Jonah Hex


Jonah Hex é um personagem fictício de quadrinhos do gênero Western. Criado por John Albano e Tony DeZuniga, seus direitos pertencem a DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez em All-Star Western #10, 1972.

Jonah é um pistoleiro caçador de recompensas. Do tipo anti-herói, sua face direita é toda deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas. Ele usa um uniforme dos soldados confederados (Guerra Civil Americana), o que o torna ainda um figura desagradável para seus conterrâneos nortistas que venceram a guerra.

Hex possui uma postura cínica, similar ao Pistoleiro sem nome, e sua roupa confederada lembra Josey Wales, ambos conhecidos personagens de filmes de Western interpretados por Clint Eastwood nos anos 60/70. O cowboy Wales, que surgiu no cinema em 1976, também lembra Hex por ter uma cicatriz no rosto, em decorrência de ter sido golpeado por uma espada de um vilão anti-sulista.

Jonah é filho de prostituta, luta contra o alcoolismo e viajou por toda a América (inclusive Latina) e chegou até a China. Foi casado e teve um filho. Foi desfigurado por um chefe Apache, que usou a machadinha para fazer em seu rosto "A marca do demônio". Em 1904 Jonah é morto durante um jogo de cartas (antes disso, ele foi transportado ao futuro para uma série de aventuras de ficção científica).

Como vilões Hex enfrenta principalmente Quentin Turnbull. É o pai do melhor amigo de Hex, Jeb Turnbull. Quentin culpa o pistoleiro pela morte do filho na Guerra Civil. Ele é um ator que se denomina Camaleão, e usa seus disfarces para tentar se vingar de Hex.

Outro inimigo é El Papagayo, um bandido mexicano. Na primeira história, Hex, enganado pelo Camaleão, se infiltrou no bando do mexicano para prendê-lo. Depois disso os dois voltariam a se defrontar várias vezes.

Algumas datas da história de Hex, colhidas em referências nas diversas aventuras:

* 1 de novembro de 1838: Jonah nasce
* Junho de 1848: A mãe de Jonah foge com um vendedor
* 1853: Jonah salva o chefe de uma tribo de um puma. O chefe em gratidão adota Jonah como seu segundo filho.
* 1854: Jonah é traido por seu irmão e capturado por escravistas. Ao conseguir escapar, ele não retorna a tribo.
* 1859: Jonah fica noivo de Cassie Wainwright, mas ela morre num ataque de índios
* 1863: Jonah se rende as forças da União em Fort Charlotte. O pelotão de Jonah é capturado e massacrado durante uma tentativa de fuga (episódio similar mostrado em The Outlaw Josey Wales). Jonah é acusado de traição pelos companheiros.
* 1866: Jonah encontra seu irmão índio e o confronta em uma luta de machadinhas. Jonah mata seu irmão, mas é punido pelos outros índios que desfiguram sua face.
* 1875: Jonah casa com Mei Ling e promete deixar de ser um caçador de recompensas e pistoleiro.
* 1876: Nasce o filho de Jonah, Jason. Um mês depois Mei Ling pega Jason e deixa Jonah.
* 1904: Jonah é morto por George Barrow.

Jonah Hex apareceu ainda em Crise das Infinitas Terras (revista #3, 1985). Depois disso, em um evento bizarro, ele foi transportado para o século XXI, uma era pós-apocalípticia do tipo Mad Max (algumas histórias foram publicadas pela Editora Abril no Brasil).

Jonah Hex apareceu em três mini-série do selo Vertigo durante os anos 90. Escritas por Joe R. Lansdale e desenhadas por Tim Truman. Derivada para o western-horror, enfrenta zumbis e espíritos malígnos

Em 2005 começa uma nova série de Jonah Hex, escrita por Justin Gray e Jimmy Palmiotti, com participação de Luke Ross. Jonah Hex continua a aparecer em várias revistas da DC Comics