Monstro do Pântano

O Monstro do Pântano(Swamp Thing) é um Personagem de Histórias em Quadrinhos,da Editora Americana DC Comics.Foi Criado por Len Wein e Berni Wrightson e sua Primeira aparição se deu na Revista Casa dos Segredos 92,(House of Secrets 92) em Junho de 1971.

O Personagem só voltou a aparecer em Outubro de 1972 em sua Própria Série,Swamp Thing 1 e, embora Escrito e Desenhado pelos Mesmos Wein e Wrightson,a dupla recontava a Origem da Criatura com Sutis diferenças.Seu Nome não era mais Alex Olsen e sim,Alec Holland,um Cientista,que trabalhava numa Fórmula Secreta nos Pântanos da Lousiana, que poderia "fazer florestas brotarem dos desertos."Alec é Morto por uma bomba plantada por agentes do misterioso Senhor E, que quer a fórmula.

Coberto com os produtos químicos em chamas, Holland foge do laboratório e cai nas águas do pântano. Algumas horas mais tarde, uma criatura que assemelha-se a uma planta humanóide aparece." Muitas de suas histórias na antiga fase da revista envolviam o Monstro do Pântano buscando uma maneira de tornar-se outra vez humano.

O Personagem teve,até Hoje,Cinco Séries,sendo que a Mais Aclamada foram as Escritas pelo Escritor Inglês Alan Moore.A quinta Série do Monstro do Pântano está Sendo Publicada nos EUA desde 2011,pelo Selo Vertigo,da Dc Comics,dentro da Reformulação dos Personagens da Editora,os Chamados 'Os Novos 52'. 

Principais Características do Personagem:

O Personagem,com o Passar dos Anos,teve à Frente Escritores como:Len Wein,Martin Pasko,Stephen Bissette ,Alan Moore,Rick Veitch Doug Wheeler,Nancy A.Collins e Mark Millar e outros.Sofreu Algumas Reformulações.Mas,a que Persiste até Hoje é a Versão de Alan Moore:Um Ser Elemental,com a Habilidade de Controlar Plantas e 'Viajar' através do Verde.

Principais Personagens:

Linda Holland:Esposa de Alec Holland,morta pelo Senhor E Anton 

Arcane:Seu Maior Inimigo Inicial.Um Cientista,Criador de Monstros,que Tentava Dominar e Posteriormente Destruir o Protagonista e teve várias Personificações:Um velho, uma criatura semelhante a um zumbi, um híbrido robô-aranha-humano e um homem religioso.

Mathew Cable:Perseguia o Monstro nas Primeiras Histórias,achando que esse era o Assassino da Esposa de Alec Holland,Linda.

Abigail Arcane:A Coadjuvante mais Presente nas Aventuras do Monstro,persistindo até Hoje.Chegou a viver um Romance com a Criatura e retornou na Série atual,a Quinta.

Parlamento das Árvores:Local onde Seres Elementais,como o Monstro do Pântano,se reúnem após terminarem sua Jornada sobre a Terra.

Curiosidades:

O Homem-Coisa(Man-Thing),Personagem criado um Ano antes por Gerry Conway para a Marvel Comics,tem a Origem Bastante Similar à do Monstro do Pântano.Fato curioso é que Conway e Wein eram Colegas de Quarto na Época da Criação do Homem-Coisa. Conway chegou a alertar Wein pela Semelhança dos Personagens,mas este último se recusou a mudar a Origem do Monstro do Pântano.A Marvel nunca pensou em processar a DC por plágio,pois ambos os Personagens eram parecidos com um outro criado nos anos 40 Chamado Heap.Sem contar com O Morto do Pântano,personagem Brasileiro criado por Eugênio Colonnese cinco anos antes.Mas apesar da Origem parecida e os dois Personagens viverem no mesmo ambiente,as semelhanças acabam por aí.Enquanto que O Homem Coisa é um ser irracional,movido por emoções,O Monstro do Pântano é inteligente.

Filmes:

Houve dois filmes baseados no Monstro do Pântano (o primeiro foi dirigido por Wes Craven), uma série de desenho animado e outra feita com atores.

Monstro do Pântano no Brasil:

O Personagem,Estreou no Brasil em Títulos Próprios pela Editora Ebal.(Editora Brasil América) Posteriormente,pela Editora Abril,teve também seu Próprio Título,com a Fase Alan Moore e apareceu esporadicamente em Edições de Superamigos,os Novos Titãs,SuperPowers e Batman,da mesma Abril.

Baseado' na Wikipédia