Coruja - Nite Owl

Nite Owl ("Coruja" na versão em português) é o codinome de dois personagens fictícios da premiada série de histórias em quadrinhos Watchmen, publicada pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987.

Coruja foi criado pelos autores da série, o roteirista Alan Moore e o ilustrador Dave Gibbons. Assim como outros personagens, ele é inspirado em alguns personagens da editora Charlton Comics, que havia sido recém-adquirida pela DC Comics. Neste caso, tratar-se-ia do Besouro Azul, criado pela Fox Feature Syndicate e até então publicado pela Charlton.

Hollis J. Mason

No universo fictício retratado na série em quadrinhos, o primeiro indivíduo a assumir tal identidade teria sido o policial Hollis Mason. Mason mudou-se com sua família aos 12 anos de idade, de uma fazenda em Montana para Nova York. Começa sua carreira como policial em 1938. Inspirado pelos quadrinhos do Superhomem e no combate ao crime efetuado por outro vigilante mascarado do universo de Watchmen, Hooded Justice, Mason assume a identidade do vigilante Coruja.

Em 1939, torna-se membro dos Minutemen, uma liga de aventureiros mascarados. Combate criminosos como "Screaming Skull" e, durante a Segunda Guerra Mundial, agentes do eixo como "Capitão Axis". Aposenta-se em maio de 1962 para abrir uma oficina automotiva e escrever sua autobiografia.

Pouco depois, é procurado por Daniel Dreiberg, que queria sua permissão para usar o nome e características do herói Coruja e combater o crime. Impressionado com as idéias e tecnologias de Dreiberg, Hollis prontamente concorda.

Dan Dreiberg

Nascido em 1945, Daniel Dreiberg é filho de um banqueiro. Após a morte de seu pai, Dreiberg usa a imensa herança deixada por ele para projetar e construir uma série de equipamentos que mais tarde usaria para combater o crime.

Após receber o manto do antigo Coruja, Dreiberg inicia sua carreira de vigilante, mais tarde formando dupla com Rorschach. Todos os seus equipamentos tinham como tema a coruja, e Dreiberg se baseava mais na tecnologia do que na força bruta.

Com a promulgação da Lei Keene em 3 de agosto de 1977, aposenta-se da carreira de vigilante, demonstrando mais tarde arrependimento por isso.