Raio Negro - Roberto Sales

 Raio Negro é um super-herói brasileiro criado em 1964/1965 por Gedeone Malagola (autor também do Homem Lua), cuja origem é parecida com a do Lanterna Verde da Era de Prata (que ainda não havia sido lançado no Brasil). É considerado um dos super-heróis brasileiros mais bem sucedidos e famosos. Estreou em gibis em 1965 pela GEP (Gráfica Editora Penteado) de Miguel Penteado.

História em Quadrinhos

Teve início em 1965 e durou 13 edições consecutivas pela Gráfica Editora Penteado. Todas desenhadas e roteirizadas por Gedeone Malagola, exceto a # 13 que teve Edmundo Rodrigues como ilustrador. Além das 13 edições contou com uma almanaque e edições especiais ainda pela GEP. Em 1982 ganhou uma edição especial de 100 páginas pela editora Grafipar do estado do Paraná. Já em 1989, pela Editora Phenix, ganhou uma edição com história inédita. Em 2005 participou de um crossover com o super-herói Cometa de Samicler Gonçalves na versão brasileira da Revista Wizard editada pela Panini Comics. Agora, mais recentemente, foi lançado por José Salles na Jupiter 2 ex-SM Editora uma publicação (Raio Negro Super-Herói #1) independente contendo hqs clássicos de personagens de Malagola: Raio Negro, Home Lua e Hydroman.

História

Tenente Roberto Sales é um piloto da FAB e é enviado da Barreira do Inferno ao espaço numa missão secreta em voo orbital. Encontra e é capturado por um disco voador. No interior da nave está um ser agonizante chamado Lid, oriundo do planeta Saturno. A espaçonave tinha sido atingida por um meteoro. Roberto Sales recebe as instruções do alienígena e consegue desviar a nave e chegar até Saturno. Recebe como recompensa de Lid (por ter arriscado a vida para salvar a do alienígena) o anel de luz negra feito com a energia magnética de Saturno que contém super-poderes, e, finalmente, volta à Terra, prometendo só usar o anel para o bem, assumindo uma nova identidade para combater os criminosos. Roberto namora Marajoara Campos, filha do Coronel Campos. Seu principal inimigo é o Capitão Op art , seu nome verdadeiro é Duarte Rodrigues, cientista especializado em robótica, formado na Alemanhã, que foi afastado das Forças Armadas por desiquilíbrio mental. Op-Art é inspirado fisicamente em Gedeone. O nome Op art é uma alusão ao movimento artístico homônimo , por conta do vilão usar ilusões psicodélicas para atacar seus inimigos.

Características

* Traje todo prêto
* Botas e luvas douradas
* Visor Dourado
* Anel oriundo de Saturno

Poderes concedidos pelo anel

* Superforça
* voo
* supervelocidade
* raios de energia que saem do anel

Fonte : Wikipédia