Pular para o conteúdo principal

Tocha Humana Original


O primeiro Tocha Humana foi um andróide inflamável, que surgiu em 1939 na revista Marvel Comics n.º 1. Seu autor foi Carl Burgos. Era uma das histórias mensais da revista Marvel Mystery Comics. Depois, a popularidade do herói flamejante o levou a estrelar sua própria revista. Em 1949, as histórias foram interrompidas, regressando por um curto período entre 1953/1954.

Origem ficcional

O Tocha Humana Original foi criado por Phineas T. Horton, havendo uma versão de que a tecnologia usada pelo inventor foi a de Kang, o conquistador (um super-vilão do futuro). O andróide lutou na Segunda Guerra Mundial e depois chegou a aparecer em aventuras na Guerra da Coréia. Assim como os outros heróis da Era de Ouro, o Tocha Humana tinha o seu parceiro, o mutante Toro, conhecido no Brasil como Centelha. Surgido na revista própria do Tocha, Centelha ganhou seus poderes ao sofrer a contaminação radioativa adquirida no trabalho de seus pais, que eram cientistas nucleares auxiliares do Professor Horton.

Na década de 60 surgiu o segundo Tocha Humana, integrante do Quarteto Fantástico, um jovem humano que ganhou os poderes em um acidente durante uma viagem espacial.

Nos anos 70 a dupla Tocha Humana Original e Centelha apareceria em novas histórias, ambientadas na Segunda Guerra Mundial, ao lado do Capitão América, Namor e novos personagens como Union Jack e Spitfire, formando o grupo de super-heróis denominado "Os Invasores".

Nos anos 80, John Byrne recontaria a origem do andróide, mostrando que a capacidade de se inflamar não estava prevista pelo seu criador. Sua intenção era criar vida artificial. Devido a essa falha, ele foi desativado e o inventor tornou-se desacreditado.

Era Moderna

Ao mesmo tempo que o segundo Tocha Humana vivia suas aventuras, o Tocha Humana Original ressurgiu em 1966, quando enfrentou o Quarteto Fantástico, enganado pelo vilão Pensador Louco.

Depois especulou-se que o personagem Visão, o sintozóide (Visão era o nome de um personagem criado por Jack Kirby na era de ouro) dos Vingadores fosse o Tocha Humana Original reconstruído. Uma sequência de histórias dos Vingadores escritas por Roy Thomas, que lidavam com o passado secreto do Visão, revelou gradualmente que o corpo do Tocha havia sido encontrado pelo robô renegado Ultron 5 e modificado para se tornar o Visão, sua memória havia sido apagada e seus poderes alterados com a ajuda forçada do criador do Tocha, o professor Phineas Horton. Em outra história, mostrou-se que isso não era a verdade: o corpo do Visão seria um protótipo do Tocha Humana Original, roubado pelo Ultron 5. A semente dessa idéia de reformular a origem havia sido plantada pelo artista Neal Adams e desenvolvida em detalhes pelo escritor dos Vingadores #133-135, Steve Englehart.

Em uma história de Namor nos anos 60, escrita por Roy Thomas, o Príncipe Submarino enfrenta o que seria o Tocha Humana Original, revivendo os confrontos dos dois nos anos 40. Depois ele descobre que seu oponente era na verdade Centelha, que havia sido enganado por outro vilão para atacar o princípe submarino. Nessa história, Centelha acaba falecendo.

O verdadadeiro andróide encontrava-se desativado, até que nos anos 80 reviveu e entrou para os Vingadores da Costa Oeste.

Uma história posterior de Roy Thomas em "What If 4" (agosto 1977), plantou a sugestão de que o Visão teria sido feito na verdade a partir de um segundo andróide criado por Horton, chamado Adam II. Isso liberava o Tocha Humana para um possível retorno. Essa idéia foi seguida por John Byrne, que fez a Feiticeira Escarlate reviver o Tocha em uma aventura dos Vingadores da Costa Oeste (West Coast Avengers), procurando respostas sobre seu marido, o Visão, tanto para si quanto para ajudar Ann Raymond, a esposa do Centelha. O Tocha atuou com os Vingadores da Costa Oeste por vários números antes de perder seus poderes para salvar a vida da ex-heroína Sptifire na série de Namor, nos anos 90. Sem poderes, o Tocha hoje vive com Ann Raymond e adota a identidade do humano Jim Hamond.

O Tocha Humana Original tem destacada participação na mini-série Marvels, de Alex Ross. Em belos desenhos são mostradas a sua origem, os confrontos com Namor e a participação no grupo Os Invasores, que lutou contra os nazistas durante a II Guerra Mundial.

Curiosidades

Quando era publicado pela RGE, o Tocha Humana protagonizou um curioso crossover com o Capitão Marvel.
O personagem também foi publicado pela Editora Bloch (matérial da Timely Comics) na revista O Tocha Humana, revista protagonizada por ele e Johnny Storm (solo e com o Quarteto Fantástico e Namor). A Bloch reproduziu as mesmas capas e histórias de uma série do Tocha Humana lançada originariamente em 1974 pela Marvel que trazia material republicado tanto do atual (Johnny Storm) quanto do Tocha Humana Original.

Fonte Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru