Batman - Terra 2


Batman da Terra 2, também chamado de Batman da Era de Ouro ou Batman da Terra Paralela, é um super-herói fictício da DC Comics, e uma versão mais antiga do Batman a qual conhecemos. Batman foi um conhecido membro da Sociedade da Justiça. A editora DC, ao realizar a série Crise nas Infinitas Terras retirou a existência desse personagem de sua cronologia.

A Origem

A origem de Batman na Era de Ouro foi mostrada pela primeira vez em Detective Comics #33, de Novembro de 1939. Apenas em Batman #47, de Junho/Julho de 1948, foi mostrada mais detalhadamente.

Segundo essas histórias, Bruce Wayne nasceu no final da década de 1910, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrãozinho de araque, quando voltavam para casa depois de assistir a um filme no cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na própria Mansão Wayne por seu tio, Philip Wayne.

Bruce Wayne jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não seriam o bastante.

Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce Wayne pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o Cruzado de Capa conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940.

Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin. Também em 1940, Batman tornou um dos membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América.

Alfred Beagle era o mordomo de Bruce Wayne nesta versão. Beagle era gordo, careca, meio atrapalhado, mas tinha dons de detetive. Sendo contratado pela dupla dinâmica, Alfred usou seus talentos de detetive para descobrir a identidade secreta de seus amos. Alfred Beagle não ajudou a criar Bruce Wayne, pois na Terra 2 o mordomo só conheceu Batman adulto, depois que Robin foi adotado.

Com a introdução do Multiverso da DC Comics na década de 1960, foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2, um mundo paralelo, lar dos heróis da Era de Ouro que participaram da Segunda Guerra Mundial. Nesta Terra, os heróis podiam envelhecer, casar, ter filhos, mudar de carreira, se aposentar ou até morrer. Também foi revelado que, em meados da década de 1950, Bruce Wayne fez parceria e se casou com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle. A primeira filha do casal nasceu em 1957, e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando o Cavaleiro das Trevas semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.

Nas revistas, todas as aventuras do Batman até meados dos anos 50 foram na Terra 2. A partir daí, o personagem da Terra 2 só voltaria nos anos 60, quando na primeira aparição do Robin da Terra 2 desde a Era de ouro em Justice League of America #55, o herói afirma que Batman está em semi-aposentadoria. Ele só seria realmente visto em Justice League of America #82, de agosto de 1970, e daí aparecendo esporadicamente em Batman Family, Justice League of America, All-Star Comics e Adventure Comics.

No final dos anos 70, a vida de Bruce Wayne ficou tumultuada, enquanto ele lidava com a morte de sua esposa Selina. Após a morte de Selina, Bruce aposentou o Batman permanentemente, mas teve que voltar à ativa quando o criminoso Bill Jensen ganhou poderes místicos de um feiticeiro chamado Frederic Vaux. Bill Jensen foi um criminoso que Batman enviou a cadeia em sua identidade de comissário Bruce Wayne. Após Jensen derrotar toda a Sociedade da Justiça, o vilão e Batman lutaram: quando a máscara de Batman rasgou, revelando que era Bruce Wayne, o homem que o havia enviado a prisão, Jensen enlouqueceu. A raiva fez Jensen perder o controle de seus poderes e causou uma explosão que matou a si mesmo e ao Batman. Bruce Wayne foi enterrado ao lado de sua esposa Selina. Depois que Vaux foi derrotado, o feiticeiro Senhor Destino usou seus poderes para apagar de todos (exceto, claro, seus familiares e amigos íntimos) a lembrança de que Bruce Wayne era o Batman, fazendo com que todos acreditassem que os dois faleceram quase ao mesmo tempo.

Após a mega-saga em 12 capítulos Crise nas Infinitas Terras, essa versão do Batman, bem como toda a memória de sua existência, foi apagada. Sua filha, a Caçadora, tendo sobrevivido a reconstrução do universo por ter estado na Aurora do Tempo, ficou horrorizada quando viu que o local onde ele estava enterrado não mais existia.

Recentemente, com a Crise Infinita, o Superman da Terra 2 revela ao Batman da Terra 1 que acredita que a morte desse Batman foi um dos motivos que culminaram com a primeira crise.

Cronologia

O histórico a seguir é referente aos acontecimentos desde Detective Comics #27 ao desfecho de sua carreira de combatente do crime em Adventure Comics #461-463:

* Bruce Wayne nasce em 1916.
* Os pais de Bruce são assassinados por Joe Chill em 1924, depois disso ele é criado por Phillip Wayne (seu tio).
* Após um período de treinamento Bruce Wayne se torna o Batman, que começo de sua carreira não foi bem aceito pela polícia e depois conseguiu a simpatia dos homens da lei no início da década de 40.
* Em 1940, Bruce adota o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin.
* Também em 1940, Superman e Batman se tornaram amigos e membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América e posteriormente participaram do All-Star Squadron.
* Em algum ponto de tempo, a Dupla dinâmica contrata seu mordomo, Alfred Beagle.
* Nos meados da década de 50, Batman faz parceria e depois se casa com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle[4].
* A primeira filha do casal Wayne nasceu em 1957, e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.
* Batman morre em 1979.

Divergências com a Terra 1

No início da Era de Prata, a DC Comics decidiu reimaginar vários de seus maiores super heróis. O Flash e o Lanterna Verde foram reimaginados como Barry Allen e Hal Jordan. Superman, Batman e Mulher Maravilha foram diferentes e permaneceram inalterados. Posteriormente, foi revelado que os atuais heróis vivem em um mundo paralelo aos heróis da Era de Ouro. Quando Barry Allen encontrou Jay Garrick, que significou, foram dois Flashes, dois Lanternas Verdes, dois Supermen, e dois Batmen. Batman, Superman e a Mulher Maravilha eram os mesmos, a diferença entre os personagens era a idade.

Eventualmente, a idade do Batman avançou até que ele se aposentou. Durante sua carreira pós-vigilante, ele se torna o comissário da polícia de Gotham City. O legado do Batman é exercida por um Dick Grayson adulto, que nunca se tornaria o Asa Noturna. Eventualmente, Wayne iria casar com a Mulher-Gato, Selina Kyle. Eles têm uma filha, Helena Wayne, a Caçadora. Wayne acabou deixando de fora a sua aposentadoria para uma última missão como Batman, em última análise, onde morreria.

Na série limitada Crise nas Infinitas Terras, o multiverso como sabemos, é destruído. Entre os mundos destruídos é a Terra 2. Após esta crise, Terra 2 "nunca existiu" e retroativamente removido a história do Batman da Terra 2 da continuidade, misturando elementos do seu passado com a Terra 1, efetivamente criando uma nova continuidade moderna.

Crise Infinita

Depois de Kal-L regressar do seu exílio, ele confrontou com o Batman modeno, a quem ele disse que ele acredita que a destruição da Terra 2 foi precipitado pela morte do Batman da Terra 2, e se oferece, a par do atual Batman se ele o ajuda a restaurar a Terra 2.

A maior parte dos sobreviventes da Terra 2, Mulher Maravilha, Superman, Lois Lane morreram durante esta crise mais recente. Na capa de Crise Infinita tinha várias linhas de diálogo reescrito para atribuir os sobreviventes estavam sendo chamado a atenção para a existência da Terra 2. A Mulher Maravilha menciona que ela está sendo puxada para algum lugar, e Lois Lane diz também. A Terra 2 ressuscitada, era a única que estava desabitada menciona o mundo parece ser construído, mas as anomalias são ignorados por Alexander Luthor Jr., que afirma que a sua única preocupação é encontrar a Terra perfeita. Durante suas últimas palavras, diz a Poderosa "Eles continuam lá fora", uma possível referência aos heróis das Terras que cairam durante a Crise original.

Fonte : Wikipédia