Pular para o conteúdo principal

Death Note

 

Death Note (Caderno da Morte em Português e Desu Noto no original Japonês) é uma série de autoria de Tsugumi Oba com desenhos de Takeshi Obata, publicada no Japão de dezembro de 2003 a outubro de 2006 em 108 capítulos, pela editora Shueisha, na revista Weekly Shonen Jump. Os 108 capítulos foram condensados em 12 volumes (formato publicado no Brasil pela editora JBC) e o 13°, chamado de “How to Read”, que funciona como um guia para a série.

Nesta história, o personagem principal, Light Yagami (Yagami Raito no original), encontra um Caderno da Morte, que pertencia ao Deus da Morte (Shinigami no original) Ryuk (Ryuku no original), onde “o humano cujo nome for escrito morrerá” e com a idéia de tornar o mundo um local melhor, Light decide matar todas as pessoas ruins. Assumindo a identidade de Kira, ele é confrontado pelo maior detetive do mundo, L.

História

Light Yagami é apenas um estudante do Japão que não se conforma com o mundo ruim e com as pessoas que fazem mal as outras e Ryuk é um Shinigami (deus da morte) que está entediado e quer mudar de ares. Para fazer isto, joga no mundo humano seu Death Note, onde escreve o nome de humanos que devem morrer para passar a vida aos Shinigamis.
Após encontrar o caderno, Light passa a usá-lo em prol da justiça (segundo ele), matando todos os bandidos, assassinos, mafiosos e pessoas ruins em geral.
O maior detetive do mundo, L, desconfia da existência de Kira e após um plano que o forçou a se revelar, começa a persegui-lo dentro do Japão.
Como Kira demonstrou ter acesso as deduções de L, começa a desconfiança que Kira é parente de um policial, sendo realmente filho de Soichiro, chefe do departamento.
Com esta certeza, L envia agentes do FBI para monitorar os parentes dos policiais, sendo que após descobrir isto, Kira elimina todos esses agentes.
Após confirmar que Kira é parente de policiais, L passa a monitorar a casa dos envolvidos e desconfia imediatamente de Light, mas não consegue provar nada, mesmo com diversas câmeras de vigilância.
Em uma jogada arriscada, L se revela para Light dentro da faculdade, o quê inicia a guerra entre eles, inclusive com L pedindo ajuda para Light na investigação de caça a Kira.
Nesta época aparece o segundo Kira, Amane Misa, que tem um outro caderno trazido pela shinigami Ren e tenta a todo custo ser aceita por Light, se pondo inclusive a disposição dele.
Uma das vantagens de Misa é que ela fez o acordo dos olhos, trocando metade de sua vida pelo poder dos shinigamis de enxergar o nome da pessoa e seu tempo de vida, simplesmente olhando para ela.
Após ser presa como segundo Kira, Misa abre mão do caderno para não confessar nada e Light bola um plano de soltá-la, se entregando e também abrindo mão do caderno, perdendo assim a memória relativa a ele.
Para ajudar no plano, Rem leva o caderno e encontra um novo Kira, inocentando Light e Misa, já que os assassinatos continuam mesmo com eles presos.
Sem memória de ser Kira, Light ajuda L na captura do novo Kira e quando conseguem prendê-lo, Light toca o caderno que um dia foi seu.
Ao pegar no caderno, Light recupera a memória, mata o novo Kira com um pedaço do Death note escondido no relógio e retoma para si a posse do caderno.
Após estes incidentes, Light força Rem a proteger Misa, matando L e então assume o comando das operações e passa a manipular a polícia japonesa.
Alguns anos depois, Near e Mello (sucessores naturais de L), começam suas próprias investigações para capturar Kira.
Após um incidente com a máfia, Near desconfia que o novo L é na verdade Kira e começa uma nova caçada atrás do assassino.
Acuado, Light envia seu Death Note para Mikami, que assume como novo Kira com a ajuda de Takada, amante de Light. Mello consegue provar que Takada é que tem o caderno e Near planeja uma estratégia para desmascarar Kira de uma vez.
No confronto final, Near prova que Light é Kira, que por sua vez é morto por Ryuk que acharia tedioso esperar pela condenação e execução dele para poder ir embora.



 Personagens

Light Yagami

Light Yagami era um estudante até colocar as mãos no Death Note e decidir limpar o mundo das pessoas ruins e impuras.
Durante a história, assume a identidade de Kira e se torna o maior serial killer da história, com milhares de assassinatos, inclusive de inocentes, como agentes do FBI ou qualquer um que se coloca em seu caminho.


Soichiro Yagami

Pai de Light e chefe da seção de procura a Kira, que é formada pela central de operações do Japão. Acredita na justiça e na inocência do filho, mesmo após as acusações e L.

Tota Matsuda, Shuichi Aizawa, Kanzo Mogi, Hideki Ide, Hirokazu Ukita

Integrantes da equipe de caça a Kira, são os únicos policiais que permanecem após a morte dos agentes do FBI.

Raye Penber, Naomi Misora

Casal de agentes do FBI, onde Raye é designado para seguir Light como um dos suspeitos. Após ele ser morto por Kira, Naomi passa a perseguir os motivos que o levaram a morte.

L Lawliet

Maior detetive do mundo, ele decide com todas as forças capturar Kira. Conhece Naomi por terem trabalhado juntos em um caso do FBI.
Desde o início desconfia de Light, o quê torna a história uma luta sem fim entre os dois. Adora doces e fica a série toda comendo o tempo todo.


Watari

Financiador de L, Watari é um inventor rico que mantém um orfanato na Inglaterra com crianças super dotadas.


Misa Amane


Admiradora de Kira, que consegue um caderno e passa a ser o segundo Kira, com objetivo principal de agradar e conhecer Kira.


Ryuk

Shinigami que deixa o caderno cair no mundo humano e em seguida encontra Light e passa a segui-lo.

Rem

Shinigami fêmea que traz o caderno de Jealous para Misa Amane.

Shidoh

Verdadeiro dono do caderno que Ryuk deixa cair no mundo humano. Mais adiante, desce ao mundo humano para recuperá-lo.


Jealous

Shinigami que morre ao se apaixonar por uma humana e salvá-la a vida. A princípio esta é a segunda forma natural de um Shinigami morrer. A primeira é ficar muito tempo sem usar o Death Note, já que a cada humano que mata, o Shinigami recebe sua vida restante.

Higuchi, Namikawa, Ooi, Mido, Takahashi, Shimura, Kida, Hatori

São os oito homens da Yotsuba, que se reúnem e passam a decidir quem deve morrer, por estar atrapalhando seus negócios. Um deles passa a ser Kira e é guiado pela Shinigami Rem, na tentativa de inocentar Misa.

Near

Primeiro candidato a sucessor de L, assume as investigações para encontrar Kira.

Mello

Segundo candidato a sucessor de L, não aceita trabalhar com Near e se vincula a máfia.


Anthony Rester, Stephen Gevanni, Haller Lidner

Equipe de trabalho de Near, são os que sobram após o grupo ser exterminado por Mello quando o mesmo consegue a posse de um Death Note.


Teru Mikami

Recebe o caderno de Light quando o mesmo encontra-se em investigação, tornando-se o novo Kira, sendo descoberto e perseguido por Near.
Kiyomi Takada

Amiga de colégio de Light, torna-se repórter e porta-voz de Kira.

Regras do Caderno

O caderno tem dezenas regras de uso, algumas só sendo reveladas no decorrer da história. As principais são:

1 – O ser humano cujo nome for escrito no caderno, morrerá.
2 – O caderno somente funcionará se quem escrever o nome tiver em mente o rosto da vítima, evitando assim que morram pessoas de nome igual.
3 – Após escrever o nome, quem escreve tem 40 segundos para especificar a causa da morte.
4 – Se a causa da morte não for especificada, a vítima morrerá de ataque cardíaco em 40 segundos após a escrita do nome.
5 – Após a causa da morte, quem escreve pode especificar data, hora e circunstâncias da morte em 6 minutos e 40 segundos.
6 – A data e hora da morte podem ser agendadas em até 21 dias a partir da data de escrita. 
7 – A vítima pode ser controlada durante estes 21 dias livremente, sem ninguém notar isto, nem mesmo a vítima.
8 – Se a causa da morte for fisicamente impossível, a vítima morrerá de ataque cardíaco na data e hora especificada.
9 – Se a causa da morte for doença, a data e hora não podem ser especificadas, pois existe o tempo normal de adquirir, desenvolver e morrer pela doença.
10 – Se a causa da morte for acidente, ocorrerá um acidente da forma mais natural possível.
11 – Se o acidente em questão envolver a morte de mais uma pessoa, ele não ocorrerá e a vítima morrerá de ataque cardíaco. Ex. Queda de Avião
12 – O dono do caderno é o ser humano que o toca primeiro.
13 – O ato de tocar no caderno permite que o humano veja seu dono original, o Shinigami.
14 – Se abrir mão do caderno, o humano perde todas as memórias envolvidas com o caderno.
15 – Se tocar no caderno após abrir mão do mesmo, as memórias voltam, mas a posse só retorna se o dono atual abrir mão ou morrer.
16 – Escrever no caderno, em uma folha ou pedaço tem o mesmo efeito, como também escrever com tinta, sangue, lápis ou qualquer outra coisa.

Capítulos

1    Tédio
2    L
3    Familia
4    Corrente Elétrica
5    Olho
6    Manipulação
7    Alvo
8    Mulher
9    Furo
10    União
11    Apenas Uma
12    Deus
13    Contagem Regressiva
14    Tentação
15    Telefonema
16    De Pernas para o Ar
17    Lixo
18    Olhar
19    Humilhação
20    Antecipação
21    Opostos
22    Infortúnio
23    Corrida
24    Escudo
25    Estúpida
26    Queda
27    Amor
28    Confirmação
29    Arma
30    Explosivo
31    Fácil
32    Aposta
33    Mudança
34    Ato Suicida
35    Blecaute
36    Pai e Filho
37    Oito
38    Golpe
39    Separação
40    Aliados
41    Matsuda
42    Paraíso
43    De Preto
44    Sucessor
45    Descomedimento
46    Inapto
47    Precipitação
48    Trocas
49    Vaso
50    Yotsuba
51    Engano
52    Por um Triz
53    Grito
54    Dentro
55    Criação
56    Abraço
57    Duas Opções
58    No Íntimo
59    Zero
60    Sequestro
61    Número Dois
62    Decisão
63    Alvo
64    90°
65    Responsabilidade
66    Morte
67    Botão
68    Descoberta
69    Vôo
70    Tremor
71    Contato
72    Checagem
73    Encurralado
74    Encenação Convincente
75    Reconhecimento
76    Cumprimentos
77    Aproveitados
78    Previsão
79    Atrevimento
80    Limpeza
81    Aviso
82    Eu
83    Eliminação
84    Coencidência
85    Eleita
86    Japão
87    Amanhã
88    Diálogo
89    Concordância
90    Prenúncio
91    Interrupção
92    Noite
93    Definido
94    De Fora
95    Convincente
96    Por Outro Lado
97    Várias Coisas
98    Todos
99    Duas Pessoas
100    Cara a Cara
101    Indução
102    Resistência
103    Declaração
104    Resposta
105    Impossível
106    Intuito Assassino
107    Cortina
108    Fim

Autor – D’Alencar [A Gibiteca]
Fonte - Death Note 13 – How To Read

Comentários

  1. Pra quem curte o anime.. e gostaria de assistir online, encontrei com videos do you tube -> http://assistir-online-br.blogspot.com.br/search/label/Death%20Note

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leo,

    Com certeza vai ajudar quem quer assistir o anime...

    Grande abraço...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru