Duas-Caras

 Duas-Caras é um personagem fictício, um vilão e inimigo do Batman no Universo DC. Criado por Bob Kane e Bill Finger, apareceu pela primeira vez em Detective Comics #66 (Agosto de 1942).

Bob Kane inspirou-se em um anúncio do filme de Spencer Tracy, Dr. Jekyll and Mr. Hyde e concebeu a idéia de um vilão com dupla personalidade; e a expressão metade deformada metade humana de Dent dizem ser inspirado na forma física da deusa nórdica Hela.

História

Duas-Caras um dia foi Harvey Dent, promotor de Gotham City e aliado próximo de Batman. Após ter sua face criminosamente desfigurada num incêndio, Dent tornou-se o insano chefe do crime Duas-Caras que escolhe entre o bem e o mal dependendo dos resultados do lançamento de uma moeda — um artifício usado na versão de 1932 do filme Scarface.

Originalmente, ele era um dos vários vilões baseados em artifícios, aplicando crimes baseados em torno do número 2, como roubar o Segundo Banco Nacional de Gotham as 2 horas do dia 2 de fevereiro. Nos anos recentes, escritores descreveram essa obsessão pela dualidade e sua tendência ao crime como resultado de de uma disordem de multipla personalidade e uma história de abuso infantil. Ele obsessivamente faz todas decisões importantes lançando uma moeda com duas caras, uma totalmente deformada.

Em outra história contava o seguinte, o Coringa foi preso e acusado pelo promotor Harvey Dent. Os dois estavam conversando na sala de interrogatório, o Coringa falou: "Um dia, Harvey, você ainda vai mostrar seu lado criminoso!". Na noite seguinte, o Coringa escapou e fugiu para as fábricas de químicas das Indústrias Wayne, Harvey e Batman perseguiam-no lá dentro. De repente, o Coringa atira em um barril de gasolina, a explosão do barril atinge metade da face de Harvey, deixando com o rosto desfigurado.

Harvey foi internado, rejeitou cirurgias plásticas e morfina, para amenizar a dor, em seu bolso havia uma moeda que ele jogava para decidir o que iria fazer, um lado da moeda queimou. Harvey matou um policial e roubou seu revólver, então ele fugiu do hospital e foi atrás do Coringa. Quando o encontrou, Coringa pôs na cabeça de Harvey que foi o Batman quem o deixou assim, Dent ficou furioso e decidiu que iria matar o Batman. Após ínumeros confrontos com Batman, Dent foi preso, internado e passou por uma cirurgia plástica que restaurou totalmente seu rosto. Contudo, a mente já estava por demais afetada. Ele mesmo desfigurou de novo o lado esquerdo da face e voltou a ser o Duas-Caras, assumindo de vez a vida criminosa. Sem dúvida Harvey é um mais perigosos inimigos de Batman.

Habilidades e Armas

Antes de sua transformação em Duas-Caras, Harvey Dent era um dos melhores advogados na cidade de Gotham, proficiente em quase todos os assuntos relativos ao direito penal .

Depois de sua desfiguração, ele desenvolveu distúrbio de personalidade múltipla, e se tornou obcecado com a dualidade, do estadiamento crimes ao redor do número dois para levar e usar armas de fogo dupla (como 0,22 semi-automáticas). Duas-Caras faz as coisas de acordo com a oportunidade e, portanto, deixa todas as decisões que ele faz ao destino na tampa de sua moeda com duas cabeças em um desejo quase obsessivo compulsivo.

Durante o Batman: Face to Face arco da história, é revelado que Batman tem treinado exaustivamente Dent na mão-de-mão combate e trabalho de detetive, aumentando seu talento já proficiente em ambos. Ele também tende a levar com ele uma grande variedade de armas convencionais, incluindo armas, facas, lançadores de foguetes e gases venenosos, além de ser um exímio atirador.