Pular para o conteúdo principal

Doutor Manhattan

Doctor Manhattan ("Doutor Manhattan" na versão em português),alterego de Jonathan Osterman, é um personagem fictício apresentado na aclamada série Watchmen, publicada pela DC Comicsentre 1986 e 1987.

Trancado acidentalmente em uma câmara de testes durante um experimento de física nuclear, Jon Osterman é completamente desintegrado. Ao invés de morrer, Osterman ganha vastos poderes, o primeiro dos quais o da restituição de seu próprio corpo. Entre seus outros poderes estão força super-humana, telecinese, a habilidade de se teleportar para distâncias interplanetárias e até mesmo intergaláticas, a manipulação da matéria em nível subatômico,uma quase completa clarividência, ao contrario do que muitos pensam ele não adquiriu Onipotencia.

Apelidado de "Doutor Manhattan"(Uma alusão ao projeto manhattan) pelo governo dos Estados Unidos da América, que o apresentou como um super-herói à população, Osterman se torna cada vez mais alheio à assuntos humanos (apesar de sua importância na Guerra Fria) e incapaz de interagir com outras pessoas, especialmente sua amada Laurie, a segunda Silk Spectre.

Dr. Manhattan foi criado por Alan Moore e Dave Gibbons. Assim como alguns personagens da série, é inspirado em personagens da Charlton Comics, neste caso o Capitão Átomo e já teve crossover com o vilão Thanos, da Marvel comics, no qual foi derrotado em apenas 2 minutos por este, sendo que suas ultimas palavras foram "Tenha misericórdia, Thanos, por favor".

Na adaptação para o cinema, foi interpretado por Billy Crudup. Assim como nos quadrinhos, o personagem exibe nu frontal em boa parte de suas cenas. Mesmo com efeitos para mudar a aparência do ator, seu pênis não foi retirado no computador, sendo o primeiro super-herói a ficar completamente nu no cinema. Por ter vastos poderes, Manhattan é considerado um "Deus".

Poderes e Habilidades

Poderes

Fisiologia unica: O "campo intrínseco" de Jon foi removido devido a um acidente que dispersou seus átomos deixando-o com o controle apenas o suficiente sobre sua estrutura de DNA. Com o tempo ele foi capaz de reestruturar sua fisiologia e, então, tornar-se o Doutor Manhattan, um ser quântico de poder quase que ilimitado.

Cronocinese: Limitada apenas a sua percepção do tempo, Jon pode ver claramente o seu futuro e passado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa. Da mesma forma, ele pode conceder a outras pessoas com a visão "atemporal".

Precognição: Um produto advindo de sua Cronocinese, Jon pode ver seu próprio futuro em um sentido teórico. Este poder foi bloqueado por partículas teóricas chamadas táquions.

Reconstrução molecular: Capacidade para reestruturar-se após a remoção do seu campo intrínseco, Jon não está limitado a usar este poder apenas em si mesmo. Ele frequentemente é visto desmontado e montando objetos inanimados e até mesmo seres humanos. Conseguiu até remoldar as partículas da areia de marte em estruturas de vidro de grandes dimensões.

Projeção de energia: Jon não precisa tocar ou segurar as coisas, a fim de mudar sua estrutura elementar, ele precisa apenas pensar e estar consciente de suas projeções.

Voo: Apenas visto como levitação, a julgar pelo processo lento e metódico de Jon, pode ser dito de que ele poderia alcançar apenas aparições rápidas e dramáticas de vôo, mas apenas se limita a pairar.

Imortalidade: Nunca parecendo envelhecer, Jon nunca apareceu mais velho física e mentalmente após o acidente. Ele afirmou que o mundo "cresceu em torno dele".

Força sobre-humana: Mesmo em dimensões microscópicas ou alturas sobre-humanas ou de uma forma aparentemente normal, ele tem mostrado grande força física, tais como atirar sobre os tanques de guerra e movendo até mesmo estruturas planetárias.

Telecinese: Pode mover objetos de qualquer tamanho apenas com a força de sua mente, Jon é limitado ou se limita a usar suas habilidades mentais apenas para realizar várias tarefas como ele desmonta ou reagrupa os objetos vivos e não vivos.

Intangibilidade: Disparos, tiros de vibradores, golpes passam através do corpo de Jon, como tal, ele pode permitir que todos os objetos possam passar por ele sem causar nenhuma reação. Ele pode estender essa capacidade para outros seres vivos e outros objetos.

Teletransporte: Capaz de remover e remontar as partículas e moléculas de qualquer objeto a partir de um local para outro com um único pensamento, Jon pode teleportar objetos grandes e pequenas, pessoas e animais. Ele consegue fazer isso em distâncias interplanetárias e até mesmo intergaláticas ou interdimensionais.

Bio-fissão: Capaz de dividir e replicar seu ser, essa capacidade, porém, só foi mostrada em si mesmo. Ele torna-se muitas diferentes versões completamente conscientes de si mesmo que a princípio parecem ser entidades diferentes, mas são (cada um) a consciência dividida de Doutor Manhattan.

Bio-fusão: Da mesma forma com a sua capacidade Bio-Fissão, Jon pode trazer suas cópias conscientes de volta em seu corpo, sem quaisquer efeitos secundários adversos. Não se sabe o que aconteceria se alguém fosse realmente capaz de matar um dos clones, mas nada mais provável do que aconteceria com o original.

Alteração de tamanho: Capaz de aumentar ou diminuir incrivelmente rápido em tamanhos macro ou micro, sem um limite aparente. Mesmo nesses tamanhos ele exibe grandes habilidades e foco, sem perder o controle de qualquer forma.

Aparentemente Dr. Manhattan não precisa respirar e pode sobreviver ao vácuo do espaço.

Habilidades

Visão microscópica :  Respira em baixo d'água (não respira praticamente)
Memória fotográfica : Mutilação Biocromatológica

Fraquezas : 

"Perda de Humanidade": Sem ser capaz de realmente sentir ou abraçar os sentimentos de uma percepção, Jon tinha começado a perder a visão e o senso de Humanidade. Ele acabou por cansar-se da terra e finalmente deixou o planeta depois que declarou que "entendeu a humanidade", significando a sua perda definitiva do senso do que é ser um ser humano.

Destruição molecular: Adrian foi capaz de desintegra-lo subtraindo o campo intrínseco do Dr. Manhattan, mas mesmo assim ele foi capaz de remontar-se em instantes.

Táquion: Sua fraqueza técnica definitiva parece ser táquions, uma grande explosão deles pode 'constranger' ou retardar a sua capacidade de ver o futuro, em grande medida, bem como confundir temporáriamente, a sua percepção do "tempo presente", mas ainda assim sua telecinética poderes não foram afetados.

Pode-se argumentar que ele não é onisciente, uma vez no funeral do Comediante ele vê Moloch ,ele se pergunta se esse "homem fino" é alguém que ele conhece, mas não reconhecê-lo, ele afirma durante uma entrevista que ele só está plenamente consciente de seu próprio futuro e da sua existência, sugerindo que ele não é onisciente como ele não pode experimentar coisas que ele não vai aprender por conta própria em uma data futura.

Ele parece ser incapaz ou não para evitar os efeitos colaterais em experiências durante o teletransporte; Laurie, por exemplo, sempre vomitava na chegada, e quando ele se teletransportou para Marte, ele confessou que "esqueceu" que Laurie não consegue respirar.

Calculou-se que Jon conseguiria parar "apenas" 99% dos mísseis soviéticos e não todos eles. No entanto Adrian diz que é porque ele não pode "estar em todo lugar ao mesmo tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru