Martin Mystere


Martin Mystère é uma série de de história em quadrinhos italiana criado em 1982 por Alfredo Castelli, roteirista italiano renomado de outras obras da Sergio Bonelli Editore, como Zagor e Mister No.

Em 2003, Martin Mystère recebeu uma adaptação para desenho animado intitulado Martin Mystery, produzido pelo estúdio francês Marathon.

Enredo

Martin Mystère é um arqueólogo e uma proposta de banda desenhada que aposta não no filão da aventura clássica, mas no filão da aventura mais culta, visto que cada número é rico em notícias e curiosidades históricas, geográficas, antropológicas e sociológicas.

Martin Mystère é um verdadeiro "tudólogo": é laureado em antropologia, fez diversas especializações (arqueologia, história da arte, cibernética) e é também um profundo conhecedor da chamada "cultura de folhetim", Martin adora deixar seus interlocutores espantados com sua sabedoria, mas é uma personagem que está longe de ser um pedante ou vaidoso acadêmico.

Por um certo período viveu em um monastério tibetano, onde aprendeu diversos segredos esotéricos e ganhou o místico "terceiro olho". Seus estudos e pesquisas seguem por caminhos costumeiramente esnobados e ridicularizados pela ciência oficial.