Pular para o conteúdo principal

Supremo


Supremo é um super-herói fictício dos quadrinhos criado por Rob Liefeld e Brian Murray em 1992, primeiramente publicado pela Image Comics, depois a Maximum Press e mais recentemente pela Awesome Entertainment. Na versão original ele era uma violenta e egoista versão do Superman. Depois foi "reconstruído" pelo escritor Alan Moore, que o usou em uma série-homenagem às clássicas histórias do Superman da Era de Prata dos Quadrinhos (Pré-Crise) que traziam a "mitologia" desenvolvida por Mort Weisinger.

O herói surgiu nos Estados Unidos em revista em quadrinhos própria chamada Supreme, que teve 56 edições. Alan Moore entrou para a série no número 41. Esse trabalho venceu o Prêmio Eisner de 1997 como "Melhor História" e foi republicado em duas edições especiais: uma pela Checker Book Publishing Group: Supreme: The Story of the Year e Supreme: The Return. No a história Brasil, foi publicada em 2003 pela Brainstore três volumes e pela Devir Livraria entre 2007 e 2008em quatro volumes.

Origens ficcionais

Supremo foi introduzido por Brian Murray na revista número 3 de Youngblood, de autoria de Rob Liefeld. Ganharia depois um título próprio. Suas características variavam de história para história: num determinado ponto ele foi um extremamente religioso "anjo da vingança", que citava os Evangelhos Bíblicos para justificar suas ações. Em outra época, Supremo se achou ele próprio um Deus, particularmente ao derrotar o deus nórdico Thor e tomar o místico martelo, Mjolnir. Geralmente considerado o personagem mais poderoso do universo criado por Liefeld, ele sofreu várias derrotas e foi inclusive assassinado (em uma aventura na revista Deathmate Black, crossover da Image com a Valiant Comics). Também perdeu seus poderes em Extreme Prejudice e novamente foi brutalmente assassinado por Crypt em Extreme Sacrifice.

Supremo recebeu um tratamento mais abrangente na minissérie The Legend of Supreme, três capítulos escritos por Keith Giffen e desenhados Robert Loren Fleming. Nessa aventura, uma repórter chamada Maxine Winslow investiga a "Origem do Supremo". É contado que em 1937, Ethan Crane matou a tiros dois homens como vingança por eles terem estuprado uma garota de quinze anos. Crane depois levou tiros dados por dois policiais mas sobreviveu e foi sentenciado a passar a vida na prisão. Durante o cumprimento das pena, o governo lhe ofereceu a chance de participar de uma experiência na qual seis outros voluntários haviam perecido. Apesar de Crane ter sucumbido como os outros, ele ressuscitou. Liberto e de volta a um mundo mudado e estranho para ele, Crane encontrou um santuário com o Padre Beam, e aos poucos descobriu seus novos poderes. Ele adotou o nome de "Supremo" e, ao saber da Guerra na Europa, decidiu tomar parte. Não se soube muito das suas ações na guerra, exceto que ele lutou ao lado dos Aliados. Ao término do conflito, Supremo achou que já tinha feito sua parte como bom samaritano e deixou a Terra. A verdadeira causa foi a morte acidental do Padre Bean provocada pelo próprio Supremo.

Supremo ficaria décadas no Espaço quando lutou contra várias ameaças ao lado dos alienígenas Katellans (a mesma espécie de Gary Carlson e Erik Larsen da Vanguarda). Voltou à Terra em 1992, com uma sociedade mudada e o mundo habitado por humanos geneticamente alterados e com superpoderes. Ele encontrou os grupos Youngblood e Heavy Mettle. Supremo se tornou o líder de campo dos Heavy Mettle por um curto período, mas abandonou essa posição ao derrotar o vilão Khrome.

Enquanto lutava com Thor, um personagem chamado Enigma encontrou um Supremo de uma linha de tempo alternativa e pretendia usá-lo no caso do primeiro Supremo ser derrotado. Com o desfecho conhecido, esse novo Supremo ficou à própria sorte (como mostrado em "The Legend of Supreme"). Supremo foi aparentemente morto durante um ataque do Lorde Chapel, mas ele ficou preso numa Terra alternativa. Ficaria prisioneiro ali por muito tempo até que o Supremo alternativo fosse retirado da realidade por Enigma, o que fez com que o Supremo original recuperasse seus poderes e escapasse ao se mesclar com ele. Após vários acontecimentos envolvendo Enigma e Probe (filha do Supremo no futuro, algumas vezes chamada de Lady Supremo), o Supremo original se aliou a Probe, Enigma e ao Supremo alternativo para derrotar Loki, cujas maquinações estavam causando vários distúrbios nas diferentes realidades. Ao final da revista Supreme #40, Probe permaneceu na Terra alternativa e Supremo retornou à Terra.

O Supremo de Alan Moore

Alan Moore recebeu a proposta de Rob Liefeld para escrever as aventuras de Supremo. Ele concordou com a condição de que tudo o que ocorrera com o personagem anteriormente fosse desconsiderado ou mudado. Iniciando na revista 41 do Supremo, Moore começou a redescrever o Supremo, usando recursos de metaficção, inserindo em cada revista comentários e narrativas, abordando as histórias em quadrinhos em geral e em particular a "mitologia do Superman". Os "clichés" do gênero super-herói foram frequentemente usados, sem a costumeira "desconstrução" e senso de ironia de Moore. Ele comentou que fez isso como um pedido de desculpas devido a sua fama de descontruir super-heróis e levá-los a um lado obscuro.

A história do ano

Moore ganhou plena liberdade com o Supremo, quando este passou para a Maximum (mais tarde Awesome), o que gerou mais uma fabulosa história densa de Moore, que revolucionou o universo do personagem. Desenhado como o Superman da Era de Prata (particularmente imitando os estilos de Julius Schwartz, Curt Swan e Murphy Anderson)

Enredo

Nessa nova versão do Supremo ele tinha a identidade secreta de Ethan Crane, um sensível artista da Dazzle Comics, que recebeu seus poderes ao ser exposto quando criança a um meteorito composto de Supremium puro, um meta-elemento com propriedades de alterar a realidade. Quando não estava salvando o mundo como um super-herói típico, Crane desenhava o Omniman, uma versão do Supremo.

Na primeira revista de Moore, Supremo retornou à Terra do Espaço e descobriu que ele não era o único vivendo na mais recente alteração da realidade, encontrando outras versões de si mesmo. Uma delas era um Supremo aposentado que vivia em outra realidade com outros personagens cujas histórias tinham terminado, conhecida por "Supremacia" pelos seus habitantes. O primeiro Supremo estava com amnésia. Ele rapidamente descobriu que suas memórias voltavam ao ir ao lugar onde ganhara seus poderes. São mostradas "flashbacks" da infância de Supremo e aventuras anteriores contadas no estilo dos diferentes períodos das histórias em quadrinho americanas.

As histórias de Supremo faziam referências as aventuras clássicas do Superman, aparecendo uma irmã com idênticos poderes (Suprema, numa referência à Super-Moça) e um cão superpoderoso de nome Radar, o cão supremo, numa referência à Krypto.

Darius Dax foi introduzido nessa cronologia. Ele era um gênio do mal no estilo de Lex Luthor. Dax morreria duas vezes na série. Na primeira vez, ele faleceu na prisão vítima de um câncer linfático provocado por uma exposição ao Supremium. Antes de morrer, Dax transferiu uma cópia de sua consciência para "micro-maquinismos" do tamanho de grãos de poeira, que ele colocou num livro. Judy Jordan (análoga a Lana Lang) abriu o livro e inalou o pó, o que fez com que a consciência de Dax fosse transferida para o seu cérebro, apagando a personalidade original. Dax usou o corpo de Judy para atrair Supremo para uma armadilha. Dax depois abandonou o corpo de Judy e foi para o de um superpoderoso andróide. Depois fundiu o corpo do andróide com o Supremium, o que lhe fez voltar no tempo, aparecendo primeiro como Homem Supremium em uma primitiva história. E, depois, ao absorver mais Supremium, se transformou no aparente meteoro que deu ao Supremo seus poderes, criando um paradoxo da predestinação.

O Retorno

O trabalho de Moore continuou até Supreme #56, no ponto em que a série foi relançada na sequência de uma minissérie chamada Supreme: The Return. Estruturada em seis revistas até ser subitamente cancelada devido ao colapso da Awesome Entertainment. Moore tinha escrito revistas adicionais que nunca foram publicadas, segundo o desenhista Rick Veitch ao falar sobre a coleção Checker TPB.

Após a derrota de Darius Dax, Supremo encontra um resquício da consciência de Judy Jordan em seu corpo e o transfere para um andróide Suprematon. Apesar de ganhar superpoderes Judy teve dificuldades em se ajustar à nova condição. S-1, outro Suprematon, declara seu amor por Judy. S-1 muda seu nome para Talos e os dois se casam na Cidadela Voadora de Supremo. O casal deixa a Terra e vão morar num planeta desabitado.

Ethan Crane teve um romance com Diana Dane (referência à Lois Lane) que entra em crise quando ela o acha "estranho e distante". Como Supremo ele tenta se aproximar de Diana e a leva para a Cidadela para lhe dar idéias para Omniman. Após uma viagem à Supremacia, Diana descobre a identidade secreta de Ethan e tenta continuar com o relacionamento.

Após Darius Dax ter se transformado no meteorito de Supremium, ao fim de The Story of the Year[7], ele vai a um lugar similar à Supremacia, chamado Daxia. Ali vivem várias versões de Dax: Darius Duck, Daxor, Daxian, Doomsdax, Dax Cientista Louco Nazista e "Grim" Serial-Killer. O intelecto combinado dos Daxes o fazem enganar a morte uma vez mais e retornar para a Terra. Novamente tenta destruir Supremo o que leva a outro encadeamento circular de eventos que envolvem Billy Friday (análogo a Jimmy Olsen) e o Mestre dos Meteoros.

Vilões

* Darius Dax, arqui-inimigo do Supremo e que, como ele, possui numerosas encarnações, incluindo um gângster, um nazista, muitos cientistas loucos e um brilhante mas manipulativo magnata dos negócios.
* Emerpus, o Supremo Reverso da Zona Retroativa onde o tempo corre em direção oposta ao universo principal.
* Gorrl, a galáxia viva, onde Suprema ficou prisioneira por trinta anos.
* Korgo (primeiro nome: Brinn) é um lorde guerreiro do Espaço. Ele desafia Bill Clinton para um duelo e vence . Ele falsifica a derrota para Supremo para fugir de Hillary Clinton e volta para o Inferno dos Espelhos.
* Mestre Meteoro primeiro aparece em Pequeno Paraíso em busca do isótopo Supremium e luta contra Kid Supreme. Ao reaparecer ele é o segundo personagem que chama a si mesmo de Homem Supremium.  Na sua aparição em Pequeno Paraíso ele declara ser inimigo de Supremo; viajando para um encontro no laboratório de Darius Dax, sofre um acidente bizarro e subsequentemente emerge misturado com Billy Friday. A confusa entidade composta culpa Supremo por sua condição e viaja de volta no tempo até Pequeno Paraíso, onde luta contra Kid Supremo, num aparente paradoxo ontológico.
* Optilux era um alienígena religioso com complexo de Messias. Ele converte cidades, como Amalynth, em um raio de luz e as mantêm cativas, como Brainiac fez com Kandor.
* Televillain era um reparador de televisões chamado Reuben Tube até um acidente lhe dar a capacidade de teleporte usando televisões que o levam aos mundos fictícios dos programas de televisão. Em uma oportunidade ele foi transportado até um episódio de Friends e executa Monica Geller (sem causar danos a Courteney Cox).
* The End é um poderoso vilão do Inferno dos Espelhos.. Seu nome sugere uma referência à Apocalipse embora aja de uma forma mais parecida com Darkseid. Quando tem a chance de escapar do Inferno dos Espelhos, sua reação é de indiferença.
* Shadow Supreme é uma versão maligna de Supremo criada pelo raio de energia negativa de Darius Dax. Fisicamente parecido com Supremo, porém seu corpo e roupa são pretos. Submisso à Dax, ele o chama de seu "Deus".
* Slaver Ant é uma formiga fêmea humanóide alterada quimicamente.. Certa vez ao escapar da prisão espelho de Supremo, ela raptou várias crianças e as forçou a criar um covil para si.
* Vor-Em é um guerreiro-leão humanóide.

Supremium

Supremium é a fonte dos poderes de Supremo. Quando criança, Ethan Crane encontrou um meteorito composto de Supremium puro, que mudou a cor de seu cabelo para branco e lhe deu os poderes de voo, invulnerabilidade, superforça, super-inteligência, supervelocidade e outros.

Supremium é conhecido pelas suas diferentes colorações, cada uma com diferentes efeitos: Supremium branco é fatal para Supremo, Supremium âmbar causa desvios no tempo, Supremium ônix apaga o tempo, Supremium safira afeta probabilidades, Supremium rubi transmuta matéria e Supremium violeta causa efeitos aleatórios.

Da perspectiva de Supremo, o metal existe desde 1925, quando o meteorito caiu na Terra e existiu até meados dos anos de 1950 quando o Homem Supremium se fundiu com isso e desapareceu. A segunda existência do Supremium foi quando Supremo o sintetizou com traços do elemento em seu sangue nos anos de 1960. O Supremium Sintético existiu até os anos de 1990, quando o arqui-inimigo de Supremo Darius Dax se fundiu com o material e se tornou o Homem Supremium.

O Homem Supremium dos anos de 1990 voltou no tempo até os anos de 1950 e se fundiu ao Supremium remanescente, sendo lançado de volta no tempo até se transformar no meteoro original. Supremium é uma referência óbvia à Kriptonita.

Supreme Sacrifice

Em 2006 Arcade Comics publicou a volta do Supremo por Robert Kirkman e Rob Liefeld, sem completar a série de Alan Moore. Supreme Sacrifice inclui aspectos criados por Moore tais como a Supremacia. Na história, o Supremo dos anos de 1990 é forçado a se aposentar.

Versões alternativas do Supremo

Kid Supremo

Durante a Segunda Guerra Mundial, Charles Flanders se tornou o parceiro de Supremo, o primeiro Kid Supremo. O segundo Kid Supremo foi Danny Fuller, após receber superpoderes durante uma luta entre Supremo e Union. Alan Moore criou Kid Supreme em homenagem ao Superboy. Ele foi também o Supremo-Mirim.

Probe

A filha biológica do futuro de Glory e Supremo, chamada Probe e depois Lady Supremo, acreditava ser um bebê de proveta até que Glory lhe revelasse a verdade. Esse personagem foi removido da realidade após a continuidade do Supremo ser reiniciada por Alan Moore, embora continuasse a existir na Supremacia.

Suprema

A irmã de Supremo Sally Crane se tornou Suprema. Quando Darius Dax fundiu-se com o Supremium, voltou ao passado por uma queda numa fenda no tempo, num aniversário de Sally. Dax apareceu na frente da casa dos Cranes. Sally estava perto e ficou com os cabelos brancos. Mais tarde desenvolveu os poderes similares aos do irmão.

Quando Supremo abandonou a Terra, Suprema ficou no seu lugar. Gorrl, a Galáxia Viva, veio procurando vingança contra Supremo. Ao não encontrar o inimigo, ela ameaçou absorver a Via Láctea se não lhe fosse dada uma "companhia humana". Suprema se entregou voluntariamente e Grorrl a levou para os limites de um buraco negro onde o tempo corre numa velocidade diferente do espaço normal. Como resultado, Suprema passou 30 anos ali num piscar de olhos. Após 30 anos, Supremo finalmente conseguiu resgatá-la. Eles convenceram Gorrl a procurar como companhia alguém da sua espécie. Gorrl deixou Suprema retornar. Em aventuras solo, Suprema foi parceira de seu irmão e o cão Radar, além de se juntar a uma encarnação independente do Youngblood, juntamente com sua melhor amiga, Twilight, a "Garota Maravilha".

Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru