Robin - Jason Todd

Jason Peter Todd é um personagem ficício que aparece nas histórias em quadrinhos da DC Comics. Jason Todd apareceu pela primeira vez em Batman #357 (Março 1983), e foi criado primeiramente por Gerry Conway e Don Newton.

Biografia

Jason Todd foi o segundo Robin nas histórias em quadrinhos do Batman, depois de Dick Grayson. Em sua primeira aparição, Jason Todd era um acrobata de circo que teve seus pais assassinados pelo vilão Crocodilo. Dick Grayson se sentiu culpado por ter como Robin envolvido os pais de Jason na investigação do paradeiro do vilão e quando o garoto tornou-se órfão, quis adotá-lo, como Batman fizera com ele antes. (A parte final dessa história foi publicada no Brasil pela Editora Panini, na revista Batmam 70 Anos - volume 1 de Agosto de 2009).

Na fase "Pós Crise", Jason Todd era um órfão que foi encontrado por Batman enquanto ele estava tentando roubar as rodas do Batmóvel. Assim que foi visto tentando praticar o crime, Jason foi capturado por Batman, que o amarrou e em seguida o levou para a Batcaverna. Em seguida, Batman descobriu que Jason vivia em uma escola para jovens infratores. Algumas semanas mais tarde, depois de Asa Noturna e Jason provarem seu valor no combate ao crime ajudando Batman a frustar os planos de uma gangue de ladrões, Bruce ofereceu à Jason o posto de Robin.

Ele morreu assassinado pelo Coringa na história de 1988 chamada A Death in the Family ("Uma morte em família") escrita por Jim Starlin, graças a sua baixa popularidade entre os leitores. Outra justificativa foi a de que os leitores queriam que a cronologia oficial do Batman se aproximasse da visão alternativa dada por Frank Miller em sua obra-prima dos quadrinhos O Cavaleiro das Trevas. Nessa minissérie, Bruce Wayne deixou de ser o Batman quando seu parceiro Jason Todd foi assassinado.

Após alguns eventos mostrados em Crise Infinita, Jason viria a ressuscitar posteriormente, assumindo a identidade de Capuz Vermelho e adotando métodos extremamente violentos de combate ao crime, o que o coloca em confronto com o Homem-Morcego. Passou uma época como sósia do Asa Noturna em Nova York. Seu atual paradeiro é desconhecido.

Recentemente foi visto na maxissérie Contagem Regressiva, que é um prelúdio para a saga Crise Final, sendo mostrado que ele viajou pelo multiverso surgido em 52, junto com Donna Troy, o Lanterna Verde Kyle Rayner e o monitor apelidado de "Bob", à procura do Dr. Ray Palmer, o Eléktron, acreditando que ele traria a solução para a crise vindoura.

Quando os três chegaram na Terra-51, Jason encontrou uma versão mais amargurada do Batman,que perdeu o controle logo após a morte do Jason Todd daquela Terra. Ele, durante esse período, assumiu a identidade de Robin Vermelho, quando as tropas do Monarca (Capitão Átomo) invadiram a Terra-51. Jason presenciou a morte do Batman dessa Terra, que estava enfrentando o Coringa, pelas mãos de Ultraman. Jasou acabou por matar o Coringa daquela Terra.

Após esses eventos, Jason retornou para a Terra-1, agora chamada de Nova Terra, onde abandonou a alcunha de Robin Vermelho. Não se sabe o que ele está fazendo atualmente.

Jason Todd é um dos concorrentes ao novo posto de Batman após a minissérie Batman R.I.P na qual Bruce Wayne foi dado como morto e um novo alter ego se tornara o Batman.

Fonte : Wikipédia