Patacôncio


Patacôncio (Rockerduck, no original em inglês), é um dos maiores rivais econômicos do Tio Patinhas. Criado, por Carl Barks, em Março de 1961, ele é diferente de seu rival. Não é um pão-duro, mas sim um ricaço mão-aberta (o que irrita mais ainda o Tio Patinhas).

Apesar de ser obra do mesmo criador do Gastão e do Pardal, ele só foi usado por Barks uma vez (na HQ Gasolina Super-Zum contra Gasolina Tudo-Azul). Voltou a ser usado nos quadrinhos em 1963, já pela Disney Itália (a mesma que o utiliza até hoje), sendo o maior rival do Tio Patinhas na Itália.

No Brasil, ele começou a ser usado na década de 1970, mais precisamente na série Pateta Olímpico. Até que... estourou! A Patada, a série mais famosa dos estúdios Disney brasileiros, fez um incrível sucesso e ele criou o seu jornal para rivalizar com o do Tio Patinhas (que tinha Donald e Peninha como repórteres).

Mesmo abandonado pelo seu criador, Patacôncio teve (e continua tendo) uma carreira de sucesso (tendo participado até do 4° capítulo da Saga do Tio Patinhas).

Fonte: Inducks