Pular para o conteúdo principal

Ciclope - Scott Summers


Scott Summers, mais conhecido pelo seu pseudônimo, Ciclope (Cyclops em inglês) é um personagem estadunidense pertencente ao Universo Marvel Comics. Líder da equipe conhecida como X-Men, foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia nos quadrinhos foi em Uncanny X-Men #1 (1963). É dono de um AC Cobra vermelho.

Biografia Ficcional do personagem

Quando Scott era uma criança crescendo em Anchorage, Alaska, Estados Unidos, seu pai, o major Christopher Summers da Força Aérea dos Estados Unidos, levou sua família em um vôo com seu avião. Ele foi atacado por uma nave alienígena Shi'ar. Enquando o avião caía em chamas, os pais de Scott prenderam-no e a seu irmão mais novo Alex em um pára-quedas e empurraram-nos do avião, na esperança de que eles sobrevivessem. Infelizmente o pára-quedas pegou fogo e Scott bateu a cabeça na aterrissagem. Este acidente causou danos no cérebro de Scott, responsáveis por sua inabilidade em controlar seus raios ópticos, assim como por uma prolongada amnésia sobre sua infância.
Scott perdeu a maior parte de sua infância em um orfanato em Nebraska, estando sujeito a baterias de testes e experimentos pelo diretor do orfanato, Sr. Milbury, um disfarce para o geneticista Sr. Sinistro.

X-Men

Quando tinha 14 anos, ele foi encontrado por Charles Xavier e se tornou um de seus alunos e o primeiro X-Men. Ele logo se tornou o líder de campo da equipe, posição que ele tradicionalmente ocuparia durante anos. Quando os X-Men originais (Anjo, Fera, Homem-de-Gelo, Garota Marvel, e mais tarde Destrutor (seu irmão) e Polaris) decidiram deixar a equipe devido à chegada dos novos X-Men, entre os quais estavam, Tempestade, Colossus, Noturno e Wolverine, Ciclope ficou sentindo que nunca poderia levar uma vida normal, por causa da natureza incontrolável de seus poderes. Ciclope por muito tempo acreditou que seus pais haviam morrido no acidente de avião. Na verdade, eles foram capturados e escravizados pelos Shi'ar. Como um membro já adulto dos X-Men, Ciclope conheceu seu pai, agora conhecido como o Corsário, líder dos Piratas Siderais, um grupo de alienígenas que se opõe ao que eles vêem como a tirania do Império Shi'ar. Muitos anos se passaram antes que os dois soubessem suas verdadeiras identidades.

Ciclope teve um relacionamento de encontros e desencontros com a Garota Marvel durante seu tempo nos X-Men, culminando na trágica morte desta enquanto tentava pilotar uma espaçonave através de uma tempestade solar, seu renascimento como Fênix e seu suicídio na Lua. Ciclope deixou os X-Men por um tempo depois disso, desaparecendo por vários meses até se reunir à equipe contra Magneto. Não muito tempo depois, Ciclope conheceu Madelyne Pryor, uma fabulosa cópia de Jean Grey e eles se casaram. Ciclope e Madelyne tiveram um filho, Nathan Christopher Summers, que mais tarde foi enviado a um futuro alternativo para se tornar o ciborgue Cable.

No entanto, a Garota Marvel original não estava morta. A identidade de Fênix mostrou-se como uma entidade cósmica que tomou seu lugar, deixando-a escondida em um casulo no fundo da Baía Jamaica, onde foi encontrada pelos Vingadores e pelo Quarteto Fantástico. Ciclope deixou sua esposa e filho para voltar para Jean. Ela formou junto com Ciclope e os X-Men originais o grupo X-Factor.

Os demônios Sym e Nastirth corromperam os sentimentos de depressão de Madelyne. Madelyne tentou se vingar de Ciclope por tê-la deixado. Quando foi revelado que ela era um clone criado pelo Sr. Sinistro, apenas para ser uma reprodutora, Madelyne não pôde agüentar e se matou. Scott então voltou ao romance com Jean.

Vários anos depois, Scott Summers e Jean Grey se casaram. Durante a lua-de-mel, eles foram levados ao futuro onde criaram Cable nos primeiros doze anos de sua vida durante a mini-série As Aventuras de Ciclope e Fênix. Após seu retorno, ela assumiu a identidade de Fênix e os dois permanecerem como membros ativos dos X-Men. Porém, na saga Operação: Tolerância Zero, Ciclope foi gravemente ferido, ficando às portas da morte. Para se recuperarem, eles passaram alguns meses no alaska, na casa dos avós de Jean. Algum tempo depois,após retornar à equipe, Ciclope foi fundido com o vilão Apocalipse, mas Jean e Cable o prenderam e separaram-nos, aparentemente matando Apocalipse no processo.

Como uma combinação das influências latentes da mente de Apocalipse e a emergente personalidade Fênix de Jean, ela e Scott foram ficando cada vez mais distantes. Emma Frost, antigamente conhecida como a Rainha Branca, uma vilã que se regenerou e se juntou aos X-Men, tomou vantagem da situação para se aproximar de Scott. Com o disfarçe de aconselhá-lo, ela estava livre para instigar um caso telepático. Seus motivos originais não são claros, mas ela acabou se apaixonando por ele.

Quando Fênix descobriu o caso, ela atacou Emma psiquicamente, mas esta se recusou a dizer o que estava acontecendo. Scott subseqüentemente deixou os X-Men para descobrir o que estava acontecendo em sua vida. Quando ele retornou, Xorn havia atacacado todos os X-Men e revelou ser Magneto; Jean foi assassinada por ele.

Devido à intervenção telepática de Jean em um futuro alternativo, em uma tentativa de que o tal futuro não venha a acontecer, Ciclope e Emma Frost estão envolvidos romanticamente, um fato com o qual vários de seus colegas de equipe não estão muito felizes. Eles atuam como co-diretores do Instituto Xavier para Estudos Avançados. Ciclope também ensina um esquadrão no Instituto chamado Os Corsários, nome que homenageia seu pai.

Poderes

Ciclope é um mutante, possuindo o poder de projetar pura energia concussiva de seus olhos de cor vermelho-rubi. Antigamente se pensava que as suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, ja que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Devido a um ferimento sofrido na infância, estes feixes estão sempre ligados e só podem ser obstruídos fechando seus olhos, ou por uma barreira de quartzo-rubi, de que seus óculos e visor são feitos. A energia que alimenta o feixe é extraída dos raios do sol. As células de Ciclope estão constantemente absorvendo a energia solar e transferindo-a para seus olhos, sendo essa a causa de ele ser imune aos seus próprios poderes. É também imune às ondas de plasma descarregadas por seu irmão Alex que são criadas pela absorção de raios cósmicos.

O visor é projetado para abrir o protetor de quartzo, variando as larguras para permitir que suas rajadas óticas se dispersem livremente quando Ciclope o deseja. Originalmente ele tinha que manipular os controles no próprio visor para lançar rajadas, mas seu traje foi equipado mais tarde com controles em suas luvas para sua própria conveniência. Além disso, o visor tem um mecanismo de mola para voltar à posição fechado se seus poderes falharem. Ele pode absorver a energia de seu ambiente (tal como a luz solar ou um baixo grau de eletricidade) e armazená-la em suas células, metabolizando a energia, e projetando-a como explosões da energia com força concussiva.

A força máxima de explosões óticas de Ciclope é desconhecida mas um exemplo comum é que ele pode "fazer um furo através de uma montanha" e rasgar uma placa grossa de aço-carbono no meio. Durante uma batalha em particular, Scott diz que derrubou Cain Marko (codinome Fanático) com poder suficiente para rachar um planeta pequeno, embora possa estar exagerando.

Ciclope possui também um sentido sobre-humano de consciência espacial, que o permite realizar truques completamente absurdos com suas rajadas óticas, tais como ricochetear um único tiro e destruir cerca de meia dúzia de alvos separados. Este sentido também permite-o entrar em um combate corpo-a-corpo com seus olhos fechados.

Habilidades

Ciclope é perito em pilotar jatos, uma habilidade que parece ter herdado de seu pai. É também implícito que seu senso trigonométrico melhora suas habilidades no ar.
Um mestre estrategista e tático, Ciclope passou a maioria de sua carreira do super-herói como o líder dos X-Men ou do X-Factor e desenvolveu habilidades excepcionais de liderança. É notável que independente de sua atitude geral para com ele, todos os X-Men tendem a obedecer suas ordens na batalha - porque sabem que ele geralmente está certo. Durante os doze anos em que criou Cable no futuro, Ciclope e Fênix, sob os pseudônimos de Magrão e Ruiva Dayspring, ajudaram a organizar uma resistência às regras de Apocalipse, tornando-se líderes da rebelião do Clan.

Ciclope possui também extensivo treinamento em artes marciais e em combate desarmado, sendo faixa preta no Judo e em Aikido. Seu nível da habilidade é suficiente para derrotar seis homens normais com seus olhos fechados e no passado enfrentou inimigos perigosos no corpo-a-corpo como Wolverine,Motoqueiro Fantasma e o magneto.

Relacionamentos

Embora seja visto como o sensível, solitário, Ciclope teve muitos relacionamentos sérios. Uma característica impressionante é o fato de parecer irresistível às mulheres com habilidades telepáticas. Foi casado com Jean Grey e seu clone Madelyne Pryor, que são ambas telepatas de classe Ômega, e sua namorada atual é Emma Frost (pisicologicamente ele tem 949 filhos com emma), uma telepata também. Psylocke, outra telepata, tentou uma vez seduzi-lo.

Namorou também mulheres não-mutantes. Ciclope (durante uma época em que pensou que Jean estava morta) teve um caso com Coleen Wing. Após Fênix se matar na lua, teve alguns encontros com Lee Forrester antes de encontrar Madelyne Pryor.

Ultimate Ciclope

Na continuidade Ultimate da Marvel, Ciclope começa como o escoteiro líder de campo dos X-Men. Seus pais morreram em um desastre de avião, e é um estranho para seu irmão mais novo Alex.

Nos primeiros arcos, era bem parecido com a versão original, como um tímido e solitário que não consegue convidar seu amor Jean Grey para sair. Quando Jean começou um caso com Wolverine, ele ficou tão magoado que se juntou a Magneto, mas voltou aos X-Men a tempo.

Quando Jean deu o fora em Wolverine e começou um relacionamento com Ciclope, ele e Logan tiveram um confronto violento, e o Professor X os enviou em uma missão juntos à Terra Selvagem em uma tentativa de resolver a rivalidade. Wolverine jogou Ciclope de um penhasco em uma tentativa de matá-lo e, por um tempo, Ciclope foi forçado a sobreviver em um ambiente áspero comendo insetos. Quando se reuniu aos X-Men, jogou Wolverine ao chão com uma rajada ótica violenta, mas então deixou claro que a melhor chance de redenção para Wolverine é com os X-Men.
Desde este incidente, Ciclope ganhou muita auto confiança, é o inquestionavel líder de campo dos X-Men e braço direito do Professor X.
 
Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru