Professor Ludovico

Professor Ludovico von Pato (em inglês: Ludwig Von Drake) é um personagem de quadrinhos em forma antropomorfa de pato criado pela Walt Disney Company que surgiu originalmente nos quadrinhos como um amigo de Pato Donald, Tio Patinhas e todos que se associam a eles, na EQ Professor Ludovico chega a Patópolis, com desenhos de Tony Strobl.

Ele apareceu pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1961, quando passou na televisão americana o primeiro show colorido de Walt Disney, chamado "An adventure in color". O Prof. Ludovico foi o apresentador desse show. E, a partir de 1962, ele começou a aparecer regularmente nas histórias em quadrinhos e nos livros produzidos pelos estúdios Disney. Paul Frees era o dublador original do Professor Ludovico até pouco antes de sua morte, em 1986, quando Walker Edminston o substituiu. Corey Burton também foi outro dublador. Todos estes no idioma original, em inglês.

A principal característica do Prof. Ludovico é que ele sabe tudo! Ou, pelo menos, sabe de tudo um pouco. Ele é arqueólogo, inventor, escritor, apresentador de televisão e sabe-se lá quantas coisas mais! Nem tudo, porém, o Prof. Ludovico faz corretamente. Pelo contrário, às vezes até se atrapalha muito. Suas invenções, por exemplo, são famosas por serem tão engenhosas e às vezes tão inúteis quanto as do Professor Pardal. Quando o Prof. Ludovico faz suas expedições arqueológicas ou viagens pelo mundo, o sábio sempre prefere a companhia dos três sobrinhos do Donald, cuja inteligência e vivacidade o ajudam muito durante as aventuras.

O Professor Ludovico é nascido em Viena, na Áustria. Alguns roteiristas afirmam que ele pertence a um ramo alemão da Família Pato. mas não foi incluído na maioria das histórias. Ele tem verdadeira fascinação pelo saber. Desde jovem tenta obter vários diplomas, em qualquer ciência possível. Apesar de ser extremamente competente, é muito esquecido, projetando sinais de senilidade. Nos quadrinhos ele geralmente visita o Pato Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Já chegou a competir com o Professor Pardal para verificarem quem era o melhor cientista.

O Professor Ludovico apareceu em muitos desenhos da Disney, entre eles Ducktales, Bonkers, Clube do Mickey e outros mais. Em todos estes, usa a mesma dor de roupa, com seu inconfundível jaleco de laboratório verde.