Jubileu - Jubilation Lee


Jubileu (Jubilee em inglês) é o alter-ego de Jubilation Lee, uma personagem de história em quadrinhos da editora Marvel Comics. A primeira aparição de Jubileu foi em Uncanny X-Men número 244 de agosto de 1989.

De certa forma, seu papel nas histórias dos X-Men era substituir o lugar que Kitty Pryde ocupou durante os anos 1980 de ícone adolescente. Tanto uma como a outra criaram laços com Wolverine. Mesmo a saída dessas duas personagens do grupo foi parecida: considerou-se que Kitty estaria melhor com mutantes de sua idade e foi transferida para os Novos Mutantes; Jubileu também foi transferida, para a Geração X, e também por ser jovem. Sua característica principal era o humor sarcástico juvenil, que davam uma leveza para os momentos mais sérios, e sempre apareciam de forma natural, como em X-Men #72 da editora Abril quando ela conhece o professor e diz: "Grande coisa, é só um velho careca. Do jeito que o veteranos falam, achei que fosse mais. "Essa atitude também contribui para que a personagem seja tão odiada entre os fãs de X-Men.

Durante sua época nos X-Men, Jubileu usava shorts e um sobretudo amarelo. Seus traços mais característicos eram o cabelo curto e os enormes óculos escuros cor-de-rosa. Quando foi para a Geração X adotou o uniforme padrão do grupo e deixou o cabelo crescer.

Atualmente ela participa da equipe dos Novos Guerreiros, após perder seus poderes e agora ela usa o codenome de Wondra e luta somente com suas habilidades ensinadas por seu parceiro Logan.

Seu poder mutante é o de produzir descarregar energia plásmica ("fogos de artifício") que são projetados de suas mãos. Essa energia é comandada mentalmente por ela até o local onde deva ir e o momento em que deve explodir, ela pode fazer com que seja um ataque energético, cegante ou apenas ilumine.

Fonte : Wikipédia