Zagor

Zagor é uma personagem de Banda Desenhada (de história em quadrinhos), criado em 1961 e originalmente publicada na Itália. Zagor é um personagem de western que habita na lendária Floresta de Darkwood e atua nas aventuras com seu inseparável amigo Chico.

Breve História

O nome Zagor é uma abreviação de Za-gor-te-nay, ou seja, "O espírito da machadinha". Ao perder seus pais passou a dedicar sua vida à defesa da paz e da ordem na imaginária floresta de Darkwood, situada na parte oriental dos Estados Unidos. Zagor possui extraordinários reflexos e dotes atléticos e é extremamente hábil no uso de sua machadinha. Os seus feitos, além da impressão causada por suas vestes e por seu grito de guerra (um característico "AAHHYAAKK!") o fazem ser considerado pelos índios como uma espécie de semi-deus enviado por Manitú. O ambiente das histórias é o velho oeste, mas Nolitta inseriu alguns elementos fantásticos, assombrações, ficção científica, e coisas do gênero. O verdadeiro nome de Zagor é Patrick Wilding (conforme os leitores italianos puderam constatar ao ler o Zagor Speciale n.7 (A Lenda de Wandering Fitzy), Zagor n.5 pela Mythos).

Por quê o codinome "Espírito da Machadinha"? Porque Zagor habitualmente combate usando como arma uma espécie de machadinha (na verdade, um tomahawk) feita de pedra com cabo de madeira. Não obstante traga uma pistola na cintura, geralmente evita usá-la, preferindo lutar com as chamadas armas brancas ou com as mãos nuas.

Pronúncia

Como se pronuncia a palavra "Zagor"? É interessante notar a pronúncia do nome do personagem: se fosse uma palavra brasileira, seria Zagôr. Em Portugal pronuncia-se Zágór. Mas como na Itália, seu país de origem, é Zágor, pressupõe-se correto pronunciar o nome deste herói com a primeira sílaba do nome mais forte.

Fonte Wikipédia