Pular para o conteúdo principal

X-Factor


O nome X-Factor já foi aplicado a três equipes de super-heróis mutantes da editora Marvel Comics.

Primeiro X-Factor

Os membros do primeiro X-Factor (imagem) eram os que constituíram a primeira formação dos X-Men (criada em 1963): Jean Grey, Ciclope, Fera, Anjo e Homem de Gelo. Elaborar um roteiro que reunisse essa equipe foi complicado, já que Jean Grey era dada como morta desde o desfecho da Saga da Fênix. Do roteirista Kurt Busiek partiu a idéia de como contornar a situação: a entidade conhecida como Fênix nunca teria se fundido ao corpo de Jean Grey, apenas o copiado assim como à sua personalidade. A verdadeira Jean estava presa numa cápsula no fundo do rio Hudson, em estado de estase. Ciclope estava agora casado com uma mulher estranhamente semelhante a Jean Grey, Madelyne Pryor, e teve um filho com ela chamado Nathan.

O grupo não queria mais integrar os X-Men por estes estarem sendo liderados na época por Magneto. Estabeleceram-se no centro de Nova York sob a fachada "Caçadores mutantes de aluguel".

Foi na revista do X-Factor que o vilão Apocalipse fez sua primeira aparição.

Durante o crossover "Inferno" em conjunto dos X-Men, uma história revelou a origem de Madelyne Pryor. Ela era um clone de Jean Grey criado pelo Senhor Sinistro. Demônios se aproveitaram do trauma que ela sofreu ao descobrir isso para moldá-la na vilã enlouquecida conhecida como Rainha dos Goblins. Nessa saga o X-Factor se reaproximou dos X-Men, mas eles continuaram sendo duas equipes distintas.

O retorno dos membros do X-Factor para os X-Men só aconteceria após a vitória de ambas as equipes contra o Rei das Sombras. Este poderoso telepata havia dominado a mente de vários mutantes. Depois de sua derrota, alguns dos mutantes que ele controlou vieram a formar o novo X-Factor.

Segundo X-Factor

No lugar de encerrar a série, a Marvel preferiu contratar o roteirista Peter David para elaborar um novo X-Factor (imagem) mas com membros já conhecidos do cenário mutante. Este X-Factor foi uma equipe governamental que respondia ao Pentágono, baseada em Falls Edge. Os primeiros membros do X-Factor foram:

* Destrutor, que já foi membro dos X-Men
* Polaris, também ex-membro dos X-Men e namorada de Destrutor
* Homem-Múltiplo
* Fortão ex-segurança da mutante Lila Cheney
* Lupina, ex-Novos Mutantes
* Mercúrio, ex-vingador e filho de Magneto
* Val Cooper funcionária que fazia o elo entre a equipe e o governo

Apesar da série não ter feito muito sucesso, Peter David foi aclamado pela crítica graças a seu bom uso do humor e de referências culturais no roteiro. David deixou o título em 1993, e a revista foi assumida pelo roteirista J.M. DeMatteis. A equipe com o tempo perdeu a maior parte de seus membros originais: pensava-se que o Homem Múltiplo tinha morrido vítima do Vírus Legado; Lupina passou a integrar a equipe britânica Excalibur; Fortão saiu depois de sofrer um ataque cardíaco; e Destrutor foi sequestrado por uma organização terrorista, sofrendo lavagem cerebral.

O escritor John Francis Moore e o desenhista Jeff Matsuda aproveitaram para intorduzir novos membros:

* Selvagem, ex-Tropa Alfa, possui sentidos aguçados, garras e presas
* Forge, mutante capaz de projetar armas de tecnologia superior (assumiu a liderança do grupo após a saíde de Destrutor)
* Lasca, irmã de Bishop que havia sido transformada em holograma como forma de escapar da morte.

Foram inseridos no grupo também os criminosos Mística e Dentes-de-Sabre, que eram obrigados a colaborar com a equipe através de um colar que inibia seus poderes, instalado em seus pescoços. A equipe acabou rebelando-se contra o governo, simulando suas próprias mortes e passando a agir na clandestinidade.

O segundo X-Factor acabou em 1998 quando a equipe foi desfeita. Destrutor que já tinha voltado ao grupo ganhou uma nova série, Mutant X que narrava suas viagens por um universo alternativo no qual foi parar após a explosão de uma máquina do tempo.

X-Factor Investigações

Em 2006 foi lançada nos Estados Unidos uma nova série de X-Factor. Nela, Madrox, com a ajuda de antigos aliados (incluindo colegas do X-Factor anterior), forma X-Factor Investigações, cuja finalidade é acalmar os efeitos da Dizimação e também cuidar de casos envolvendo mutantes. Fazem parte da Equipe:

* Madrox
* Fortão
* Lupina
* Monet St. Croix
* Layla Miller
* Rictor
* Syrin


Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru