Robin - Dick Grayson

Richard John "Dick" Grayson é um dos muitos super-heróis da DC Comics. Foi o primeiro ajudante que Batman teve, e chegou à, anos mais tarde, ser adotado pela identidade secreta do herói, Bruce Wayne. Foi o primeiro dos quatro personagens que já usaram o nome Robin, antes de se tornar o Asa Noturna.

O personagem foi criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson em 1940, mas a persona de Asa Noturna foi desenvolvida por Marv Wolfman e George Perez em 1984.

Era de Ouro - Robin da Terra 2

Dick Grayson era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de "Os Graysons Voadores". Um gangster chamado Tony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, uma noite Dick não consegiu dormir e sentou-se de costas para o relógio do Batman, quando de repente Alfred saiu de trás do relógio e o deixou aberto, Dick entrou na Bat-Caverna e escutou um som de motor, era o Batman chegando o pequeno Dick ficou assustado,quando Dick foi sair dali o Batman logo perceu que não estava sozinho e viu Dick, o mandou parar, Dick logo percebeu que Batman era Bruce Wayne.

Quais histórias eram deste Robin?

Praticamente todas as histórias em que apareciam Robin desde sua criação nos anos 40 até meados dos anos 50 eram do Robin da Terra 2. Após este período, só o veríamos novamente, já adulto, em Justice League of America #?, em 1967, quando pessoas comuns estavam ganhando superpoderes de estranhos cristais, e usando-os para o mal. Robin acabava de ser aceito nas fileiras da Sociedade da Justiça, e foi investigar o caso com o grupo. A partir daí, só veríamos o Robin da Terra 2 esparsamente, em aventuras conjuntas da Liga da justiça e da Sociedade da Justiça, e em aventuras da Caçadora original (Helena Wayne). Quando Coringa da Terra 2 havia fugido da prisão, este Robin ajudou a Caçadora a captura-lo por vestir-se de Batman (O Batman da Terra 2 já estava morto; o choque de ver seu inimigo vivo distraiu o vilão de modo que os heróis puderam sobrepujar o Palhaço do Crime).

Era de Prata (Pré-Crise)

Dick Grayson era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de "Os Graysons Voadores". Um gangster chamado Anthony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo rigorosamente, focando-se principalmente no ensino de várias artes marciais e técnicas de detetive. Juntos, terminaram as investigações, coletando as evidencias necessárias para levar Zucco à justiça.

Desde sua estréia em 1940 até 1969, Robin ficou conhecido como "O Menino Prodígio". Entretanto, conforme ele cresceu, terminou o ensino obrigatório e matriculou-se na Universidade Hudson. Durante esse período, Robin continuou sua carreira como um "Jovem Prodígio", nos anos 70 e início dos 80, década em que o personagem foi descoberto por uma nova geração de leitores por causa do sucesso de Novos Titãs, série na qual ele deixa completamente a sombra de Batman e assume a identidade de Asa Noturna.

Asa Noturna

Uma vez que Superman não mais poderia ficar em Kandor, dois Kandorianos chamados Van-Zee e Ak-Var adotaram as identidade de Asa Noturna e Flamejante. Eventualmente, encontraram-se com os heróis que lhe serviram de inspiração, Batman e Robin, numa aventura que ficaria para sempre na mente do Menino Prodígio.

Com o tempo, Dick Grayson não mais se sentia confortável no papel de "ajudante mirim" de Batman, e acabou por se emancipar. Na hora de adotar um novo codinome, relembrou da aventura em Kandor. Nasceu aí o Asa Noturna mais conhecido.

Após a Crise nas Infinitas Terras, essa ligação não mais existiu. Ao invés dessa história de Kandor, a versão oficial assumiu que Asa Noturna era, na verdade, uma lenda urbana de Krypton, que Dick veio a conhecer após uma conversa com Superman.

Dick Grayson é o novo Batman após a morte de Bruce Wayne na saga Batman R.I.P. Seu parceiro é Damian Wayne, filho de Bruce com Thalia Al Ghul, escolhido para substituir Tim Drake como Robin, o que o enfurece. Dick revela que escolheu Damian para ser o novo robin porque ele julgou que ele precisava de orientação, já que ele via Tim de igual para igual, e não queria que ele fosse um mero ajudante.

Batman

Após a Batalha pelo Manto, Dick assume a identidade de Batman, mudando a postura que Bruce usava quando era o Batman. Tornando-se mais ativo, mostrando-se mais que seu mentor para os criminosos e a população. Isso permitiu que ele pudesse coletar e condenar criminosos com mais facilidades que na época de Bruce, mas alguns vilões perceberam a mudança de atitude, como o Charada e o Duas-Caras. Sua relação com Damian também é conturbada, pois o garoto mostra-se arrogante, dizendo a Dick que se não aguentava substituir seu pai, que desse a roupa para ele. Dick espera que consiga mudar a atitude do garoto, impedindo assim dele voltar a matar.

Em Noite Mais Densa, ele é alertado por Alfred de que o túmulo de Bruce foi profanado, assim os pais do Batman original. Desafiador tenta contatar Batman, para ajudá-lo, alertando que os mortos haviam se levantado através do anéis dos Lanternas Negros. Ele checar o cemitério dos pais de Tim, descobrindo que também foi profanado, pedindo que Tim retornasse a Gotham para ajudar. Ele vê no céu o bat-sinal ligado com corpos por cima. Ele se prepara com equipamentos que Bruce preparou para enfrentar mortos vivos, equipando-se com lança-chamas. Ele chega ao departamento de polícia de Gotham, conseguindo chegar a tempo de salvar Gordon e Bárbara. Ele descobre que apesar de destruirem os corpos, eles se regeneravam, sendo quase que indestrutíveis. Tim chega com um avião, conseguindo levar todos para dentro. Porém o grupo é interceptado pelos pais ressucitados de Dick e Tim. Dick faz uma aterrisagem forçada, e manda Damian levar Gordon e sua filha para um lugar seguro e pede que Desafiador encontre-se com Jason Blood, para que trouxesse o demônio Etrigan, já que o fogo podia ao menos atrasá-los. Dick e Tim então revivem o momento da morte de seus pais, o que os leva a um estado de fúria incotrolável, pois os assasinos de seus pais também tinha sido ressucitados, e zombavam daquele momento. Os Lanternas Negros, que esperavam que os orfãos atigissem um estado de emoção pura, vê que aquele era o momento de absorverem a vida deles. Prestes a serem mortos, desafiador chega controlando o demônio Etrigan, que salva a vida dos dois. Dick envia uma messagem para Damian enviar uma das pistolas do Sr. Frio. Quando chega, Dick congela Tim e depois a si próprio. Os Lanternas, não conseguindo detectar nenhum sinal de vida, partem, e Desafiador entrar nos corpos dos dois para salvá-los. Dick decide usar o que aprendeu essa noite para enfretá-los amanhã.

Poderes e habilidades

Como seu mentor, Dick não possui poderes, mas as habilidades físicas e mentais de uma pessoa submetida a diversos tipos de treinamento. Também é um acrobata nato, com um estilo de luta que utiliza muitas acrobacias, sendo considerado não tão forte quanto Batman, porém mais ágil que ele. Também possui habilidades de liderança, tendo liderado os Titãs, os Renegados e até mesmo a Liga da Justiça. Ele esforça-se para manter contato com todos os seus colegas da comunidade de super-heroís, podendo inspirar e unificar todos os membros dela, superando o seu mentor neste ponto.

Fonte : Wikipédia