Pular para o conteúdo principal

Bichinhos de Jardim

Os Bichinhos de Jardim nasceram no papel (papel jornal, para ser mais exata), no começo de 2001. E lá se vão talvez nove anos de trabalho, mais uns cinco anteriores onde eu escrevia tiras do Jujubinha - uma jujuba gigante. Quatorze anos - ou seja, uma longa estrada de experimentações - desde o traço, inicialmente sofrível, e das incontáveis piadas que escrevi e ninguém entendeu, além de mim. Hoje em dia acho que estou (quase) pegando a manha da coisa.
Em 2006 é que os Bichinhos estrearam em seu jardim virtual, com incentivo do André, que a partir dali ganhou papel fundamental como inspiração para todas as minhas investidas esse universo dos quadrinhos. O resto - ou melhor, o principal - vocês veem aqui, neste espaço onde trocamos histórias, desenhos, piadas, poesia, afeto… E o que mais vier - que suavize nossos dias, aplaque um pouco essa ansiedade e que seja bom, enfim.
Sinta-se em casa no Jardim - e cuide bem onde pisa…
 .
Os Bichinhos 
.
Um caramujo poeta
.
um caramujo poetaEsse simpático gastrópode, conhecido como Caramelo, foi o primeiro habitante do jardim. Uma espécie de ‘Adão’ dos Bichinhos, que nasceu em meados do ano 2000. Representante da espécie Helix aspersa, Caramelo é um sonhador típico: otimista e romântico. Trabalha atualmente como assessor de assepsia e manutenção de sistemas aquáticos fechados (ou simplesmente ‘limpador de fundo de aquário’), mas seu sonho maior é se tornar astronauta. Não aceita ser considerado apenas ‘um pedaço de gosma ambulante com um caroço nas costas’ - definição de seu adorável chefe.
Caramelo crê ainda que vá sofrer algum tipo de metamorfose que lhe dará asas. Ele nutre uma paixão utópica pela bela e cabeçuda borboleta Brigitte. Seu melhor amigo é Mauro Minhoca.
O caramujinho é filósofo, inteligente e adora poesia. Mas também tem seus momentos de indivíduo mediano, gosta de consumir, assistir televisão e come bastante. Seus pratos prediletos são folhas, flores e amoras. Caramelo por ele mesmo: “sou um ser vivo, arrebatado, infinito, que, por isso mesmo, não caibo em mim - a não ser quando me enrolo e viro uma bolinha”.
.
Uma borboleta charmosa
.
BrigitteBrigitte nasceu para contracenar com Caramelo. Ela foi sua principal companheira por vários anos, antes de nascerem os outros personagens. É um inseto com muita feminilidade - vaidosa, esperta e ambiciosa. Começou a namorar um bicho verde chato (Greg), que fazia pontas nas tirinhas, e partiu o coração de Caramelo, que desde então se tornou um andarilho à procura do amor perdido.
Ela ama flores (obviamente) e lê todas as revistas femininas que existem. Quer ser modelo profissional, mas acha que está acima do peso. Uma mulherzinha clássica - mas com muita classe!
*Tem gente que acredita que ela é caolha, mas a verdade é que seus olhos não cabem em um só plano ao mesmo tempo.
.
Uma joaninha geniosa
.

JoaninhaJoaninha nasceu coadjuvante. Ganhou expressão por sua personalidade forte e seu mau humor constante. Realista, pé-no-chão e rigorosa, Maria Joaninha Cascudo cativa pela identificação instantânea que provoca. Ela já foi abordada por vendedores de telemarketing, atura amigos sem-noção e lida com situações caóticas e irritantes do dia-a-dia - como todos nós.
Gosta de escrever, é organizada e multi-talentosa. Faz freelas como repórter, já atuou como policial e sempre dá a palavra final em qualquer assunto. É uma líder nata - principalmente se o modelo de governo for a ditadura.
Apesar de todo esse perfil linha dura, Joaninha ama seus amigos e, como toda mulher, sonha em se apaixonar. Teve um romance mal-sucedido com um m&m, o que a deixou cética em relação ao amor. Nada que uma nova paixão não resolva - a grande questão é: quem aguentará essa pimenta?
.
Um ‘minhoco’ ingênuo
.

Minhoco ingênuoMauro é um dos personagens mais adoráveis do Jardim. Despretensioso e simplório, gosta dos prazeres simples da vida - que, para uma minhoca, se resumem a fazer buracos na terra e passear com seus companheiros. Ganhou notoriedade ao usar uma peruca loira - que, diga-se de passagem, lhe caiu muito bem - e um figurino exótico, quando repetiu o clássico vôo de balão que virou moda esse ano.
Mauro foi fruto da paixão entre duas minhoquinhas de cores diferentes de espécies rivais. Por isso nasceu listrado de verde e amarelo e tem muito orgulho de suas origens.
Ele se trata com homeopatia. Acredita na felicidade, na amizade e tem grandes questões ligadas à religiosidade. Confia em todas as lorotas que Caramelo diz e tem um apreço especial pelo Meleca, o lagartinho silencioso sobre o qual falaremos adiante.
 
.
Um lagarto mudo 
.
Lagarto MudoSeria dispensável apresentar Meleca, mas fica impossível não falar dele, mesmo que a descrição seja insuficiente e reducionista.
Meleca é um lagarto minúsculo (menor que uma joaninha, vejam só) que apareceu também como figurante em uma das tirinhas. Ganhou vida própria e conquistou milhares de pessoas simplesmente com seu olhar expressivo e um silêncio inteligente.
Em um mundo cheio de ruídos, ansiedades e desesperanças, Meleca transita, com a propriedade dos sábios - ou com a inocência dos bobos, não sabemos ao certo. E que importa? Ele é simplesmente Meleca.

.
Genoveva, uma flor
.

Um flor no jardimUma plantinha carnívora que aparecia já nas tiras do finado Jujubinha (primeira série de quadrinhos que escrevi, nos idos de 1994). Conquistou historinhas próprias, onde conversa com variados tipos de vegetais. “Conversa” não é bem a palavra: os papos são sempre unilaterais, só ela fala. E como fala!
Nasceu com o dom para o sarcasmo - meio similiar à Maria Joaninha - e adora fast-food (principalmente o bigue-méqui-mosca).
___
___

Clara Gomes tem 30 anos e é uma petropolitana perdida no Rio. Designer gráfica formada pela UFRJ e especialista em Arte-Educação. Publica os Bichinhos de Jardim na internet desde 2006 e no impresso Tribuna de Petrópolis desde 2001.
 
Fonte : Bichinhos de Jardim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru