Anole - Victor Borkowski


Anole (Victor Borkowski) é um personagem fictício Mutante no Universo Marvel, do Instituto Xavier para Jovens Mutantes. Sua primeira aparição foi em Novos Mutantes (vol. 2), #2 de Agosto, 2003. Ele é atualmente um membro da nova equipe Novos X-Men.

Biografia

Victor Borkowski havia nascido em Fairbury, Illinois, pequena cidade nos E.U.A., onde vivia normalmente, mesmo com suas escamas verdes até o período em que um sentimento anti-mutante se expandiu na cidade e afetou o jovem.

Pensando em sua segurança, os pais de Victor enviaram-no para o Instituto Xavier - Para Jovens Mutantes, onde adaptou-se muito bem e sempre conseguia ótimas notas. É um dos alunos preferidos de Karma, a instrutora que Victor escolheu.

Mais tarde, quando os alunos foram divididos em esquadrões, Anole foi convocado para fazer parte do Esquadrão Alfa, onde Estrela Polar era o tutor, no qual ficou muito próximo de Anole por causa de sua homossexualidade.

Ficou muito triste com a morte de Estrela Polar, pois havia sido assassinado por Wolverine que estava sob controle da Hidra. Estrela Polar estava vivo, porém sob o controle assim como Wolverine, mas para evitar mais sofrimento, os X-Men decidiram não informar sobre este fato e ao invés disto, preferiram celebrar um "funeral digno". Mais tarde, a mentira veio a tona quando Estrela Polar havia retornado à Mansão Xavier, para destruir os X-Men. Mas como sua mente está sob controle, Estrela Polar ataca Anole ferindo-o.

Algum tempo mais tarde, Anole passa a entrosar-se com os Novos X-Men. Junto de seus amigos, Anole acaba por chegar no Limbo (dimensão fictícia, retratada como o Inferno) quando Belasco ("Chefe" do Limbo) está à procura de sua aprendiz, Magia. Durante as batalhas em Limbo, Anole perde um dos seus braços, mas logo regenera-se e ganha uma aparência mais "monstruosa".

Conseguem derrotar Belasco, anole e os Novos X-Men voltam para o Instituto Xavier e recebem Fada para juntarem-se ao grupo dos Novos X-Men, junto de Anole (que ainda não fazia parte do grupo).

Anole foi apenas um dos 27 mutantes do Instituto que não perderam os seus poderes, na "Dizimação".

Poderes e Habilidades

A mutação de réptil de Victor dá-lhe a pele verde, um carapaça espinhosa em vez do cabelo, uma lingüeta pegajosa e elástica, a habilidade de furar às superfícies contínuas, agilidade realçada e a habilidade de camuflagem, misturando-se com seus arredores. Anole tem dificuldades de controlar seus poderes quando emocionalmente instável.