Asa Noturna - Dick Grayson

Asa Noturna é um codinome usado por um número considerável de super-heróis da DC Comics, sempre ligado ou ao Batman ou ao Superman. Atualmente, é Dick Grayson quem adota esse codinome.

Superman

Num período anterior à Crise nas Infinitas Terras houve uma história em Superman, Vol.1 #158(Janeiro de 1963) em que Superman, numa aventura à cidade engarrafada de Kandor ao lado de Jimmy Olsen, adotou, pela primeira vez, o codinome "Asa Noturna".

Uma vez dentro de Kandor, Superman ficava sem poderes, e acabou, devido à um mal-entendido, sendo considerado um fora-da-lei. Para proteger-se e também proteger Jimmy, decidiu adotar uma segunda identidade, inspirado em Batman e Robin. Surgiram aí Asa Noturna (Superman) e Flamejante (Jimmy).

A idéia seria retomada, no pós-crise, apenas em 2001, na edição #111 da revista Superman: The Man of Steel, aonde Superman e Lois Lane, ao viajar para uma cidade kryptoniana, adotaram para si os nomes "Asa Noturna" e "Flamejante".

Van-Zee

Numa história publicada em 1977, um primo de segundo grau de Superman chamado Van-Zee tomou para si a alcunha de Asa Noturna. Várias aventuras dele sob esse codinome foram publicadas, em geral no título Superman Family.

Dick Grayson

Uma vez que Superman não mais poderia ficar em Kandor, dois Kandorianos chamados Van-Zee e Ak-Var adotaram as identidade de Asa Noturna e Flamejante. Eventualmente, encontraram-se com os heróis que lhe serviram de inspiração, Batman e Robin, numa aventura que ficaria para sempre na mente do Menino Prodígio.

Com o tempo, Dick Grayson não mais se sentia confortável no papel de "ajudante mirim" de Batman, e acabou por se emancipar. Na hora de adotar um novo codinome, relembrou da aventura em Kandor. Nasceu aí o Asa Noturna mais conhecido.

Após a Crise nas Infinitas Terras, essa ligação não mais existiu. Ao invés dessa história de Kandor, a versão oficial assumiu que Asa Noturna era, na verdade, uma lenda urbana de Krypton, que Dick veio a conhecer após uma conversa com Superman.

Houve grandes mudanças no grupo, assim como na vida do Dick: ele sofreu lavagem cerebral do capanga do Irmão Sangue; sentiu-se traído por Batman, quando Jason Todd tornou-se o segundo Robin; quase se casou com Estelar; viu o grupo ser, novamente, caçado pela Sociedade Gnu e por Jericó; acompanhou e treinou Tim Drake, para tornar-se o novo Robin (após a morte de Jason).

Mudanças

Por não concordar com o envolvimento da equipe com o governo, Dick abdica da liderança dos Titãs, deixando Roy na liderança; conseguiu reconquistar o relacionamento com Batman; tornou-se o protetor de Blüdhaven; juntou-se novamente aos Titãs e iniciou um relacionamento amoroso com Bárbara Gordon.

Após a morte de Donna Troy, Dick decidiu não trabalhar ao lado de pessoas queridas. Contudo, depois de muita insistência, ele aceitou o convite de Roy Harper para que se juntasse aos Renegados. Mas, o grupo também sofreu mudanças e baixas, fazendo com que Dick deixasse o time.

Com Blüdhaven destruída (eventos em Crise Infinita), Dick se mudou novamente para Nova York, onde se tornou curador de um Museu.

Família Unida!

Após a batalha entre os Titãs e os Titãs do Leste, Cyborg deixou os Novos Titãs em São Francisco e decidiu reconstituir a Ilha Titã em Nova York. Um novo edifício foi construído para abrigar o grupo que Vic aspirava reunir. Desejando criar um time com heróis experientes supervisionando jovens heróis, Victor convidou todos os antigos Titãs como Asa Noturna, Donna Troy, Estelar, Rapaz-Fera, Ravena, Arqueiro Vermelho e Flash para unirem-se a ele, mas todos estavam ocupados cuidando de suas próprias vidas.

Embora Cyborg tenha classificado o novo time como um esquadrão, um novo grupo de Titãs foi formado: Anima, Vulcão, Rapina e Columba, Lagoon Boy, Poderoso e Pequena Barda. Durante uma sessão de treinamento, esses Titãs foram terrivelmente atacados por um inimigo desconhecido. Sentindo a presença de seu pai, Ravena procurou seus antigos amigos para ajudá-la. Após uma breve investigação, os Titãs descobriram que o responsável pelos ataques eram outros filhos de Trigon - Jacob, Jesse e Jared. Após uma batalha onde não houve vencedores, Asa Noturna decidiu ficar novamente junto com os Titãs na Ilha Titã em Nova York.

Homem-Morcego

Durante os eventos de Crise Final, Bruce Wayne, o Batman, acabou perecendo em uma batalha contra Darkseid. Assim que o Homem-Morcego sumiu das ruas de Gotham City, a cidade entrou em colapso, uma vez que vários vilões e criminosos tomaram a cidade. Assim, começou uma disputa para o manto do Morcego. Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake passaram por eventos que acabaram elegendo Dick Grayson como o novo Batman e, como consequencia, Damien tornou-se o novo Robin, o que deixou Tim indignado. Com isso, o jovem herói assumiu a identidade de Robin Vermelho e, acreditando que Bruce esteja vivo, passou a viajar o mundo em busca de seu mentor e pai adotivo.

Durante a batalha final entre Dick e Jason, este último acabou despencando em um rio de Gotham City, deixando em dúvida seu destino.

Fontes : Wikipédia
             Torre Titã