Adaga


Adaga (Dagger, em inglês), é uma personagem dos quadrinhos da Marvel Comics, uma super-heroína que age em dupla com seu parceiro Manto. Surgiu numa aventura do Homem-Aranha (revista Peter Parker, the Spectacular Spider-Man Vl. 2 #64, março de 1982).Criada por Bill Mantlo e Ed Hannigan.

História

Tandy Bowen cresceu em Shaker Heights, um subúrbio de Cleveland, onde muitas pessoas ricas vivem. Melissa Bowen, sua mãe, foi uma célebre e egocêntrica modelo que havia se tornado rica, não só a partir de sua própria carreira, mas também de receber a herança de seu falecido marido. Posteriormente Melissa casou-se com Phillip Carlisle. Embora Tandy ficasse muito magoada com a perda do pai, ela acabou aceitando o novo casamento de sua mãe.

Aos dezesseis anos, se sentindo rejeitada, Tandy vira sua atenção para um adolescente mais velho chamado Rob Daltry. Mas este logo parte para o colégio, deixando-a sozinha esperando o ônibus numa rodoviária. Um homem tenta roubá-la, mas é impedido por Tyrone Johnson. Ela comprou-lhe comida e os dois aprenderam a vida nas ruas um com o outro.

Simon Marshall e seus homens marginais oferecem comida e abrigo a Tandy e Tyrone. Ingênua, Tandy aceita. Tyrone suspeitou que alguma coisa estava errada. Lá, elas foram golpeados e deixados inconscientes. Injetaram neles uma droga chamada Maggia que pretendiam usar como substituto para a heroína, e precisam de cobaias. Devido a fatores genéticos, Tyrone e Tandy sobreviveram enquanto as outras "cobaias" morreram com os efeitos da droga.

Tandy e Tyronne escaparam, pulando o rio. Não demorou e os poderes sobre-humanos começaram a se manifestar nos dois. Eles descobriram que Tandy poderia manter Tyrone alimentado com a sua luz que seu corpo passou a produzir. Os homens de Marshall atacaram e foram consumidos pela fome de Manto. Em seguida, Adaga jogou suas adagas de luz.

Os dois se tornaram Manto e Adaga, comprometendo-se a proteger outros jovens dos perigos que encontrarão. Tandy é ferozmente leal a Manto. Mesmo quando ofereceu-se para se reunir com seu padrasto, ela permaneceu com Manto.

Quando Manto foi manipulado por Nightmare, sem querer quebra todas as regras. Adaga procurou a assistência de Demolidor, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, Shang Chi e Doutor Estranho. Adaga foi forçada a usar seu poder total sobre Manto, que parecia estar sendo consumido pela escuridão. Conseguiu trazer-lhe ao normal. Manto recuperou seus poderes e com Adaga, dois continuaram as aventuras.

Mais recentemente,Reginald Mantz conseguiu replicar os poderes meta-humano de Manto com a drogra de Hormônio do Crescimento. Em seguida, ele abate Adaga e a deixa hospitalizada. Os Fugitivos e os Novos Guerreiros encontraram provas do plano de Mantz ao se disfarçarem.

Poderes e Habilidades

Adagas de Luz: Tandy pode formar 6 "adagas de luz",ela pode jogar essa adagas de luz em seus inimigos. Sua adagas se criam automaticamente em determinadas condições, como se outra pessoa estiver em perigo. O intervalo máximo de tempo de regeneração é desconhecido, mas é certo que se jogadas muito freqüentemente as adagas, estas podem diminuir o seu alcance. Tandy tem uma força limitada para controlar seu vôo e fazer as adagas irem aos alvos. Aqueles que são atingidos por essas facas têm a sua própria mente perturbada. Adaga pode, então, drenar a mente de seus inimigos; pode drenar tanto o cerébro que se quiser pode matar. Normalmente ela opta por deixá-los em estado de choque, assim eles terão uma visão de como sua vida poderia ser diferente. A experiência é poderosa o suficiente para fazer a maioria das pessoas repensar as suas escolhas, embora um criminoso endurecido é improvável que mude os seus hábitos.

Cura de Intoxicações: Tandy com sua energia também pode "purgar" uma pessoa, eliminando toxinas, drogas etc.

Manipulação da Luz: Objetos sem vida não são afetados por suas adagas; Tandy às vezes pode redirecionar as adagas para esses objetos e fazer com que ricocheteem. Outras vezes as adagas podem sumir se elas atingirem alguma coisa sem vida. Ela pode projetar as adagas para acendê-las, permitindo a iluminação de áreas escuras, como se por luz natural. Tandy também pode enviar adagas de luz na "barriga" de Manto e saciar a sua "fome".

Regeneração Rápida: Adaga pode se regenerar muito mais rápido que um humano normal, graças a luz que há dentro dela.

Humano normal do sexo feminino com habilidades pelo intenso exercício físico regular, com foco na melhoria da agilidade, em vez de capacidade de levitação. É capaz de teletransportar a si mesma quando necessário.

Adaga é uma experiente bailarina. Ela também ficou cega um certo tempo, o que a obrigou a aprender como evitar obstáculos na escuridão.

Adaga e Manto tem uma longa e complexa história cheia de detalhes que foi, posteriormente, contraída pelos escritores. Aqui estão alguns dos detalhes:

A fome de "luz" que Manto sente não é realmente um aspecto de sua conexão com a dimensão negra, mas algum tipo de ligação a uma criatura demoníaca na Dimensão Negra conhecida apenas como o Predador. A alimentação deste Predador precisa de luz da vida ou se enfraquece e morre. A ferir-se o Predador, Manto também é afetado.Os poderes de Manto têm uma variedade de matrizes que raramente são referenciadas.

Manto e Adaga foram escolhidos como personagens para futuros filmes da Marvel juntamente com Paramount Pictures. 

Fonte : Wikipédia