Lince Negra - Kitty Pryde



Kitty Pryde, ou Lince Negra (em inglês, Shadowcat) é uma personagem fictícia das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Originalmente denominada Ninfa, ela integrou a quarta formação dos X-Men, utilizando ao máximo sua habilidade de atravessar objetos sólidos e andar no ar. Seu grande amor é Colossus. Seu nome verdadeiro é Katherine Anne Pryde, embora seja chamada mais frequentemente de Kitty. Sua primera aparição foi em Uncanny X-Men #129 (janeiro de 1980).

Origem

Seus poderes começaram a se manifestar com 13 anos, quando começaram grandes dores de cabeça na garota. O Professor Charles Xavier a localizou com o Cérebro e enviou Colossus, Tempestade e Wolverine para encontrá-la, sem saber que o Clube do Inferno também monitorava as atividades do super computador e estavam de olho nela. Os X-Men acabam presos pelo Clube e ela demonstra uma coragem fora do comum resgatando a equipe.

X-Men

Com isso, ficou muito próxima dos três X-Men. Apesar da preocupação que os X-Men tinham com a jovem, ela sempre passou nas missões da Sala de Perigo com muita facilidade.

Sozinha, combateu um demônio N'garai e em diversas missões provou o seu valor em toda a equipe. Mesmo com a sua boa atuação nos X-Men, Xavier decide trasferí-la para os Novos Mutantes, a equipe recém-criada por ele com integrantes de sua idade. Apesar disso, já havia provado várias vezes ser capaz de se manter na equipe. Depois, Charles acaba mantendo-a nos X-Men.

Em uma aventura espacial no planeta da Ninhada, Kitty encontra um pequeno dragão alienígena que passa a acompanhá-la desde então, chamado Lockheed.

Vários parentes e amigos dos X-Men, incluindo a irmã de Colossus, Illyana, são sequestrados pelo vilão Arcade. Depois que os X-Men derrotam o vilão Illyana passa um tempo na mansão, Kitty passa a cuidar de da jóvem e a conta várias histórias de ninar baseadas nas suas aventuras com os X-men

Em uma de suas aventuras, Kitty promete a Caliban que se ele ajudasse a salvar Arcanjo, ela ficaria com ele para sempre. Caliban aceita e os X-Men recebem a ajuda do mutante. Pelo amor que tinha por Kitty, ele a libera da dívida e ela inicia um namoro com Colossus.

Lince Negra

O sensei de Wolverine, Ogun, sequestrou Kitty Pryde e através de magia alterou sua personalidade transformando-a numa grande ninja contra Wolverine, ele consegue recuperar a consciência dela e mata Ogun. Sua consciência retorna, mais muito do aprendizado ninja que Ogun lhe passou permaneceu. A partir de então Kitty Pryde passou a ser conhecida como Lince Negra.

Apesar de ser alguns anos mais velho, Colossus se sentia inseguro por ser um inocente garoto do campo e Kitty muito mais inteligente. Ficava inseguro também com a amizade de Kitty com Doug Ramsey (o Cifra), que tinha a mesma idade e mesmos gostos. Colossus acaba se envolvendo com Zajhi e confuso sobre o que sente, termina com Kitty, que ficou arrasada.

Mas depois de ser ferir no Massacre de Mutantes, ao salvar Vampira de um ataque de Arpão, Kitty não conseguia voltar da forma etérea (intangível) para a humana e em pouco tempo as moléculas de seu corpo se dissipariam e ela morreria. Foi salva por uma máquina criada por Reed Richards. Quando os X-Men supostamente morreram em Dallas, Kitty ainda estava se recuperando dos ferimentos na Ilha Muir.

Excalibur

Pouco depois, ela entrou para o Excalibur, a equipe mutante britânica. Ao fazer 15 anos decide entrar para a faculdade e passa para Oxbridge, na Inglaterra. Porém a universidade preocupada com a adaptação da garota por ser muito mais nova e não frequentar colégios, ter apenas aulas particulares durante anos resolveu enviá-la durante seis meses para um colégio preparatório.

Após a morte de Illyana, a Espada Espiritual tenta dominá-la. Amanda Sefton é convocada para ajudar Kitty e não deixar a Espada cair em mãos erradas. Elas entregam a Espada a Margali, sem saber que esta tinha interesses malígnos para ela.

Retorno aos X-Men

Muito tempo após sua partida, ao lado de Colossus e Noturno retornou aos X-Men. Quando Colossus sacrificou a sua vida para salvar a humanidade, Kitty foi até Rússia e espalhou suas cinzas.

Mekanix

Depois da morte de seu pai, vitima de uma grande tragédia em Genosha onde tiveram 16.000 mortos. Kitty não aguentou, sua vida estava cercada de mortes (Cifra, Illyanna, Colossus.) Resolveu desistir da vida de heroína e foi para a faculdade de Chicago para se dedicar aos estudos e tentar uma vida próxima do normal.

Status Desconhecido

Lince Negra foi convidada para fazer parte dos Surpreendentes X-Men, a equipe principal. Tem problemas em aceitar Emma Frost na equipe e fica em choque quando, em uma missão reencontra Colossus que não estava morto. Os dois passam a trabalhar novamente na mesma equipe e logo voltam a namorar.

Em um planeta chamado grimamundo, Kitty entra no Retaliador, um suposto míssil com 16 Km de comprimento apontado para a Terra. Ela pretendia desativá-lo mas percebe que o projétil não possui circuitos internos, apenas quilômetros de espesso metal alienígena, o que a exaure severamente. Quando chega à ponta, Kitty desmaia com o esforço e o lançamento se inicia, aí percebem que não é missil, é uma bala.

Os principais heróis da Terra se mobilizam para impedir a bala que destruirá seu planeta mas são afetados pela magia que protege a bala. Kitty está fraca pelo metal alienigena que a afeta e se sente mesclada a ele. Frost entra em contato telepático com Kitty tentando fazê-la sair da bala, mas Kitty estava fraca demais e o momento de trégua acaba com a rivalidade entre elas, Kitty se sentia doente e presa como se o metal a quisesse lá dentro. Sem ver mais opção de sobreviver, Pryde utiliza seu poder ao maximo transformando a gigantesca bala em estado intangivel que atravessa o planeta Terra inteiro e parte a esmo e em grande velocidade pelo espaço sideral.

Retorno

A Marvel anunciou o retorno de Kitty aos X-Men, que acontecerá em Março de 2010, em Uncanny X-Men #522.

Poderes e Habilidades

Lince Negra é uma mutante que possui o poder de atravessar objetos sólidos e corpos, passando seus átomos através dos espaços vazios (intangibilidade física). Quando está intangível consegue se deslocar em qualquer direção dentro de corpos sólidos (inclusive pra cima e pra baixo) e quando bastante concentrada é capaz de andar no ar, pois consegue atravessar a força da gravidade. Sua intangibilidade causa também curto-circuito em materiais eletrônicos. Kitty pode deixar também qualquer coisa intangível com o toque.

Seu poder tem limitações: Ela precisa respirar em sua forma intangível, impedindo de ficar escondida muito tempo dentro de algum objeto e materiais muito densos como adamantium podem causar dor ao atravessar. Metal do Grimamundo pode adoecê-la e mesclar-se a ela.

Kitty também possui conhecimento em artes marciais (recebeu treinamento de Wolverine e de Ogun), é uma gênia em qualquer tipo de tecnologia, é poliglota, possui resistência a ataques psíquicos, conecção intuitiva com seu dragãozinho e conhecimentos de esgrima e física.

Fonte : Wikipédia