Pular para o conteúdo principal

Doutor Solar - O Homem-Átomo


Solar, O Homem-Átomo é um personagem fictício dos quadrinhos publicado originalmente em outubro de 1962 pela editora americana Gold Key Comics (outras editoras foram a Valiant Comics e a Acclaim Comics). É um super-herói capaz de converter seu corpo em energia, que ficou conhecido no Brasil ao ser publicado pela Editora Ebal a partir de 1967, em revistas em preto e branco mas com a peculariedade de que o traje do heroi aparecia numa cor magenta berrante. Criado por Paul S. Newman e Matt Murphy.

Gold Key

O original Solar, O Homem-Átomo, era a identidade secreta de um físico chamado Dr. Phillip Solar. Solar foi exposto a uma grande quantidade de radiação quando tentava ajudar o seu colega de trabalho, o Dr. Bentley. Bentley morreu ao tentar evitar um iminente derretimento de um reator nuclear que foi sabotado pelo Dr. Rasp, agente do vilão Nuro. Solar sobreviveu miraculosamente e mais tarde descobriu sua capacidade de converter seu corpo em energia, voar e emitir raios radioativos. Ao usar seus poderes, ele consumia seu "estoque" e necessitava recarregar as energias com novas doses de radiação. Com seus super-poderes, o Doutor Solar começou a sua luta contra Nuro, que era o vilão recorrente da série. Nuro por vezes se valia de uma duplicata robô de si mesmo que se chamava Orun.

O Doutor Solar não tinha um "uniforme" de super-herói até o número cinco da série orginal. Quando agia como seu alter-ego, ele era chamado de Homem-Átomo e não de Solar, que era o seu nome verdadeiro. A vestimenta que passou a usar com uma máscara semelhante ao de Ciclope dos X-Men era para proteger os outros de sua radiação. Quando entrava em ação e se "ligava", a sua pele ficava verde.

A série original contou com 27 revistas, de outubro de 1962 até abril de 1969. No início dos anos de 1980, a série foi resumida no número 28 e terminada com mais quatro revistas. Solar também apareceu em outra revista da Gold Key, a do Dr. Spektor #14.

Valiant Comics

No início da década de 1990, Doutor Solar, Turok e Magnus tiverem seus direitos repassados para a Valiant Comics, que planejava usar os personagens como parte de uma nova linha de super-heróis a ser escrita por Jim Shooter. Várias mudanças foram feitas nos personagens e em suas origens. A nova versão de Solar, que passou a ser chamado apenas com esse nome, era a identidade de super-herói de um homem chamado Phil Seleski. Seleski era fão dos heróis da Gold Key, principamente do Doutor Solar. Certo dia, Seleski e seus colegas estavam testando um novo tipo de reator de fusão, quando um acidente levou a que Seleski ficasse exposto a uma dose letal de radiação. A radiação não o matou, contudo, e ele percebeu que ganhara a capacidade de manipular energia. Seleski tentou usar seus poderes para o bem e determinou-se a eliminar o suprimento de armas nucleares do mundo. O governo americano tentou pará-lo. Seleski perdeu o controle de seus poderes e fez com que a Terra fosse mergulhada num buraco negro.

Seleski voltou várias semanas no tempo (ou pensou que tivesse voltado) e se culpou pela destruição do seu mundo. Isso fez com que ele se dividisse em dois: o Doutor Raymond Solar, o antigo herói da infância de Seleski; e Phil Seleski, que reteve as memórias do original. Seleski tentou evitar o acidente que lhe deus os poderes, mas suas intenções foram atrapalhadas pela presença do Doutor Solar, que se convencera que Seleski era um criminoso perigoso. Seleski conseguiu convecer Solar de que precisavam trabalhar juntos. Eles se fundiram com a versão passada de Seleski e evitaram o acidente. No processo eles descobriram que o reator de fusão de Seleski era na verdade uma "máquina dos desejos". Antes do original acidente, Seleski desejava ser seu herói da infância. Como resultado, o reator simulou os eventos que lhe dariam os poderes do original Doutor Solar. Seleski também descobriu que ele na verdade não viajara no tempo. Após entrar no Buraco Negro, ele recriara o seu universo, com algumas diferenças. As revelações inspiraram Seleski a usar um uniforme do seu herói e assim ele passou a ficar conhecido como Solar, o Homem-Átomo.

O novo Solar enfrentou vários inimigos, tais como os Alíenígenas Aranhas e a malévola Harbingers, a deusa-mãe. Ele sobreviveu por muitos séculos (a invasão dos Alienígenas Aranha ocorreria no ano de 4.000 DC).

Graphic Novels

* Alpha and Omega (março de 1994) - Coletânea dos dez primeiros números; escrito por Jim Shooter; arte de Barry Windsor-Smith & Bob Layton.
* Second Death (setembro de 1994) - por Jim Shooter, Don Perlin & Bob Layton.

Acclaim Comics e Dark Horse Comics

Em 1994, a Valiant Comics foi comprada pela Acclaim Entertainment, uma empresa de vídeo games. Nos quadrinhos da Acclaim, a origem de Solar não foi mudada. Em uma mini-série de quatro partes foi revelado que o Universo Acclaim era uma linha de tempo alternativa do Universo Valiant onde ocorreu o acidente que transformou Solar. Em 2004 os direitos de Solar foram para a Random House, que adquirira a Western Publishing em 2001. A Random House alugou a licença para a Dark Horse Comics reimprimir as séries da Gold Key no formato de antologias, similar ao que foi feito com a série DC Archive em 2007. Volumes publicados:

Unity 2000

Solar traz os heróis do Universo VH-0 para o Universo Acclaim a fim de impedir uma ameaça ao multiverso, mas os visitantes perceberam que Solar escondia as suas reais intenções.

Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru