) em dois crossovers: DC vs Marvel e LJA/Vingadores. Nas duas ocasiões, foi derrotado.
Pietro é casado com a heroína Cristalys, dos Inumanos, com quem tem uma filha, Luna.
Atualmente, Pietro está recluso, pois sente-se culpado pela loucura que atingiu sua irmã na saga "Vingadores: A Queda".
Na saga conhecida como Dinastia M, Mercúrio forçou sua irmã a criar um mundo onde mutantes são a maioria. Após essa aventura, Pietro perdeu os seus poderes.
No universo Ultimate, Mercúrio participa da irmandade e para libertar prisioneiros mutantes. Ele e sua Irmã Feiticeira Escarlate se unem aos Supremos. Pietro e Wanda tem uma possível mas não confirmada relação amorosa nesse Universo.