Darkseid


Darkseid é um supervilão de quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Seu nome é um anagrama para dark side (lado negro, em inglês). Criado por Jack Kirby para ser o principal inimigo dos Novos Deuses, com o tempo foi, assim como Brainiac, se tornando um rival tradicional também do Superman.

Ele rege o mundo distópico de Apokolips, que vive um prolongado período de paz armada com o planeta rival Nova Gênese. Sua primeira aparição ocorreu em Superman's Pal Jimmy Olsen 134 (novembro de 1970).

Quando chegou o dia de Ragnarok, os velhos deuses morreram, e o mundo em que viviam foi dividido em dois. Um dos planetas formou uma raça de deuses bons e se chamou Nova Gênesis. O outro mundo se chamou Apokolips e gerou uma nova raça de deuses malévolos. Foi em Apokolips que nasceu Darkseid, que logo se tornou o governador de todo o planeta. Darkseid tornou-se obcecado pelo poder após perder o único amor de sua vida, Suli, que foi morta pela Rainha Heggra, a própria mãe de Darkseid. Ela acreditava que o amor pudesse corromper seu filho. Com a morte de Suli, Darkseid matou dentro de si qualquer tipo de emoção, não permitindo que ninguém jamais se aproximasse dele novamente. Foi por causa disso que ele voltou-se para a escuridão.

Darkseid nem sempre apresentou sua pele rochosa e poderes semidivinos. Ele era anteriormente chamado de Uxas e tinha aparência humana como a vasta maioria dos Novos Deuses. Seu irmão mais velho, Drax, planejava clamar para si a misteriosa Força Ômega e se tornar Darkseid, mas iria utilizar seus poderes a fim de trazer a paz a Apokolips. Uxas o matou antes disso e adquiriu a Força Ômega para si. Adotando o nome de um deus apócrifo, Darkseid, Uxas governa Apokolips desde então.

As primeiras incursões de Darkseid na Terra aconteceram quando ele enviou agentes em busca da Equação Antivida, que lhe daria poder para dominar tudo aquilo que desejasse. A busca da equação fez com que Darkseid entrasse em guerra com os Novos Deuses e também contra os heróis da Terra, já que ele estava raptando humanos que pudessem guardar em seu subconsciente a Equação Antivida.

Ele procurava a equação na cabeça das pessoas e primeiramente na cabeça do Sr. Milagre, Scott Free, que é o filho adotivo dele. Scott Free é na verdade filho do Izaya, O Pai Celestial, antagonista do Darkseid, e foi trocado com Órion, o verdadeiro filho do Darkseid, como um tratado de paz entre Apokolips e Nova Gênese. Nunca ninguém viu ou soube o que era a equação, foi uma brecha que Jack Kirby deixou.

Muito mais tarde, Jim Starlin fez a minissérie Odisséia Cósmica, na qual ele se propôs a dar um fim no mistério da equação. Ele criou a Equação Antivida como sendo uma entidade superior, um deus, de poderes inimáginaveis. Darkseid nesta história encontra a tão procurada equação com a ajuda de Etrigan, Izaya e Metron. Porém, nem sonhando ele poderia dominá-la; ele acabou conformando-se com a morte diante da criatura, e teria morrido se o Sr. Destino não o tivesse salvado do local.

Dakseid já confrontou diversas vezes a Liga da Justiça, Superman e os Novos Deuses. Ele é responsável pelo evento conhecido como Lendas e também responsável pela morte de Eric Strauss, um dos hospedeiros do Sr. Destino.

Darkseid é capaz de disparar uma poderosa rajada incinerante dos olhos, o efeito ômega. Diferente da maioria dos poderes do gênero (como a visão de calor do Superman) ele não precisa dispará-lo em linha reta, podendo mesmo mudar sua direção no meio do caminho, fazendo complicadas curvas e desvios. Essa rajada tem o efeito de desintegrar, alterar a matéria, curar, teleportar ou dispersar através do tempo (viagem no tempo), de acordo com a vontade de Darkseid. Se Darkseid quiser, alvos desintegrados podem ser ressuscitados mediante um novo uso da rajada. Esse poder é alimentado pelo misterioso Elemento X, que Darkseid absorve dentro de seu corpo. O poder falha se a quantidade da substância é insuficiente.

Darkseid possui super-força e resistência capazes de rivalizar com Superman. Ele também é capaz de criar vida a partir do próprio poder. Como todos os Novos Deuses, Darkseid não envelhece segundo os padrões normais e tem centenas de anos. Ele é um dos poucos Novos Deuses malignos que foram capazes de adotar uma Caixa Materna. Sua inteligência também é sobre-humana e é um grande cientista e estrategista. Isso sem falar na imensa quantidade de seres superpoderosos que o servem; é muito díficil passar até mesmo por eles. Muitos dos integrantes do Esquadrão Suicida morreram para os Parademônios de Darkseid.

Darkseid também já foi capaz de abrir um portal que trocou o planeta Daxam de lugar com Apokolips, durante a chamada Saga das Trevas Eternas. Os daxamitas, sob o efeito do sol amarelo, ganharam poderes em níveis kryptonianos (Detalhe: Darkseid havia dominado a mente de todos os três bilhões de daxamitas. Não é claro se Darkseid possui atualmente essa habilidade, pois a história se passa no futuro. É provavel que, naquele ponto de tempo, o século XXX, Darkseid já tivesse domínio sobre a Equação Antivida. Ao que parece mais provável, o tirano conseguiu absorver os poderes de Mordru e Senhor do Tempo, dois inimigos da Legião dos Super-Heróis, sendo o primeiro um poderoso mago e o segundo uma entidade do tempo.)

Darkseid, segundo uma antiga profecia, está destinado a ser morto por seu filho Órion.