Tempus – Matthew Ryder

No futuro do ano de 2030, o vilão conhecido como Monarca reinava o mundo com mão de ferro. Numa tentativa de impedir o surgimento do vilão, Matthew Ryder, um cientista, viajou no tempo para poder descobrir quem seria o herói que viria a se tornar o Monarca em 2001, destruindo-o antes disso. Ao viajar pelo tempo, Ryder foi fundido com o fluxo do tempo e recebeu numerosos poderes, sendo dois deles o de viajar através do tempo à sua vontade e de prever o futuro de uma pessoa ao manter contato com uma. Com seus novos poderes e aparência, Mattew tornou-se o super-herói conhecido como Tempus. Após Monarca chegar no passado, foi descoberto que ele era uma versão futurística de Rapina. Este matou sua versão do futuro, mas foi enviado ao passado junto ao Capitão Átomo. Mais tarde, os dois acabaram retornando.

Enquanto estava no passado, Tempus salvou a si mesmo (quando ainda era uma criança), o que criou uma outra linha do tempo, onde ele, sem poderes, passou a integrar os Homens Lineares. Porém, Tempus continuou existindo.

Mais tarde, Tempus trouxe a SJA de volta do Limbo para poder derrotar Abraxis, um ser maligno que ameaçava todo o Universo. Tempus também auxiliou Superman a derrotar Apocalypse na revanche da batalha que havia culminado na morte do Homem de Aço. Foi durante essa revanche que Tempus descobriu a origem de Apocalypse.

Durante a crise no tempo causada por Parallax e Extemporâneo, Tempus teve papel fundamental, porém, acabou sendo morto por uma versão passada de Extemporâneo, que tomou a energia de que ele era composto, ficando idêntico ao herói.

Felizmente, Metron e um conjunto de heróis transformaram Matthew Ryder em Tempus. O herói então, junto a um contingente de heróis, derrotou Parallax e reconstruiu o Universo, que havia sido apagado pelo vilão.

Tempus, posteriormente, ajudou Ray Palmer, o Eléktron, a voltar a sua idade normal após este ter ficado jovem durante a crise no tempo e ter passado a liderar os Novos Titãs. Tempus inseriu um pedaço do DNA do próprio Ray Palmer coletado antes de Zero Hora para usar como uma forma de cura. Assim, Eléktron retornou à sua idade normal e essa formação dos Titãs de desfez no mesmo período.

Após Crise Infinita, Skeets, sendo usado como “casulo” de Sr Cérebro, torturou Tempus brutalmente e, em seguida, passou a usar sua pele.

Mais tarde, o vilão cronoal Besouro Negro tentou fundir-se com o poder do cadáver de Tempus, mas foi impedido por Supernova. Conseqüentemente, Liri Lee, uma integrante dos Homens Lineares acabou se fundindo com o corpo de Tempus e se tornando a Mulher Linear.

Fonte Torre Titã