Dwight McCarthy


Dwight McCarthy é um dos protagonistas de uma série de histórias em quadrinhos escrita por Frank Miller e publicados no formato de film noir, chamada Sin City (Foi lançado aqui pelas editoras Globo e Pandora Books, atualmente os direitos pertencem à editora Devir Livraria).

No inicio ele é leva a vida como um fotógrafo na cidade fictícia localizada nas fronteiras de Seattle onde raramente chove, chamada de Basin City, porém mais conhecida pelo apelido de Sin City, uma cidade governada pela máfia e pelos polícias covardes, corruptos e preguiçosos.
Ao defender Shellie uma garçonete e namorada ocasional dos abusos de seu ex, o detetive corrupto Jack Rafferty, acaba matando-o e se tornando um assassino foragido da policia.
Com a ajuda de Marv o anti-herói durão e violento, tenta resgatar sua ex-noiva, Ava Lord (uma mulher belíssima que usa justamente de sua beleza para manipular os homens), das mãos de seu sádico marido, quase acaba morto.
Para salva-lo é levado por Marv ao distrito da Cidade Velha, ou zona de meretrício, lugar onde a população de prostitutas da cidade reside e defendem a sua independência e seu território com a força letal, onde é socorrido e ganha um novo rosto depois de uma cirurgia plástica, por causa disso se sente em débito com elas e sempre que precisa ele não mede esforços para ajudá-las.
Acaba criando um relacionamento de amor e ódio com a prostituta Gail, uma das autoridades da Cidade Velha, cuja personalidade dominatrix usa e abusa de seu chicote.
Nesse processo, além de uma nova aparência, ele torna-se uma nova pessoa, com uma personalidade totalmente diferente pelo modo como passa a enxergar a vida, passa a ser mais confiante em si mesmo e perde o medo de libertar o monstro dentro dele que ele sempre achou que houvesse, mas que tinha medo em expor.
Se antes de sua transformação, Dwight levava uma vida até medíocre, usando roupas formais, mantendo a cabeça raspada e dirigindo um velho Mustang. Após essa mudança radical, deixa seus cabelos crescerem, passa vestir um, sobretudo sobre uma camiseta preta, usa tênis All Star vermelho e dirige agora um clássico Cadilac.
Ao contrário dos outros heróis de Sin City, que geralmente lutam por algo ou alguém em especifico, seus motivos ou suas razões são apenas tentar fazer o que acha certo que é ajudar seus amigos e o mais importante se encontrar, mesmo tendo que enfrentar seus próprios medos.
Em 2005 foi feita uma adaptação para o cinema de Sin City, com direção de Robert Rodriguez, Frank Miller e Quentin Tarantino como "Diretor Especial Convidado", com o nome de Sin City - A Cidade do Pecado, mesclando várias das histórias já publicadas ("The Hard Good-Bye", "The Big Fat Kill" e "That Yellow Bastard"). O personagem de Dwight McCarthy ficou a cargo do ator Clive Owen, porém no filme o personagem dele é um detetive particular.