John Constantine

Data de nascimento: 10 de maio de 1953
Local de nascimento: Liverpool, Inglaterra
Altura: 1,78 m
Peso: 68 Kg
Cabelo: Loiro
Olhos: Azuis.

John Constantine é um personagem que foi criado em 1985 por Alan Moore inicialmente apenas como um coadjuvante da revista "Monstro do Pântano", mas devido a sua popularização acabou ganhando uma revista própria chamada "Hellblazer" publicada pela DC Comics/Vertigo.

A trama geralmente é ligada à magia, ao sobrenatural e ocultismo, tanto que seu criador pensou em nomes que fizesse alusão ao catolicismo, ou seja, o nome Jonh é baseado num dos apóstolos de Jesus, e Constantine é em "homenagem" ao imperador romano Constantino, o primeiro a ser convertido ao cristianismo e declarar liberdade de religião a todos os romanos, numa época negra em que os primeiros cristãos eram perseguidos pelas forças do Império Romano, sendo presos e atirados às feras no Coliseu.

Obviamente Constantine, só poderia ser um personagem místico que enfrenta demônios, vampiros, fantasmas, etc. Um verdadeiro mago, arrogante, enganador que só pensa em si mesmo e não hesita em falar mal dos anjos, fazer gestos obscenos para o demônio e arriscar vidas alheias, algumas vezes querendo apenas livrar a própria pele. Conhece a natureza humana e sobrenatural melhor do que qualquer um, tanto que Já enganou o Diabo, pra poder escapar de um câncer de pulmão.

O passado desse anti-herói é bastante conturbado. Vivendo em Liverpool, começou a mexer com magia quando ainda era um adolescente. Usava drogas e era líder de uma banda punk chamada Membrana Mucosa, cruzando a Inglaterra com um grupo de amigos. Até que, chegando à Newcastle, para se apresentar no Clube Casanova, encontrar, tudo deserto e restos de corpos, sendo que a única sobrevivente era a filha do proprietário, Astra Logue que conta que devido aos abusos que sofria de seu pai, ao chegar numa situação limite parecia que de seu sofrimento surgia um demônio chamado Sagatana. Tentando ajudar, faz um ritual para exterminar esse demônio, abrindo pela primeira vez as portas do inferno, mas devido sua inexperiência acaba invocando outro demônio, chamado Nergal que acaba destruindo o outro demônio facilmente, porém acaba levando ambos para o inferno. Ele consegue fugir, mas não consegue salvar a garota e passa a se culpar.

Em função disso se torna ainda mais solitário (sempre cultivou mais inimigos do que amigos) e mal-humorado, não que ele fosse melhor antes disso, muito pelo contrário, tanto que um a das razões de estar "condenado ao inferno" deu início ainda na barriga de sua mãe ao matar seu irmão gêmeo, sufocando-o com o próprio cordão umbilical.
Foi justamente desse demônio Nergal que acaba recebendo, contra a sua vontade, uma transfusão de seu sangue, e como premio ganha o poder de enxergar anjos e demônios.

Em 2005 foi lançado nos cinemas um filme baseado na HQ, inspirado principalmente numa de suas histórias chamada "Hábitos Perigosos" em que Constantine descobre que têm câncer de pulmão(por fumar 30 cigarros por dia desde os 17 anos), e já está em estado terminal. No filme interpretado por Keanu Reeves ele ajuda a policial, Angela Dodson (interpretada por Rachel Weiss) a investigar o suicídio de sua irmã gêmea. Apesar de ter sido muito criticado pelos fãs da série, pelo fato do personagem original ser loiro, inglês, viver na Inglaterra e usar um sobretudo bege (fisicamente ele foi pensado no cantor Sting) e no filme ele é americano, vive em Los Angeles, tem os cabelos castanhos e usa um casaco preto, porém mesmo assim foi um sucesso de bilheteria.

Colaboração : Paulo Ka (The K Theory)