Asterix


Asterix (português brasileiro) ou Astérix (português europeu), (em francês: Astérix) é o protagonista da série de banda desenhada franco-belga Asterix, o Gaulês, criado em 1959 por René Goscinny e Albert Uderzo. Seu nome vem de astérisque, asterisco em francês.

Asterix é um guerreiro gaulês, que no ano 50 A.C. vive numa aldeia da Armórica que resiste bravamente á ocupação de Júlio César e o Império Romano. Essa aldeia tem um druida, Panoramix, que prepara uma poção mágica que dá força sobre-humana.

Filho de Astronomix e Pralina, Asterix nasceu no mesmo dia que seu melhor amigo, Obelix (embora em Obélix e Companhia se comemore apenas o aniversário de Obelix). Ele é pequeno porém corajoso, e um dos mais sábios e sãos habitantes da aldeia (conhecida por "aldeia dos loucos"), e por isso geralmente é designado para missões. Sua idade não fora determinada, embora apenas se saiba que ele não participou da batalha de Alésia.

Asterix é solteiro, e embora não tenha sido introduzido um interesse romântico para ele (ao contrário de Obelix, apaixonado por Falbala), o gaulês aparecera por duas vezes afetado por um beijo, por Falbalá em Asterix Legionário e por Latraviata em Asterix e Latraviata.

Uma característica marcante do visual do personagem é seu capacete alado, com as asas alterando-se junto com o humor do personagem.

Fora interpretado no cinema por Christian Clavier (2 filmes) e Clovis Cornillac (um filme). Asterix é dublado em francês por Roger Carel. No Brasil, Carlos Silveira faz o personagem (exceto em Astérix et les Vikings, por Rodrigo Scarpa).

Fonte : Wikipédia