Dylan Dog



Dylan Dog foi criado em outubro de 1986 pelo genial roteirista Tiziano Sclavi. Foi a primeira "série horror" de Sergio Bonelli Editore, e desde então tem alcançado assombroso sucesso de público e crítica, chegando a vender mais de 1 milhão de cópias por mês.

Dylan tem os traços do ator inglês Rupert Everett. Ex-policial e ex-alcoólatra, decidiu trabalhar por conta própria para investigar casos ligados ao sobrenatural e ao horror. Para contratar seus serviços, basta dirigir-se a Londres, na Craven Road n.7 e pagar-lhe 50 libras por dia - mais despesas. Em suas aventuras, cruentas mas às vezes delicadas, poéticas ou melancólicas, Dylan já combateu vampiros, lobisomens, fantasmas e alienígenas, mas também monstros muito mais perigosos e cruéis, como a violência doméstica, racismo, indiferença, sede de poder, impertinência. Alguns de seus episódios entraram definitivamente na memória dos leitores e estão entre as melhores histórias em quadrinhos jamais escritas na Itália. Ah, se você é uma jovem e indefesa donzela que se viu dominada pelos grandes olhos azuis e pelo tenebroso fascínio de Dylan, saiba que não é a única: ele é realmente um irresistível Dom Juan, e todos os meses estraçalha corações...

Quem são seus amigos ? O seu assistente e faz-tudo é um estranho homenzinho com a cara de Groucho Marx, que abre a porta aos clientes e os cobre de caretas, gracejos e piadas. Tagarela e simpaticíssimo, Groucho garante aos leitores uma substanciosa dose de humor todos os meses e é o insubstituível parceiro de Dylan. Há também o Comissário Bloch, decano da Scotland Yard a um passo da aposentadoria; ex-chefe de Dylan quando esse ainda estava na polícia, tem um carinho especial por ele e por diversas vezes já o livrou de encrencas e da prisão. 

Dylan não tem muitos inimigos costumeiros: onde apareça um horror sobrenatural para destroçar, lá vai ele. É de se lembrar, porém, ao menos a esquelética figura encapuzada da Morte (parecida com aquela de "Sétimo Sigilo" de Ingmar Bergman) e o doutor Xabaras, cientista louco que quer vencer a morte e que Dylan descobriu ser seu pai.