Pular para o conteúdo principal

Fantasma - O Espírito que Anda





Na escuridão da selva, os tambores da selva murmuram: Há mais de 400 anos, uma embarcação foi atacada por piratas Singh. O filho de um lorde inglês, que sobreviveu na costa de Bangala, foi acolhido por pigmeus Bandar, Algum depois depois, recuperado fisicamente, mais ainda tomado pela dor da perda, o jovem Kit, toma um crânio descarnado de um dos assassino e profere o cérebre juramento da caveira:
"Juro que dedicarei toda minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".
A partir dá surge a dinastia do fantasma De pai para filho, uma herança é passada. Sempre com o mesmo uniforme, e por séculos combatendo a vilania, surge o mito da imortalidade. Na verdade,o atual herói é da 21ª geração da Dinastia do Fantasma e se chama Kit Walker como todos os seus antecessores.
.


O Fantasma é um personagem criado por Lee Falk (também o criador do Mandrake), Falk encarregou o desenhista Phil Davis do desenho de suas histórias. O Fantasma é um combatente do crime mascarado que usa uma roupa colante, nada muito diferente de hoje, porém, a série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936 , e aos domingos como edição colorida, em maio de 1939 , continuando até os dias atuais, ou seja o Fantasma é um personagem tão antigo, que alguns fãs afirmam que ele realmente tem 400 anos . Outra coisa que devemos nos lembrar é que o fantasma é o primeiro super herói á usar um uniforme, fato que deve ter influenciado toda a geração de super heróis que surgiram depois dele.
Já que o Fantasma é uma linhagem e não um só um homem, todo fantasma deve se casar para dá continuidade a sua linhagem se casando com com as mais diferentes mulheres como rainhas, princesas ou até mesmo com uma garçonete suíça. A mãe do atual Fantasma era americana por isso quando jovem, Kit for enviado para América para receber um educação formal, na casa de seus tios no Missisipi , onde por volta dos 12 anos o jovem Kit resolve fugir após um briga com o valentão da escola é convencido a desistir de sua idéia por um jovem garotinha de 8 anos chamada Diana Palmer, que mais tarde viria a se tornar sua esposa.
O jovem Fantasma então cresce se desenvolvendo tanto intelectualmente como fisicamente, se tornando um atleta excepcional. Até que chega uma mensagem da Floresta Negra, seu pai estava próximo da morte e pedia sua presença. Kit chega e encontra seu pai coberto de graves ferimentos , deitado sobre peles de animais a espera da morte. Ao chegar Kit repete o juramento da Caveira e recebe dois anéis, um com a marca da caveira e outro como a marca do bem.Morre o 20° Fantasma e o Jovem Kit se torna o atual herói.
.
O Uniforme
.
O Fantasma usa uma mascara preta e um uniforme colante roxo. Seu criador, Lee Falk, originalmente previu um uniforme cinza, mas quando a primeira edição dominical colorida saiu, por problemas gráficos, a cor era roxo e assim foi mantida. Após algum tempo ele criou uma história sobre um ídolo da selva que teria essa cor, inspirando o uniforme.
No Brasil antes de 1939 por razões de limitações gráficas o uniforme do Fantasma foi colorido de vermelho,assim como na Itália e na Turquia. Na Escandinávia o uniforme é azul, na Nova Zelândia é marrom e roxo no restante do mundo.O Fantasma carrega ainda duas pistolas calibre .45 em seu cinturão de couro preto com uma fivela imitando uma caveira.
.
Mundo próprio
.
Apesar de ter vários esconderijos como a Mesa Walker e a Ilha do Éden, sua base principal é a Caverna da Caveira, nas profundas florestas de Bengala, um pais fictício, que mistura partes da Índia com características da África. Em seu lar, existem dois aposentos com tesouros. Num deles, ouro, prata e jóias preciosas garantem o financiamento necessário para manter a eterna luta contra o mal. No outro, peças dignas de um rei: a espada Excalibur, a lira de Homero, a trombeta de Rolando e outras. Na carverna da caveira também podemos encontrar as Crônicas do Fantasma, numerosos livros escritos a mão que registram todas as aventuras dos 21 Fantasmas. Também encontramos a cripta onde encontramos todos os 20 antepassados do Fantasma, de onde aconselham o nosso herói.
Rex King, um jovem adotado pelo Fantasma e que participa de suas aventuras, foi encontrado quando bebê por indígenas, dentro de uma balsa. Posteriormente, descobririam que o jovem era príncipe de um local chamado Baronkhan.
O Fantasma se dedica a combater os piratas Sigh, sendo também o comandante secreto da Patrulha da Selva, que o ajuda em suas missões. Ao contrário de outros super-heróis, ele não tem superpoderes, apenas grande habilidade física, destreza com armas e agilidade. Na selva, onde mora com os pigmeus Bandar, temidos por suas flexas envenenadas. ele é conhecido como O Espirito que Anda, por ter sido visto por gerações de nativos das tribos Longo e Wambesi. Isto se dá por ter sido precedido por vinte gerações anteriores de combatentes do crime. Apenas Guran, o chefe dos pigmeus e sua família conhecem sua real condição de simples mortal.
.
O Anel da Caveira
.
O Fantasma tem dois anéis, um com a marca do bem, que aplica nas pessoas que quer proteger, e o outro é a famosa marca da caveira que ele aplica no queixo dos criminosos com potentes socos. Ele tem sempre a companhia de animais, o lobo Capeto, o cavalo Heroi e ocasionalmente, também um falcão treinado chamado Fraka. 
O Espírito-que-anda
.
A selva tem vários ditados sobre o Fantasma, conhecidos por todo o continente. Alguns deles: "O Fantasma é violento com os violentos", "Dá medo ver o Fantasma enfurecido", "A voz irada do Fantasma gela o sangue do tigre", "O Fantasma atira mais rápido que o olhar" e outros.
.
.
Após um namoro e noivado de cerca de 40 anos, Em 1978, ele casou com sua eterna namorada, Diana Palmer, que trabalha na ONU . Um ano depois nasceramos gêmeos Kit e Heloise.
Algumas vezes, o Fantasma deixa a selva e viaja como um homem comum, usando um sobretudo, chapéu e óculos escuros, usando o nome de Mr. (Christopher) Walker ( o que anda, em inglês). Costuma pagar suas contas com pedras preciosas que pega em grandes cestos na caverna onde mora. Usa sempre sua máscara, exeto em breves momentos com a família, onde é conhecido como Kit Walker.
.
O Fantasma fora dos quadrinhos
.
Em 1943, o Fantasma foi levado ao cinema interpretado por Tom Tyler em um seriado com 15 episódios.Em 1996 o espírito que anda volta as telas interpretado por Billy Zane em um filme com contou ainda com a presença de , Kristy Swanson e Catherine Zeta-Jones e foi dirigido por Simon Wincer . O herói também participou de animações, como no desenho infantil Defensores da Terra, ao lado de personagens como Flash Gordon, Mandrake e Lothar, além do Fantasma 2040, com aventuras no futuro, apresentado uma nova geração na linhagem do herói.
.
.
Estas poucas linhas não têm a pretensão de mostrar toda a riqueza de detalhes do universo do Fantasma, mas tem como objetivo prestar uma justa homenagem ao primeiro Super Herói dos quadrinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru