Robin - Terra 2

O Robin da Terra 2, também chamado de Robin da Era de Ouro e Robin da Terra Paralela é uma versão mais antiga do Robin a que estamos acostumados. Ele, assim como o Batman da Terra 2, habitavam a dimensão conhecida como Terra 2, onde os super-heróis começaram suas carreiras nos anos 30 e 40. Bob Kane e Bill Finger, em conjunto com Jerry Robinson, introduziram o Menino Prodígio em Detective Comics #38 (1940).

Origem

A história do Robin da Terra 2, em seus primórdios, não era diferente da que conhecemos.

Dick Grayson era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de "Os Graysons Voadores". Um gangster chamado Tony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo rigorosamente, focando-se principalmente no ensino de várias artes marciais e técnicas de detetive. Juntos, terminaram as investigações, coletando as evidencias necessárias para levar Zucco à justiça. Dick continuou a auxiliar Batman como Robin desde então.

Diferenças entre o Robin que conhecemos e o da Terra 2

* Ao passo que o Robin da Terra 1 cresceu e se tornou o Asa Noturna, o Robin da Terra 2 continuou como Robin mesmo após adulto.
* Não houve versões de Jason Todd e Tim Drake na Terra 2.
* O Dick Grayson da Terra 2 se tornou diplomata e embaixador da África do Sul.
* Quando adulto, este Robin passou a integrar a Sociedade da Justiça.
* Quando adulto, ele passou a usar um uniforme diferente, que parecia uma mistura de seu antigo traje de Robin com o traje de Batman: a capa, embora amarela, tinha pontas como a de Batman; a máscara agora parecia um morcego estilizado, mais ainda assim só cobria a área dos olhos; o "R" passou para o centro do peito, com duas asas de morcego desenhadas ao redor
* O Homem-Robô original era parente dele.

Quais histórias eram deste Robin ?

Praticamente todas as histórias em que apareciam Robin desde sua criação nos anos 1940 até meados dos anos 1950 eram do Robin da Terra 2. Após este período, só o veríamos novamente, já adulto, em Justice League of America #?, em 1967, quando pessoas comuns estavam ganhando superpoderes de estranhos cristais, e usando-os para o mal. Robin acabava de ser aceito nas fileiras da Sociedade da Justiça, e foi investigar o caso com o grupo. A partir daí, só veríamos o Robin da Terra 2 esparsamente, em aventuras conjuntas da Liga da justiça e da Sociedade da Justiça, e em aventuras da Caçadora original (Helena Wayne). Quando o Coringa da Terra 2 havia fugido da prisão, este Robin ajudou a Caçadora a captura-lo por vestir-se de Batman (O Batman da Terra 2 já estava morto; o choque de ver seu inimigo vivo distraiu o vilão de modo que os heróis puderam sobrepujar o Palhaço do Crime).

Destino

O Robin da Terra 2 morreu durante a Crise nas Infinitas Terras em 1985, vítima dos Demônios da sombra do Antimonitor. A própria saga fez com que a existência e memórias a respeito deste Robin fossem apagadas da mente de todos.

Fonte : Wikipédia