Dominó - Neena Thurman


Dominó (Neena Thurman) é um personagem da Marvel Comics, conhecida como a melhor membro da X-Force do ramo dos X-Men. Criado pelo escritor Fabian Nicieza e pelo artista/co-escritor Rob Liefeld, ela primeiramente apareceu inteiramente em X-Force #11 (junho 1992) mas já havia aparecido em Novos Mutantes #98. Ora ela atua como heroína, ora como mercenária.

Origem

A mulher que se tornaria conhecida como Domino foi uma das muitas crianças que nasceram do Projeto Amageddon, o resultado de uma experiência secreta do governo destinada a desenvolver uma arma perfeita mas seu ”poder” não atingiu as metas do projeto. Beatrice, Sua mãe biológica, participava do projeto e a tirou de lá deixando-a com o padre Rudolpho Boschelli na Igreja do Sagrado Coração, em Chicago.

Depois que seus poderes se manifestaram, a jovem finalmente deixou a Igreja e se tornou uma mercenária. Ela podia subconscientemente e psiquicamente, afetar as probabilidades ao seu redor, fazendo seu trabalho de mercenária muito mais fácil, já que possua o poder da vantagem ao seu lado.

Uma de suas primeiras missões foi o de parar a Operação: Jericho, onde enfrentou Warbot. Domino destruiu o robô, mas no processo fritou na mente do soldado que o cnontrolava. Ela foi então atribuída a observar os passos do gênio Milo Thurman, mas de alguma forma, Domino e Thurman se apaixonaram e casaram-se. Thurman a chamava de Beatrice, provavelmente desconhecendo seu verdadeiro nome. A relação não durou muito tempo pois foi lhe contado que Dominó estava morta depois de enfrentar a IMA.

Matilha

Dominó ajudou a fundar o grupo de mercenários conhecidos como Matilha. Domino trabalhou por um bom tempo na equipe tendo como meta em muitas missões somente o dinheiro mas acaba tornado muito próxima do líder da equipe, Cable. A Matilha era muito brutal em suas aventuras, deixando grande pilhas de corpos em muitas de suas missões. Dentre outras, participou de missões no Irã, de um ataque a uma base da Hidra e enfrentou Conflyto no Afeganistão e no Uruguai.

 X-Force

Dominó foi sequestarada por Tolliver, e a mutante transmorfa Mímica, se faz passar por Dominó e ajuda Cable a derrotar Deadpool. Cable chama Dominó para participar da nova equipe que pensava criar sem imaginar que não era a verdadeira Dominó. Assim Mímica se infiltra na na X-Force.

A X-Force descobre onde estava a verdadeira Dominó e a libertou. Mímica foi dada como morta, mas na verdade fugiu com Kane (ex-parceiro do Dominó da época da Matilha)

O relacionamento de Domino e Cable se intensifica a ponto de rolar um quase beijo momentos antes do cristal M’Krann congelar toda a Terra (Pela mudança de realidade 616 para a Era do Apocalipse.)

Urso Cinzento perde o controle ao ser controlado por Genesis e se torna um assassino serial matando 13 pessoas e deixando-os apodrecer no sótão de sua casa no Colorado. Dominó, sua antiga parceira de trabalho na Matilha investiga o caso com esperança de inocentá-lo, mas encontra os corpos. Urso descontrolado a confronta mortalmente, em um momento de arrependimento ele pede para acabar com seu sofrimento. Dominó, contrariada, atira. Ela o enterra de forma improvisada nos campos congelados nas rochosas do Colorado.Dominó fica transtornada com o fez e fica imaginando que Cable teria arranjado alguma solução melhor.

Mais tarde, Milo foi capturado por Donald Pierce e os carniceiros. Dominó tenta chegar a tempo de salvar seu amor, porém ela falha.

Durante seu período solo, Dominó procura sobre pistas de seu passado e descobre sobre o Projeto Armaggedon e que ainda estava ativo. Dominó dirigi-se a uma base secreta na Flórida e lá encontra um menino mutante, preso sob observação, chamado Lazarus, que tinha uma mancha no olho semelhante a sua. Lázaro revela ser o seu meio-irmão. Logo após a tentativa de libertá-lo, um grupo de fanáticos que eram contra o projeto chega para matar Lázaro e impedi-lo de alcançar seu pleno desenvolvimento. Domino descobre que Beatrice, sua mãe, quem levou os Fanáticos ao local e é forçada a matá-la para salvar a vida de Lázaro. Dominó entrega Lázaro ao Padre Boschelli, o mesmo padre que cuidou de sua segurança.

Corporação X

Quando X-Force momentaneamente se desfez, Domino se juntou a Corporação X. Enquanto trabalhava na filial de Hong Kong, Risque, uma de suas colegas de equipe, foi assassinada ao investigar sobre John Sublime, ela convocou os X-Men para ajudar a investigar juntos, os mutantes descobriram o movimento da criação de uma “terceira espécie”. Sublime estava colhendo partes do corpo de mutantes para criar os seus U-Men. Eles também ajudaram a libertar o mutante chamado Xorn.

Dominó treinava com Cable quando foram atacados pelas hordas de Skornn, um inimigo do futuro de Cable. Os dois decidem então reunir novamente a X-Force para derrotar a ameaça. Logo após o Dia M, a Corporação X se desfez vitimada por fortes ataques terroristas anti-mutantes.

198

Domino é uma das principais personagens no chamado “resgate” dos mutantes refugiados conhecidos como 198. Ela juntamente com Shatterstar, invadem a mansão X e libertam os mutantes que ali estavam detidos pela UNI e os levam para um refúgio

No deserto, porém com decorrência da guerra civil, os mutantes ficam livres para transitar desde que todos ficassem no banco de dados da Shield.

Cable e Deadpool

Dominó é convocada por G. W. Bridge para participar de uma nova versão da Matilha para se vingarem de Cable. Deixa de vez a Matilha, que acabaram capturados e deportados da Rumequistão.

Retorna ao lado de Cable na ilha providência e Irene Merryweather sente ciúmes por esse retorno roubar toda a atenção que tinha de Cable.

O alienígena Hecatombe destrói providencia matando grande parte da população e Cable e os X-men enfrentam a ameaça, mas Dentes de sabre escapa da vigilância dos X-men e ataca Irene e Caixa Preta que estavam evacuando o local. Caixa Preta é morto e Irene vira refém de Creed até que Dominó a ajuda a escapar em direção ao navio para fora da ilha. Cable ficou para proteger os segredos da ilha e não quis ajuda de Dominó por achar muito perigoso e não queria que Dominó participasse dessa missão suicida.

Foram evacuadas junto com toda a população deixando para trás a ilha destruida e consequentemente, o sonho de Cable. Cable é dado como morto por todos.

Dominó teve que relatar detalhadamente tudo que sabia sobre o ocorrido, desde a destruição da ilha até a morte de Cable pelos Carrascos e depois passou semanas bebendo e em luto pelo seu grande amor.

SHIELD

Sem rumo, é recrutada por G. W. Bridge (ex-colega de Matilha) para participar de uma força tarefa da SHIELD feita para capturar o Justiceiro, porém ela é a única que acredita que ele não é o responsável pela morte de alguns cidadãos e deixa a caçada de lado. Justiceiro termina preso.

X-Force

Domino encontrado Wolverine com a nova equipe X-Force em Tóquio. Dominó junta-se a eles na tentativa de capturar Vanisher que roubou o virús legado.

Poderes e Habiilidades

Dominó tem o poder de manipular a probabilidade, dando a ela a habilidade de precisão exata, assim como o X-Man Longshot. Ela também é perita em lutas e manipula bem armas.

Fonte : Wikipédia