Capuz Vermelho

 Capuz Vermelho (Red Hood em inglês) é o codinome usado por alguns personagens fictícios da DC Comics, os principais sendo dois inimigos do Batman.

Primeiro Capuz Vermelho

O Capuz Vermelho original apareceu pela primeira vez em Detective Comics #168, na história "The Man Behind a Red Hood". Vilão esse que nunca teve a identidade revelada, nem mesmo se sabe se era a mesma pessoa que utilizava a roupa em todos os casos. Na história original, escrita por Bill Finger, o homem que mais tarde se transformaria no Coringa foi um dos homens que usou o manto do Capuz.

Nesta versão, ele era um bandido sentenciado apelidado de Capuz Vermelho. Sua fantasia consistia em um grande capuz e uma capa na cor vermelha. Ele tentara roubar uma fábrica química mas seus homens fugiram e de repente ele se viu cercado por Batman e Robin. Tentando escapar, ele caiu em um tonel cheio de produtos químicos e conseguiu ficar em liberdade, sobrevivendo por causa de um aparelho construído em um capacete especial. As toxinas o desfiguraram permanentemente, mudando o seu cabelo para cor verde, a pele branca e os lábios vermelhos. Após se ver assim, ele ficou louco e tornou-se o Coringa.

A versão de Alan Moore para a graphic novel "A Piada Mortal" altera alguns elementos da versão de Finger. Em vez de um criminoso desde o começo, o homem que se tornaria o Coringa era um comediante fracassado na versão de Moore. Ele aceita participar de um assalto como o Capuz Vermelho apenas para sustentar a esposa grávida[2]. O desfecho do personagem, entretanto, é praticamente o mesmo: perseguido pelo Batman (Robin não aparece em "A Piada Mortal"), o Capuz Vermelho cai em um tanque de produtos químicos e tem sua fisionomia alterada, perdendo sua sanidade mental no processo. Em meio a essas lembranças do passado, o Coringa atual atira em Barbara Gordon, deixando-a paraplégica.

Segundo Capuz Vermelho

Um novo Capuz Vermelho aparece na Batman: Under the Hood em aventuras do Batman escritas por Judd Winick. Jason Todd, o ex-Robin morto pelo Coringa, em Morte em Família, ressurge e é revelado como o novo Capuz Vermelho. Sua estréia culmina com um fatídico confronto com aqueles que ele considera ter-lhe injustiçado. Ele bate no Coringa com um pé-de-cabra (repetindo a forma como o vilão lhe tinha torturado antes de o matar com uma bomba). E mais tarde ele o rapta.

O novo Capuz Vermelho assume controle sobre diversas gangues em Gotham City e começa uma guerra contra um homem chamado Máscara Negra pelo domínio dos territórios. Ele tenta limpar a cidade da corrupção, enfrenta o comércio ilegal de drogas e a violência das quadrilhas, mas sempre agindo de uma forma violentamente anti-heróica. Durante a saga Silêncio o novo Capuz Vermelho lutou contra o Batman e outros heróis aliados, incluindo a novo Robin, Ônix e o Arqueiro Verde.

Versões alternativas

Reino do Amanhã

Diferente do Coringa e Jason Todd, esta Capuz Vermelho apareceu na série Reino do Amanhã como Lian Harper, filha do super-herói Roy Harper e da vilã Lince. No caso desta personagem especificamente, o nome também é uma referência (pela semelhança visual) à personagem de contos de fadas Chapeuzinho/Capuchinho Vermelho.

Capuz Vermelho da Terra 2

Em uma entrevista para o Infinite Crisis, Jeanine Schaefer afirma que Geoff Johns tinha outro plano para o Capuz Vermelho: a reintrodução como o Jason Todd no universo da Terra 2. Schaefer disse:

"Bem, a idéia do Geoff era a volta do Capuz Vermelho como Jason Todd da Terra 2. Então, ele estaria sendo este miúdo, que quis ser parceiro do Batman. Ele vai para a Batcaverna, e a primeira coisa que ele faz é acessar os bat-computadores ... Batman é assassinado. E assim ele usa o uniforme do Bruce e toma o seu lugar como combatente do crime. Foi falado ainda uma relação com o Exterminador".

Uma versão animada do personagem aparece no final de Batman Adventures # 8. Foi concebido como parte de uma subtrama a ser desenvolvida mais tarde. Mas o cancelamento da série impediu esse rumo. A dupla criativa (Dan Slott e Ty Templeton) por detrás da história ainda esperam uma chance para retomá-la, pois tem sido afirmado que o Capuz Vermelho é crucial para o Universo da DC Animated.

Fonte : Wikipédia