Lucky Luke


Lucky Luke é uma série de banda desenhada ou história em quadrinhos, de origem franco-belga, ambientada no Velho Oeste americano e criada em 1946 por Morris.

Depois de Tintim e de Asterix, Lucky Luke é a série mais popular e a mais vendida entre o género na Europa. Facto curioso é o de que foram publicadas poucas aventuras deste herói em idioma inglês.

Parte parodia, parte tributo ao mítico Oeste Selvagem, os álbuns foram ilustrados pelo belga Morris aliás, Maurice de Bévère, em 1946 (1923-2001). O guião das primeiras edições da série é da autoria de René Goscinny (1926-1977), famoso criador de Asterix. Após a morte de Goscinny, vários se alternaram na tarefa de criar guiões para os novos álbuns.

Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, mas a partir de 1983 Morris decidiu substituir o mesmo por uma palha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), recebendo a 7 de Abril de 1988 em Genebra uma medalha, pelas jornadas mundiais sem tabaco .

Em muitos álbuns, Lucky Luke encontra-se com heróis não fictícios do Velho Oeste como Calamity Jane, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean entre outros. Foi publicado em inúmeros idiomas.

Personagens

* Lucky Luke - O cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, enfrenta em todas as suas aventuras o crime e a injustiça.
* irmãos Dalton - Inimigos recorrentes de Luky Luke, complectamente broncos (em ordem crescente em altura e estupidez), Joe, Jack, William e Averell.
* Jolly Jumper - “O cavalo mais esperto do mundo”. O cavalo de Lucky Luke, .
* Rantanplan - “O cão mais estúpido do universo”. Um cão que acompanha muitas vezes, Luky Luke e Jolly Jumper,

Filmes e televisão

No início dos anos 90, foram lançados 2 (dois) filmes e uma série de televisão, com Terence Hill no papel de Lucky Luke. Em 2004 houve um filme chamado Les Dalton, com Til Schweiger no papel do famoso cowboy.






Fonte : Wikipédia