Dinamite - Tabitha Smith

Dinamite alter-ego de Tabitha Smith é uma personagem ficcional, super heroína e mutante do Universo Marvel. Sua primeira aparição foi em Guerras Secretas II #5 (Novembro 1985), e foi criada por Jim Shooter e Al Milgrom.

Tabitha é oriunda de uma família problemática, com um pai violento e bêbado inveterado e uma mãe que abandonou a casa por não suportar os maus tratos. Vivendo nesse ambiente miserável, ela não via muita saída de ter um futuro semelhante, morando em um trailer semelhante àquele que cresceu. Porém, sua vida foi repentinamente alterada ao aflorarem seus poderes mutantes.

Incialmente confusa e assustada, Tabitha se associa a um grupo de baderneiros e pretensos heróis auto intitulados Exterminadores. Após a Saga Inferno, ela é recrutada pela Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier, onde passou a aprender mais sobre seus poderes ao entrar no grupo dos Novos Mutantes. Ao iniciar a carreira de super heroína, assumiu o codinome de "Dinamite", posteriormente o mudando para "Fusão", como maneira de demonstrar seu posicionamento menos inocente e mais agressivo perante a vida, após ter sido enganada por Dentes-de-Sabre.

Tabitha já teve participação nos Exterminadores, Novos Mutantes e na X-Force. Atualmente se encontra com o grupo Nova Onda.

Ela tem o poder de fazer micro-bombas de energia que explodem com um comando mental, que podem ser fracas ou fortes, dependendo de sua vontade.