Groxo

Groxo é um personagem mutante da Marvel, que aparece com maior frequência nas histórias dos X-Men, normalmente como membro da Irmandade de Mutantes. Seu nome verdadeiro é Mortimer Toynbee.

Origem

A vida de Mortimer Tonybee é marcada por rejeições. Foi abandonado por seus pais quando ainda era um bebê e foi vítima de estudos por um grupo secreto de investigadores liderado pela mutante Útero Negro. Mas Mortimer foi alojado na ala dos espécimes inúteis, pois suas matrizes genéticas mutantes foram consideradas falhas. Mesmo podendo ser consertado com enxertos de DNA e estímulos glandulares, preferiram deixá-lo sem nenhuma alteração para ver como se desenvolveria.

Depois disso, passou muitos anos em um orfanato, onde era constantemente atormentado por outras crianças devido a sua feiura e seu corpo obeso e aparencia corcunda. Foi considerado mentalmente inferior devido às suas dificuldades na escola e decidiu se isolar de todos.

Irmandade de Mutantes (I)

Foi salvo por Magneto quando estava prestes a ser linchado apenas por ser mutante. Baseado em anos de abuso e por se sentir um anormal, Mortimer desenvolveu um complexo de inferioridade severo, tornando-se um leal servo de Magneto por ter-lhe dado um mínimo de afeição; mesmo com o vilão o considerando apenas um insignificante escudo humano. E assim, vestindo uma humilhante roupa de bobo da corte, passou a ser o primeiro integrante da Irmandade de Mutantes.

Groxo era obcecado por uma colega de equipe: a bela Feiticeira Escarlate. Que obviamente não lhe dava atenção, conseguindo apenas provocar inimizade com seu irmão, Mercúrio.

Magneto e sua irmandade tentaram recrutar um poderoso alienígena chamado Estranho que acreditavam ser um mutante. Os X-Men tentaram impedir e assim as duas equipes mutantes acabaram se enfrentando mais uma vez. Mas o alienígena derrota a Irmandade e captura Magneto e Groxo. A primeira formação da Irmandade termina com esta derrota, pois os integrantes se dispersaram sem seu líder.

Magneto e Groxo foram enviandos para a coleção de espécimes curiosas que Estranho encontrava pelos mundos que visitava. Até que Magneto escapou abandonando seu leal ajudante Groxo.

Groxo passou meses na solidão tentando estudar a tecnologia alienígena. Até que conseguiu criar uma armadura de sapo para voltar a Terra, não para se vingar de Magnus e sim para tentar conquistar o amor de Feiticeira Escarlate – sem sucesso, claro. Passou-se pelo Estranho e foi derrotado pelos Vingadores, indo parar direto na prisão da Ilha Riker.

Groxo e os principais vilões mutantes dos X-men na época, foram capturados pelos Sentinelas de Larry Trask. Os X-Men foram salvá-los, Fera usou o uniforme de Groxo para confundir os Sentinelas que se programavam para o mutante detectado. Ele e os outros vilões mutantes fugiram após a derrota dos robôs gigantes.

E assim, alternou sua vida entre períodos preso ou tentando levar uma vida normal trabalhando em subempregos.

Irmandade de Mutantes (II)

Groxo liderou uma terceira versão da Irmandade, onde reuniu os vilões Blob, Fantasia, Pyro e Sauron (mesmo com este último não sendo mutante).

A Irmandade de Groxo se associou com os Morlocks para derrotar a X-Force mas foram derrotados. Eles também enfrentaram o X-Factor, o Falcão de Aço, o Homem-Aranha e o Sonâmbulo. Sempre fracassando de maneira vergonhosa. Outro momento vexaminoso da equipe, onde Exodus convocou uma série de mutantes para viver em Avalon, o novo santuário de Magneto, e apenas Fantasia foi considerada digna. Todos os outros membros foram rejeitados, incluindo Groxo. Pyro poderia ser digno, mas desperdiçava seu potencial.

Houve um período em que tentou se juntar ao Clube do Inferno (sendo obviamente humilhado e rejeitado), em que Emma Frost se apiedou e lhe concedeu asilo em uma de suas mansões. Após um período inativo, sua loucura, porém, o fez atacar a Geração X, sendo facilmente detido e terminando no hospital.

Quando o Alto Evolucionário suprimiu o Gene X de todos os mutantes do planeta, Groxo ficou extremamente feliz, pois sem o gene mutante, ele ficou altamente bonito e pode muito bem se encaixar à sociedade humana, fato semelhante ocorreu com a mutante Medula. Mas, para o infelidade de Groxo, os poderes mutantes foram restaurados com a interferência dos X-Men.

Convocado para salvar o universo

Groxo estava comparando a droga Eidilin que ajudar a manter estável suas variações físicas quando foi convocados por Prona para uma missão onde ele e mais 4 superseres seriam a chave do impedimento do cataclisma que causaria consequencias universais. E para estar apto para a missão, foi induzido a reviver sua vida para aprender com tudo com o que já passou. E aí percebeu o quanto era submisso e que dessa forma nunca seria levado a sério.

Irmandade de Mutantes (III)

Abandonou de vez os uniformes de bobo da corte porém não conseguiu deixar de ser fiel ao mestre do magnetismo quando demonstrou lealdade a um falso Magneto que se fazia passar por Xorn. Sua aparência agora está bem diferente, com a pele com um leve tom verde acinzentado e com uma língua gigantesca (alterações essas provavelmente por sua instabilidade bioquímica). Seu novo líder convocou também alguns alunos mutantes do Instituto Xavier para criar uma nova Irmandade de mutantes. Depois da morte desse suposto Magneto, Groxo foi para Genosha onde o corpo foi enterrado. Durante o enterro, achando que o morto era o verdadeiro Magneto, Groxo atacou Wolverine por ter desrespeitado a elegia feita. Como consequencia, Groxo teve sua gigantesca língua amputada.

O desprezível mutante ficou por Genosha, onde mostrou que sua gigantesca língua se regenerou. Estando lá, lutou ao lado de mutantes como Unus e contra Xavier e o verdadeiro Magneto que tentavam reerguer o país mutante.

198

Groxo foi um dos poucos mutantes a permanecer com os poderes depois que a Feiticeira Escarlate reduziu a quantidade de mutantes a poucas centenas. E assim, Groxo mostra que sabe também cometer atos heróicos ao salvar a prostituta mutante Lorelei de vândalos antimutantes no Distrito X. Groxo a acompanhou ao instituto de Xavier, onde os X-Men acolheram os mutantes remanescentes que decidiram se refugiar. Mas ao chegar ao instituto viu que não era bem assim, os mutantes eram constantemente vigiados pelos Sentinelas da UNI e tratados como encarcerados. Os mutantes abrigados nas terras do Instituto passaram conhecidos como 198.

Groxo junto com os 197 escapam do Instituto e do controle da UNI mas acabam se refugiando em um grande depósito de armas nucleares prestes a explodir. Mas são salvos por Bishop, Homem de Ferro e Miss Marvel. Depois disso, cada mutante se dispersou, alguns voluntariamente se aliando à Iniciativa e outros seguindo suas vidas.

Poderes e Habilidades

Seus poderes tem relação com a habilidade dos sapos. Tem pernas ágeis e musculosas que lhe propiciam habilidades acrobáticas e grande perícia em saltos. Além deste poder mutante, possui uma longa língua com mais de três metros que usa para apanhar objetos e insetos, ou mesmo como chicote. Posteriormente, desenvolveu como mutação secundária a capacidade de cuspir um material verde pegajoso que asfixia os seus inimigos.

Fonte : Wikipédia Fonte : Torre Titã Fonte : Texbr.com