Capitão Universo

 Capitão Universo é um super-herói desencarnado da Marvel Comics foi criado por Bill Mantlo e Michael Golden, e apareceu pela primeira vez em Micronauts vol. 1 #8 (no Brasil em Heróis da TV #87)[1]. É o guardião e protetor da Eternidade. Ao invés de um personagem com uma única identidade, o Capitão Universo é um persongema que se fundiu com vários hospedeiros durante a sua história de publicação.

O Capitão Universo é criado quando o Unipoder, também chamado de Força-Enigma, funde-se a um usuário. Da fusão surge o super-ser Capitão Universo, cuja missão é defender a Existência. O Capitão é o defensor do ser Eternidade, que é a encarnação de tudo o que exite.

Origem

A Força Enigma ou Unipoder é uma forma energética que vaga pelo planeta e se funde a usuários em momentos de grande necessidade, durante grandes tragédias, transformando-os no Capitão Universo, um super-herói.

Poderes

Ele está no mesmo nível de poder do Surfista Prateado e Capitão Marvel.

Ao ser invadido pelo Unipoder, o usuário torna-se o Capitão imediatamente. Ocorre um clarão vido da fusão, o uniforme do herói aparce.

O Capitão possui:

Super-força
Minvulnerabilidade
Capacidade de vôo
Visão hipnótica
Disparo de raios energéticos pelas mãos

O usuário ganha memórias sobre a história do Capitão e o modo de usar os poderes, de modo que não se tem um amador. O uniforme é ultrarresistente.

Observações

O Capitão Universo assemelha-se muito aos agentes dos Lordes da Ordem e do Caos da DC Comics, como o Sr. Destino e Kid Eternidade.


Homem-Aranha

1989, a Marvel publicou a saga intitulada “Atos de vingança”. Durante ela, Peter Parker foi inundado pela Força Enigma durante uma experiência de um de seus professores. Inicialmente, ele começou a utilizar os poderes sem se transformar no Capitão, o que acabou finalmente acontecendo.

Capitão Universo e Grandes Heróis Marvel

O Unipoder encontrou e se fundiu aos seguintes personagens:

Hulk
Demolidor
X-23
Gladiador (da Guarda Imperial Shiar)
Mulher-Invisível
Surfista Prateado

A Força-Enigma estava "apresentando defeito", instável. Sua intenção era duplicar os poderes dos super-humanos até fundir-se com o ex-soldado paraplégico Gabriel Vargas. Nessa fase, o Unipoder falava com o usuário ao invés de lhe fornecer as memórias do Capitão.